melhores nutrientes para o cérebro
Crédito: PxHere
em

Os 9 melhores nutrientes para o cérebro e seus benefícios

Confira quais são os nutrientes mais eficazes para aprimorar e preservar as funções cerebrais

O cérebro é um dos órgãos mais importantes do corpo e por isso, é muito importante prezar pela sua manutenção e potencialização de suas atividades. Porém, como é possível fazer isso? Na realidade é bem simples, pois alguns alimentos possuem nutrientes que fazem muito bem para a saúde. Por isso, confira quais são os melhores nutrientes para o cérebro e adote-os em sua alimentação.

Quais são os melhores nutrientes para o cérebro

Você sabia que os neurônios não se dividem como as outras células? Por isso, a perda das atividades cerebrais é inevitável com o passar dos anos. Porém, com uma alimentação devida, você pode retardar esse processo ao máximo.

Se você possui interesse em aprimorar as suas funções neurais e desenvolver uma maior saúde para esse órgão, esses 9 nutrientes ideais.

1. Ômega-3

omega-3
Crédito: Baú da Vó Eli

O ômega-3 é o mais popular desses nutrientes para a saúde cerebral. Esse ácido graxo é componente da massa cinzenta do cérebro e atua diretamente para a sua preservação.

Além disso, é responsável por monitorar a memória e a concentração, assim como regular o humor, por meio do controle e liberação hormonal. Pode ser encontrado em diversos peixes, como: salmão, atum, sardinha e cavala.

2. Luteína

Esse é um dos melhores nutrientes para o cérebro e está presente em verduras de coloração verde escura, no ovo e no abacate. Possui um importante papel para a preservação da massa cinzenta.

Faz com que pessoas com idade mais avançada consigam ter um desempenho cerebral equivalente ao de pessoas com menos de 30 anos. O que sugere que ela retarda o processo de envelhecimento cerebral. Além disso, é bastante associada ao aprimoramento da visão.

3. Selênio

benefícios do alho em jejum para a saúde
Crédito: Pexels

O selênio é um mineral que desempenha um papel vital para as funções cerebrais, pois atua diretamente na preservação e da manutenção dos neurotransmissores. Desse modo, com a carência de selênio, as atividades são comprometidas. O selênio está presente em grãos, alho, carnes, frutos do mar, castanha-do-pará, nozes, avelãs e abacate, por exemplo.

4. Fisetina

A fisetina é um dos melhores nutrientes para o cérebro, aprimorando o desenvolvimento de conexões entre neurônios. Essas ligações são desenvolvidas por meio do aprendizado, sendo fundamentais para que ela continue se expandindo. Assim como a memória e para aprimorar a atividade cerebral.

Esse nutriente é fundamental para o desenvolvimento correto do processo de aprendizagem. Afinal, com a carência de fisetina, dificulta-se o processo para se estabelecerem novas ligações neurais. Esse nutriente é encontrado em morangos, tomates, cebolas, maçãs, pêssegos, kiwi e uvas.

5. Vitamina B12

melhores nutrientes para o cérebro
Crédito: Suplementos Mais Barato

A vitamina B12 é maravilhosa para a prevenção de processos degenerativos, como o próprio mal de Alzheimer. A vitamina B12 atua na manutenção da camada de mielina, essencial para preservar as ligações entre os neurônios de quaisquer problemas que possam surgir. Preserva-se a memória e contribui para o aprendizado.

6. Zinco

O zinco é um mineral completo para a memória, pois atua diretamente nas ligações entre os neurônios, protegendo-as. Além de ser um excelente anti-inflamatório. Desse modo, ele é eficaz para a preservação da memória e da concentração, o que influencia diretamente no aprendizado.

7. Magnésio

tomar cloreto de magnésio
Crédito: Recke Weg Comics

O magnésio intervém muito positivamente e por isso é considerado como um dos melhores nutrientes para o cérebro. Ele influencia a frequência de neuromoduladores que acionam os impulsos nervosos do cérebro, de processos do metabolismo e de neurotransmissores. Por isso, recomenda-se a ingestão diaria de 300-350 ml deste mineral.

8. Carboidratos complexos

Os carboidratos são motivo de o cérebro ter mais vitalidade. Por isso, ele consegue segregar mais insulina, fazendo com que o triptofano e demais aminoácidos sejam gerados mais facilmente, o que se traduz em alívio do estresse.

Para aproveitar seus benefícios, inclua na sua dieta mais leguminosas, aveia, castanha-do-pará e nozes. Consumir esses alimentos são importantes por fornecerem energia para as células (glicose).

9. Vitamina E

alimentos ricos em vitamina e
Crédito: Freepik

A vitamina E é um dos melhores nutrientes para o cérebro pois desempenha um papel vital, estimulando a concentração de modo direto. Isso é explicado pelo fato que a carência dessa vitamina gera a diminuição dos reflexos e da sensibilidade vibratória. O que influencia negativamente nesse atributo mental que é a concentração.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
gelatina industrializada faz bem

Gelatina industrializada faz bem ou mal à saúde?

Motorista acusada de atropelar e matar filha de atriz é encontrada morta

Motorista acusada de atropelar e matar filha de atriz é encontrada morta