em

Imunologia: entenda o que é essa especialidade médica

Entenda qual a importância de consultar com um imunologista. Confira quais os exames e doenças ele trata!

imunologia
Designed by Freepik

Você sabe o que é a imunologia? Ou do que trata o médico que cuida da imunidade? Veja quais doenças devem ser levadas para análise desse tipo de profissional da saúde.

A imunologia é a área da medicina responsável por estudar o sistema imunológico do corpo. Nesses estudo incluem-se os processos de defesa do organismo, permitindo fazer diagnósticos, tratamentos e prevenção de doenças.

Quando falamos em sistema imunológico estamos falando de algo complexo, que envolve células, tecidos e mediadores químicos que respondem à presença de antígenos (agentes estranhos).

Quando a reação dos mediadores não funciona como deveria, então deve buscar ajuda do imunologista.

O que faz um imunologista?

O imunologista estuda, diagnostica e trata as doenças autoimunes, que aquelas causadas pelo próprio sistema imunológico quando não reconhece as células de determinado órgão.

Ele estuda todo o sistema imunológico, os fatores ambientais que interferem no seu funcionamento e provocam doenças autoimunes, alergias graves e infecções por repetição.

Doenças e exames tratados pelo imunologista

Para detectar doenças imunológicas uma série de exames podem ser solicitados após a visita ao médico. Somente através de um exame de sangue o imunologista pode observar:

  • Presença de inflamação, que pode sugerir uma doença imunológica;
  • Determinar a quantidade de glóbulos vermelhos no sangue;
  • Detectar anticorpos antinuclares, presentes no lúpus, além de anticorpos que estão na artrite reumatoide;
  • Teste de velocidade dos glóbulos vermelhos.

Entre as doenças tratadas pelo imunologista, estão:

  • Artrite reumatoide;
  • Diabetes tipo 1;
  • Esclerose sistêmica progressiva;
  • Inflamação dos rins;
  • Tireoidite;
  • Lúpus;
  • Esclerose múltipla.

Quando consultar um imunologista?

Todas essas doenças mencionadas nem sempre são detectadas inicialmente sem a consulta médica, então devido aos sintomas bem variados você pode não saber qual médico procurar. Na dúvida, consulte um clínico geral para que ele recomende o especialista correto.

Se já souber que possui algum problema com seu sistema imunológico, então sim, o imunologista é o médico adequado para tratar do problema.

Diferença entre alergologia e imunologia

A diferença entre o alergologista e imunologista é que o primeiro foca-se mais nas alergias que acometem o nosso corpo e menos no sistema imunológico. Já o imunologista é o médico que trata especificamente do sistema imunológico, ao qual as alergias estão, de certa forma, relacionadas.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

hematologia

Hematologia: a especialidade médica que cuida do seu sangue

check-up da mulher

Check-up da mulher: quais médicos consultar além do ginecologista?