hematologia
Designed by Freepik
em

Hematologia: a especialidade médica que cuida do seu sangue

Desde anemia à leucemia, o hematologista é o responsável quando o assunto é a saúde do sangue.

Você já precisou consultar um especialista em hematologia? O nome parece com hematoma, que tem a ver com sangue. Logo, vamos falar sobre o médico especialista nas doenças do sangue.

O sangue é um tecido vivo e é através dele que todos os nutrientes, os hormônios e o oxigênio chegam em cada órgão do corpo para cumprir com a sua função. Também é através dele que são eliminadas substâncias que o corpo não precisa mais.

Mas assim como qualquer parte do corpo, o sangue está sujeito a doenças. Continue lendo e saiba quem é o hematologista, quais doenças ele trata e os principais tipos de exames de sangue.

O que é hematologia?

A hematologia é a área da medicina que estuda o sangue: sua composição, características, doenças que podem acometê-lo, suas causas e tratamentos.

O que faz um hematologista?

O médico hematologista, portanto, estuda, diagnostica e trata das doenças do sangue e dos órgãos hematopoiéticos, que são a medula óssea, o baço, os gânglios linfáticos e os linfonodos, todos ligados à produção de sangue.

Quais são as doenças do sangue?

As doenças mais conhecidas que acometem o sangue são então a leucemia (câncer no sangue) e a anemia (deficiência na absorção de ferro).

Existe ainda a hemofilia, que é a dificuldade de coagular o sangue, causando manchas e sangramentos. Também há a trombofilia, que é quando a pessoa tem predisposição genética para desenvolver problemas circulatórios, como derrame, embolia e trombose.

Entre outras doenças no sangue, com nome mais difícil de gravar, estão: mieloma múltiplo, mielofibrose, transtornos de plaquetas, púrpura, síndromes mielodisplásicas, linfomas malignos e também faz transfusão de sangue e transplante de medula e células-tronco.

Tipos de exames de sangue

Os exames de sangue mais solicitados pelo hematologista são:

  • Teste imunológico;
  • Exame de coagulação e plaquetas;
  • Metabolismo de ferro (para tratar anemia);
  • Hemograma (analisa hemácias, plaquetas e outras células do sangue);
  • Coagulograma (analisa a coagulação do sangue).

Quando procurar um hematologista?

O hematologista pode  e deve ser procurado quando houver problema de coagulação do sangue, sintomas de anemia, como fraqueza e indisposição. Além de doenças como câncer de sangue, a leucemia. Este tipo de câncer é tratado pelo hematologista e por meio de quimioterapia.

O paciente é normalmente passado ao hematologista quando outro médico verifica que há algum problema sanguíneo, como contagem de glóbulos brancos alta, hematomas e hemorragias e quando algum parente próximo desenvolve leucemia.

Dica: Mantenha uma dieta de acordo com o seu tipo sanguíneo

Manter uma vida equilibrada e rica em nutrientes é fundamental para colaborar com a saúde do sangue e evitar a ida a um profissional da hematologia. Conheça a dieta do tipo sanguíneo e veja como deixar a sua saúde muito melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
alergologista

Alergologista: você sabe o que é ou ouviu falar desse médico?

imunologia

Imunologia: entenda o que é essa especialidade médica