em

Sabia que o mastologista trata das mamas das mulheres e dos homens?

É comum o paciente ser encaminhado ao mastologista depois de ter consultado o ginecologista ou endocrinologista.

mastologista
Designed by Freepik

Quando falamos em mamas, logo pensamos que a especialidade médica dessa área do corpo é a ginecologia, mas na verdade existe o mastologista. A confusão se dá porque as mulheres costumam tratar dos seios junto do ginecologista. Porém, tanto mulheres, como homens, podem ser encaminhados por diferentes especialidades ao mastologista.

Você sabe o que faz esse profissional da saúde? Quais são as principais doenças da mama e os exames que ele pode pedir? Entenda por quê é importante consultar um médico desta especialidade!

O que é mastologia?

A mastologia (ou senologia) é a área da medicina que estuda as glândulas mamárias e trata da saúde das mamas. O médico desta área é apto para cuidar tanto de homens, como de mulheres.

Ao contrário do senso comum, os homens também sofrem com problemas nas mamas. Eles inclusive podem ter câncer de mama.

O que faz um mastologista?

O mastologista é um médico especialista em tratar doenças da mama, em conjunto com outros profissionais, conforme o tipo de doença.

Ele atua nos processos de estudo, diagnóstico, tratamento, cirurgia, reabilitação e prevenção de doenças. Sua incidência maior é no tratamento do câncer de mama.

Doenças da mama

As doenças da mama podem ser benignas (não cancerígenas) ou malignas (cancerígenas). Veja algumas doenças de cada tipo:

Distúrbios benignos

Cistos: Quando são palpáveis, os cistos podem ser puncionados no consultório médico mesmo, removendo o líquido em seu interior. As causas dos cistos podem ser diferentes, então são feitos exames como mamografia e ecografia.

Doença fibrocística da mama: Trata-se de um distúrbio que causa dor nas mamas, cistos e nódulos benignos, deixando a área afetada endurecida. O tratamento é feito com medicamentos.

Fibroadenomas mamários: Esses nódulos benignos são mais frequentes em mulheres jovens, até os 30 anos. São bem perceptíveis e para remover precisa ser feita cirurgia.

Mastalgia: Ocorre a qualquer momento do ciclo menstrual, ocasionada pelas alterações hormonais. Analgésicos costumam resolver.

Mastite: A mastite é a inflamação das glândulas mamárias e ocorrem durante o período de amamentação. A causa da mastite é uma bactéria que vive na boca do bebê e é transmitida para a mãe.

Nódulos e assimetria: Especialmente no final da adolescência, por causa das mudanças hormonais, podem surgir nódulos nos seios ou a assimetria entre as mamas. O mastologista pode diagnosticar e tratar esses problemas.

Distúrbios maligno

Câncer de mama: O câncer de mama precisa de muita atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce. Para 2018 estima-se cerca de 60 mil novos casos da doença no Brasil.

As mulheres devem visitar o ginecologista todos os anos pra fazer os exames comuns e, a partir dos 40 anos, procurar também o mastologista para fazer a mamografia preventiva.

Exame de mama

Os exames da mama podem ser feitos como rotina, no caso do autoexame, ou feitos pelo mastologista. No autoexame, através da palpação de toda a mama e das axilas, é possível detectar algum nódulo, secreção ou mudança de textura da mama. Qualquer sinal de algo diferente deve ser relatado ao seu mastologista.

Na consulta, o médico irá perguntar sobre o histórico e as queixas do paciente. Depois fará um exame físico nas mamas e, conforme a necessidade, poderá solicitar exame de sangue, mamografia, ultrassom, biópsia ou ressonância magnética.

De modo geral, a mamografia é recomendada para todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade, como método de prevenção ao câncer de mama e outras doenças.

Quando procurar um mastologista?

O mastologista não necessariamente precisa ser recomendação de outro especialista, como o ginecologista ou o endocrinologista.

As mulheres podem procurar o mastologista para prevenção de problemas nas mamas a partir dos 35 ou 40 anos de idade, quando tiverem dúvidas sobre o exame de mamas ou sentir que algo não está bem com suas mamas.

Homens também podem ter problemas de mama?

Quando fala-se em mamas, logo remetemos às mulheres, mas os homens também as têm. Inclusive, há casos de homens com ginecomastia.

Essa doença, que pelo nome sugere acontecer só em mulheres, é justamente o contrário. A ginecomastia é o crescimento avantajado de mamas em homens. O mastologista vai dar o diagnóstico e tratamento adequado.

Veja como fazer o autoexame das mamas:

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

gastroenterologia

Gastroenterologia: do que trata essa especialidade?

fone de ouvido faz mal

Usar fone de ouvido faz mal e pode prejudicar a audição