em

Neurologista: conheça esse médico e como funciona a sua especialidade

Veja quais partes do corpo a neurologia estuda, quais as principais doenças tratadas e os exames realizados.
neurologista
Designed by Freepik

Quando ouvimos falar em médico neurologista, ligamos o nome a neurônios, talvez nervos. E é justamente isso que a neurologia estuda. Porém, a especialidade vai muito além disto!

As funções cerebrais são tão complexas, que ainda existe um universo de descobertas a fazer até que a ciência tenha a cura para tantos transtornos, alguns degenerativos, que estão acometendo especialmente a população idosa.

Aqui você encontra:

O que é um neurologista?

O médico neurologista (que alguns chamam de nerologista) é o especialista que faz o diagnóstico e o tratamento de transtornos relacionados ao sistema nervoso (cérebro, tronco encefálico, cerebelo, medula espinhal e nervos) e os componentes da junção neuromuscular (nervo e músculos).

Essa especialidade médica é considerada uma das mais complexas da medicina, envolvendo áreas como endocrinologia, geriatria, psiquiatria, otorrinolaringologia, dermatologia, cardiologia e outras, de acordo com o problema a ser tratado.

Quando procurar um neurologista?

As dores de cabeça frequentes podem ser sintoma de um leque de problemas de saúde, não apenas neurológicos, dos simples aos mais graves.

Se você sofre com dores de cabeça e desconhece a causa, o primeiro passo é consultar um neurologista e começar a investigar.

Outros sintomas que devem ser analisados pelo neurologista são:

  • Problemas de memória;
  • Desmaios repentinos;
  • Tremores;
  • Excesso de sonolência ao longo do dia;
  • Dificuldade para mover qualquer músculo;
  • Dificuldade para caminhar.

Caso não saiba se o que está sentindo faz parte da especialidade da neurologia, vá primeiro a um clínico geral para que ele recomende o especialista correto.

Doenças neurológicas

Por ser uma área repleta de complexidade, sintomas e pesquisas, as doenças neurológicas também são muitas. Vamos listas abaixo as mais conhecidas para você saber do que se trata:

Cefaleia: cefaleia é o mesmo que dor de cabeça, e ela pode surgir por diversas causas e em diferentes frequências e intensidades, por isso precisa ser avaliada por um neurologista o quanto antes.

  • Mal de Alzheimer: essa é uma doença neurodegenerativa. Com a perda dos neurônios o paciente vai perdendo também a memória e a atenção ao momento presente. Não há cura, mas o tratamento ajuda a retardar a progressão da doença.
  • Mal de Parkinson: assim como o Alzheimer, esta doença é degenerativa e causa rigidez nos músculos, tremores e dificuldade de locomoção. O tratamento ajuda a retardar os efeitos e facilitar a convivência com a doença.
  • Derrame: o Acidente Vascular Cerebral, popularmente chamado de derrame cerebral ocorre quando ocorre uma hemorragia ou o entupimento de alguma artéria do cérebro. Pode deixar grande sequelas, como a perda de certos movimentos e habilidades motoras.
  • Transtorno do sono: dificuldade para pegar no sono ou em se manter dormindo a noite toda pode caracterizar algum dos vários transtornos do sono. O ideal é consultar um neurologista para avaliar mais a fundo os sintomas.

Outras doenças conhecidas tratadas pelo neurologista são esclerose múltipla, epilepsia, demência, tumores, meningite e déficit de atenção.

Exames de neurologia

Para cada paciente e seus sintomas o médico neurologia vai recorrer a um ou mais exames de apoio ao diagnóstico. Entre os principais, estão:

  • Tomografia computadorizada;
  • Eletroencefalograma;
  • Ressonância magnética;
  • Exame de sangue;
  • Eletromiografia;
  • Potenciais evocados visuais, auditivos ou sensitivos;
  • Exames para avaliação do sono.

Dica: Alguns alimentos previnem doenças neurológicas

Confira quais alimentos deve inserir na sua rotina alimentar para prevenir doenças neurológicas:

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
cores de esmalte para misturar
Cores de esmalte: ideias de misturas perfeitas para arrasar
reumatologista
10 Doenças comuns que todo reumatologista trata