o que faz o psiquiatra
Designed by Freepik
em

Psiquiatra: o que é e o que faz esse médico e quando recorrer a ele

Cuidar da saúde mental é tão importante quanto cuidar de outras partes do corpo. Veja o que faz o psiquiatra.

Publicidade

Ao falar em psiquiatra, normalmente as pessoas tem um entendimento equivocado sobre essa especialidade médica. É comum que o pensamento popular veja esse tipo de médico com maus olhos. Saiba, contudo, que o psiquiatra é muito importante na vida de todos que buscam uma melhor saúde psicológica. Mas você sabe exatamente o que esse médico faz por você?

O que é psiquiatra?

Antigamente, antes dos anos 1.800, quando uma pessoa apresentava sintomas de distúrbio mental, leves ou graves, ela apenas era isolada do convívio social. Era comum, inclusive, que fosse tratada de forma agressiva, como se aquilo fosse ajudá-la a ter sua sanidade de volta. Isso, contudo, acabava resultando no oposto.

A partir dessa época, a psiquiatria começou a ser respeitada como uma ciência médica. Hoje ela considera os fatores psicológicos, biológicos e sociais para diagnosticar e tratar os pacientes. O psiquiatra é um médico que se especializou em psiquiatria, que por sua vez é a ciência que estuda e trata as doenças da mente.

Há quem questione a diferença entre o psiquiatra e o psicólogo, e elas são muitas. A principal delas é que o psicólogo não é formado em medicina, e por isso não tem uma série de conhecimentos que o psiquiatra tem, além de não ter autorização para prescrever medicação.

Publicidade

O que faz esse médico?

O médico psiquiatra cuida da saúde mental de seus pacientes em diferentes níveis. É fundamental compreender que uma pessoa com a saúde mental debilitada, não necessariamente vai perder o controle da sua mente e viver fora da realidade. Então não precisa haver sintomas extremos para buscar a ajuda desse profissional. Entre as principais doenças relacionadas à saúde mental estão:

  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • Pânico;
  • Distúrbios alimentares (anorexia, bulimia e ortorexia);
  • TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo);
  • Transtorno bipolar;
  • Transtornos sexuais;
  • Abuso de drogas;
  • Esquizofrenia e tantas outras.

Saiba quando é o momento de consultar

Todos os seres humanos estão sujeitos a desenvolver distúrbios mentais a qualquer momento da vida, embora alguns mais do que outros, por possuírem uma predisposição genética. Mas o fato é que doenças da mente podem acometer qualquer pessoa, normalmente desencadeadas por acontecimentos estressantes ou traumáticos.

O momento de procurar ajuda de um psiquiatra é quando a pessoa percebe que não tem total controle dos seus sentimentos, das suas emoções, dos seus desejos ou dos seus pensamentos. Seja uma frequente mudança de comportamento, dificuldade para dormir, comer de menos ou demais, desenvolvimento de vícios ou manias, além de outras atitudes que não consiga controlar.

Publicidade

Se sentir que o problema perdura, que está atrapalhando a sua rotina ou se começar a agir por instinto e oferecer perigo a si mesmo ou aos outros, é muito importante buscar ajuda médica.

Se preferir, pode recorrer ao psicólogo, pois ele também poderá ajudar. Nem sempre é necessário intervir com remédios, apenas com outras terapias. Por isso, quanto antes perceber que algo não está bem com a sua mente e buscar ajuda, melhor será.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Publicidade
canjiquinha

4 Receitas deliciosas de canjiquinha para aquecer os dias frios

Hábitos matinais que lhe impedem de emagrecer

5 Hábitos matinais que lhe impedem de emagrecer