em

AmeiAmei

Urologista: o médico que cuida da saúde do homem

É importante que todo homem tenha um urologista de confiança para cuidar da sua saúde íntima.
urologista
Designed by Freepik

O urologista ou urólogo é o médico responsável pelo sistema reprodutor masculino. Para a maioria dos homens, cuidar da saúde fica em último lugar. Eles só vão ao médico empurrados pela mulher ou quando não suportam mais a dor. Quando se fala em urologista então, o problema fica ainda maior por causa do preconceito.

As mulheres podem achar que sentem vergonha de ir ao ginecologista, mas os homens sentem ainda mais de irem ao urologista, acredite!

Mas, o que esse médico faz para gerar essa reação? Quais doenças ele trata e quais exames costuma fazer? Continue lendo e descubra tudo.

O que é urologia?

A urologia é a especialidade médica que trata da saúde do aparelho reprodutor masculino e do sistema urinário, tanto dos homens quanto das mulheres.

Ele realiza exames para dar diagnósticos de doenças, prescreve tratamentos e orienta quanto à prevenção de problemas de saúde do trato urinário e aparelho reprodutor (rins, bexiga, uretra, testículos, pênis, próstata e glândulas adrenais).

O que trata um urologista?

Existem muitas doenças que podem acometer o trato urinário de homens e mulheres e o aparelho reprodutor dos homens. Alguns exemplos são:

  • Dificuldade em urinar;
  • Ejaculação precoce;
  • Impotência sexual;
  • Incontinência urinária;
  • Infecções urinárias;
  • Infertilidade;
  • Inflamação no trato urinário;
  • Pedra nos rins;
  • Varicocele (dilatação das veias do testículo);
  • Tumor no trato urinário ou aparelho reprodutor;
  • Doenças sexualmente transmissíveis.

Exames de urologia

Em cada consulta, se o paciente estiver bem, não haverá necessidade de exames. Mas quando ele fizer sua visita para o checkup anual fará exames de sangue e de urina.

A partir dos 50 anos é recomendado que o homem faça o exame de toque retal, fundamental no diagnóstico do câncer de próstata.

Se tiver algum familiar de primeiro grau que teve ou tem a doença, os exames devem iniciar aos 45 anos de idade.

A razão é que no exame preventivo, que reúne o de toque retal e o PSA (de sangue) é possível detectar as alterações que ocorrem naturalmente com o corpo do homem e aquelas que dão sinais de câncer de próstata.

Dessa forma é possível que o tratamento seja feito precocemente e aumentando as chances de cura.

Além destes, no caso de necessidade de avaliação interna da uretra e da bexiga, podem ser feitos exames como uretrocistoscopia e urofluxometria.

Quando procurar um urologista?

De modo geral, quando a saúde está bem, é importante visitar o urologia uma vez ao ano para realizar os exames preventivos, como de sangue e de urina que dão um panorama geral da saúde do homem.

Além dessa recomendação, o homem pode procurar seu urologista sempre que perceber algo errado com seu aparelho reprodutor ou urinário.

Por exemplo, diferença na cor e na quantidade de urina, presença de sangue ao urinar, dores ao urinar ou ainda problemas como ejaculação precoce e dificuldade de ereção.

Mulher também consulta com urologista?

As mulheres também podem consultar o urologista, conforme mencionado anteriormente, porque esse médico também é responsável por tratar do sistema urinário.

Existem outras especialidades que podem colaborar nesse sentido, como a ginecologia, mas não há problema algum em uma mulher ir ao urologista.

Diferença entre nefrologista e urologista

Embora o urologista trate da saúde do sistema urinário, também existe o médico especialista em rins, que é o nefrologista. Este trata de condições que não necessitem de cirurgia.

Portanto, estas duas especialidades trabalham de forma colaborativa, especialmente em casos de transplante de rins e hemodiálise. Enquanto o urologista realiza a cirurgia, o nefrologista faz o acompanhamento clínico dos pacientes.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
ginecologista
Qual é o papel do ginecologista na vida da mulher?
o que faz o pneumologista
Veja quando e por quê procurar um pneumologista