especialidades médicas
Designed by Freepik
em

Especialidades médicas: em qual tipo de médico devo ir?

Quando você tem sintomas claros de algum problema de saúde, é só consultar o especialista. Mas qual médico faz o quê?

Conhecer as especialidades médicas é importante para cuidar melhor da saúde. Além de saber em qual médico ir quando sente determinados sintomas, você também aprende um pouco mais sobre cada parte de seu corpo.

A ida ao médico é essencial em todas as fases da vida. Muitas pessoas não têm esse hábito justamente porque desconhecem a existência da maiorias das especialidades médicas. Isso, infelizmente, afasta muitas pessoas de consultórios médicos.

Mas que tal começar a aprender agora? Abaixo você vai encontrar 24 especialidades médicas, cada uma voltada a um cuidado específico de seu corpo e de seu organismo. Confira o que cada médico faz e de que forma isso pode ser útil para manter sua saúde em dia.

Especialidades médicas e suas atuações

1. Alergologia

Todos os tipos de doenças alérgicas são tratadas pelo médico alergologista. Para definir a causa de uma alergia, normalmente ocorre primeiro sintomas que indicam a necessidade de consultar esse médico. Dessa forma, acaba-se diagnosticando problemas como rinite alérgica, inflamações da pele e asma brônquica.

2. Cardiologia

O médico cardiologista é o responsável pela saúde do sistema cardiovascular, ou seja, do coração e seus componentes. Dessa forma, ele trata problemas como pressão alta, batimentos irregulares do coração, doenças que podem causar infarto, disfunções das artérias e nas válvulas cardíacas.

3. Dermatologia

O médico dermatologista cuida da saúde da pele, dos cabelos, das unhas e das mucosas do corpo. Ele trata problemas como acne, inflamações de pele, doenças em outros órgãos que reagem na pele, alergias, infecções na pele, cabelos, unhas e mucosas causadas por bactérias e fungos.

4. Endocrinologia

O médico endocrinologista é especialista no diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas às glândulas endócrinas, que produzem e liberam todos os tipos de hormônios no corpo.
Ele trata condições como deficiência de vitamina D, diabetes, doenças que afetam o crescimento, menopausa, andropausa e obesidade.

5. Gastroenterologia

Para tratar do sistema gastrointestinal, temos a gastroenterologia. Os problemas dessa especialidade podem acometer estômago, intestino, pâncreas, fígado, vesícula e boca, então o gastroenterologista trata desde intolerância à lactose até pedra na vesícula e pancreatite.

6. Geriatria

A geriatria cuida da saúde da pessoa idosa, orientando para que tenha o máximo de qualidade de vida possível enquanto passa pelo processo de envelhecimento e toda a fragilidade da saúde que começa a acontecer nessa fase da vida.

7. Ginecologia

O ginecologista é o médico que cuida da saúde da mulher, em especial do seu sistema reprodutor. Ele também acompanha a mãe e o bebê durante a gestação até o nascimento. Então tudo o que envolve o sistema reprodutor feminino, desde problemas menstruais até infertilidade de casal pode ser tratado ou orientado pelo ginecologista.

8. Hematologia

Precisamos também de uma especialidade médica dedicada à saúde do sangue, então, temos a hematologia. Para cada doença e tratamento, o objetivo é permitir que o sangue consiga exercer normalmente suas funções de distribuição de nutrientes, oxigênio e hormônios para cada sistema e órgão do corpo. O médico hematologista também trata da medula óssea, do baço, das glândulas linfáticas e dos linfonodos que são a equipe que produz o sangue.

9. Imunologia

O médico que trata do sistema imunológico é o especialista em imunologia. Ele estuda, previne, diagnostica e trata problemas com o sistema de defesa do organismo, observando sua reação quando na presença de corpos estranhos ou falhas de função que acabam gerando doenças autoimunes. Essa é uma das especialidades médicas mais consultadas!

10. Infectologia

O foco do trabalho do médico infectologista são as infecções que ocorrem no corpo por causa de um parasita, bactérias, protozoários, vírus ou fungos. Todos invasores que querem vencer uma batalha contra o nosso sistema imunológico.

