em

Qual é o papel do ginecologista na vida da mulher?

O ginecologista é o médico de confiança da mulher, que vai orientá-la em todos os aspectos da sua saúde.
ginecologista
Designed by Freepik

Assim como as crianças têm o pediatra, os idosos têm o geriatra e os homens têm o urologista, as mulheres visitam o ginecologista ou ginecólogo para tratar da sua saúde ginecológica.

Este também pode ser o médico que vai acompanhar as gestações da mulher até o nascimento do seu bebê.

Veja quando deve ir ao ginecologista, quais são as principais doenças e exames feitos como rotina para manter o complexo corpo feminino sempre saudável.

O que é e quando procurar um ginecologista?

Toda mulher tem um ginecologista que a acompanha ao longo da vida. Não necessariamente será o mesmo médico por anos. Mas é muito comum que seja, pois a mulher necessita criar um laço de confiança com o profissional que irá cuidar da saúde do seu aparelho reprodutor.

A primeira consulta de uma mulher ao ginecologista deve acontecer ainda na adolescência, cerca de seis meses após a sua primeira menstruação.

A partir desse momento ela poderá voltar ao especialista uma vez ao ano para realizar os exames preventivos ou sempre que sentir necessidade, seja porque está com sintomas de alguma doença ou porque precisa tirar dúvidas e sentir-se mais à vontade com o seu corpo.

Quais as doenças que o ginecologista trata?

São diversas as doenças e condições que o ginecologista trata, relacionadas ao aparelho reprodutor feminino. Veja alguns exemplos:

  • Amenorreia (ausência da menstruação);
  • Câncer nos órgãos reprodutores femininos, incluindo ovários, tubas uterinas, útero, vagina e vulva;
  • Cervicite (infecções vaginais como a candidíase e vaginose bacteriana) e outras doenças sexualmente transmissíveis;
  • Cistos ovarianos e mamários;
  • DIP – Doença Inflamatória Pélvica;
  • Dismenorreia (cólicas menstruais);
  • Endometriose;
  • Infertilidade conjugal;
  • Lesões ocasionadas pelo HPV;
  • Menorragia (anormalidades no ciclo menstrual);
  • Miomas uterinos;
  • Pólipos endometriais;
  • Problemas com incontinência urinária;
  • Prolapsos dos órgãos pélvicos (quando algum órgão perde a sustentação e sai do lugar).

Exames ginecológicos mais comuns

Mesmo com a saúde ginecológica em dia, as mulheres devem realizar o exame Papanicolau uma vez ao ano, pois é um método preventivo ao câncer do colo do útero.

A partir dos 50 anos de idade também é recomendado que a mulher faça um exame de mamografia uma vez ao ano, como prevenção ao câncer de mama.

Se tiver histórico familiar da doença deverá iniciar o exame por volta dos 40 anos.

No caso de a paciente procurar o ginecologista por estar com algum problema específico, outros exames são realizados, como ultrassom, toque vaginal, colposcopia e vulvuscopia, com o objetivo de observar a ação do problema internamente e obter um diagnóstico preciso.

Ginecologista trata infecção urinária?

Pelo fato de o ginecologista tratar da saúde da mulher de modo geral, ele também pode diagnosticar e prescrever tratamento para infecção urinária.

Só não o fará quando o caso for específico para outro profissional, envolvendo outros problemas de saúde que não sejam da sua área.

Diferença entre ginecologista e obstetra

Atualmente, todo médico que faz especialização em ginecologia também faz, junto em obstetrícia, pois estas áreas se complementam. A obstetrícia é focada nos cuidados com a mulher gestante o seu bebê, até o nascimento.

A importância de consultar um ginecologista com regularidade é também para que a mulher esteja bem orientada quanto aos cuidados que ter com o próprio corpo. Acompanhe no vídeo quais são os 10 erros que as mulheres cometem com a saúde ginecológica:

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
Geriatria
Geriatria: a especialidade médica dedicada ao idosos
urologista
Urologista: o médico que cuida da saúde do homem