11. Mastologia

O médico mastologista trata da saúde das mamas e glândulas mamárias, tanto das mulheres quanto dos homens, afinal eles também podem ter doenças, inclusive câncer de mama. O mastologista trata ainda de cistos mamários, nódulos, inflamações e todas as anomalias que possam ocorrer nessa região do corpo.

12. Nefrologia

O nefrologista é o médico que cuida dos ruins e de todo o sistema urinário. Estão inclusos problemas como infecção urinária, anemia e defeitos nos filtros dos rins que provocam a eliminação de sangue ou proteínas pela urina.

13. Neurologia

A neurologia é a especialidade que trata do sistema nervoso, envolvendo desde o cérebro, passando pela medula espinhal, nervos e músculos. Ele trata casos de enxaqueca, Alzheimer, Parkinson, transtornos do sono, esclerose múltipla e demência.

14. Oftamologia

O médico oftalmologista cuida da saúde dos olhos. Ele é responsável por orientar sobre a prevenção, e também pelo diagnóstico e tratamento de doenças que envolvem a anatomia dos olhos, como inflamações nas pálpebras, dificuldade para enxergar, dificuldade para distinguir as cores e excesso de lágrimas.

15. Oncologia

O oncologista é o especialista em estudar e tratar os diversos tipos de câncer. Ele trabalha junto com outros especialistas na área afetada pelo câncer e uma equipe multidisciplinar para estabelecer o melhor tratamento para cada paciente.

16. Ortopedia

A ortopedia é a especialidade que estuda e trata problemas relacionados com os ossos, os tendões, nervos, articulações, ligamentos e músculos do corpo, em diferentes fases da vida. Então o ortopedista trata desde lombalgia até artrite.

17. Otorrinolaringologia

O médico otorrinolaringologista, que podemos chamar de otorrino, cuida de três partes do corpo: ouvido (oto), nariz (rino) e garganta (laringo). Então, ele trata condições que vão desde uma dor de ouvido até problemas respiratórios e na voz.

18. Pediatria

A pediatria e o pediatra atuam no cuidado do recém-nascido, da criança e do adolescente, até que a pessoa complete os 18 anos. Essa é uma das especialidades médicas mais importantes, uma vez que esse médico cuida, vigia e protege a saúde do indivíduo por quase duas décadas de sua vida.

19. Pneumologia

As doenças respiratórias e outras também relacionadas aos pulmões são a especialidade do médico pneumologista. Eles podem diagnosticar problemas como apneia do sono, asma e tudo o que afeta as vias respiratórias.

20. Proctologia

O proctologista é responsável por cuidar do parte terminal do sistema digestivo, ou seja: dos intestinos, do reto e do ânus. Ele realiza cirurgias nos órgãos que fazem parte desse sistema, além de diagnosticar algumas doenças, como tumores de intestino e de reto, hemorroidas e inflamações. Ele ainda realiza o exame de toque em homens, que previne o câncer de próstata.

21. Psiquiatria

O psiquiatra é o médico especializado no cuidado da mente e do psicológico humano. Apesar de a crença popular enxergar essa especialidade médica com maus olhos, ela é muito importante no dia a dia de todas as pessoas. O psiquiatra, diferentemente do psicólogo, pode prescrever remédios a seus pacientes, além de ter um preparo maior no trato de problemas como depressão e ansiedade.

22. Reumatologia

O médico especialista em reumatologia trata de doenças que acontecem em todas as articulações do corpo, que em comum têm um processo de inflamação. Vão desde artrite, infecção por fungos e problemas autoimunes.

23. Traumatologia

Como o nome sugere, a traumatologia é a área médica que trata dos traumas, que são fraturas e lesões provocadas por eventos traumáticos (acidentes). Elas podem ocorrer nos pés, pernas, mãos, braços, coluna, bacia, ligamentos, tendões e músculos.

24. Urologia

O médico urologista é o responsável por cuidar da saúde do homem e tudo o que envolve o seu sistema reprodutor. Mas ele também é especialista em sistema urinário, e nesse sentido ele atende também as mulheres. Atua em problemas que vão desde a dificuldade para urinar até doenças sexualmente transmissíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

nefrologista

Nefrologista: Quando você deve consultar esse médico?

traumatologia

Traumatologia: conheça como funciona essa especialidade médica