em

10 Benefícios da uva para a saúde

O fruto das videiras tem uma longa história na humanidade. Veja o que ele pode fazer pela sua saúde
uva
Crédito: Pixabay

Conheça os benefícios da uva, um dos frutos mais populares em todo o mundo, por ser muito saborosa e muito saudável. É extremamente versátil, tendo em conta que serve para fazer vários doces, sucos, frutos secos (uvas passas) e, claro, vinhos.

As uvas são o fruto das videiras, uma planta trepadeira, com base mais forte e retorcida e folhas em um tom verde escuro, tendo origem na Ásia e no Egito, há cerca de 8 mil anos.

No Brasil, a produção de uvas teve início com a iniciativa portuguesa e começaram a ser cultivadas em 1535, na Capitania de São Vicente, sendo impulsionada posteriormente pela imigração dos italianos.

Elas podem ser vermelhas, verdes, rosas, amarelas, roxas, laranjas e até brancas, sendo muito apreciadas em todo o mundo, não apenas pelo seu sabor, mas também pelos benefícios da uva para a saúde.

Benefícios da uva para a saúde

uva benefícios para a saúde
Crédito: Unsplash

1. Boa para o coração

As uvas são extremamente benéficas para o sistema cardiovascular, uma vez que aumentam o nível de óxido nítrico, reduzindo o perigo da coagulação do sangue.

São também ricas em antioxidantes, reduzindo o colesterol ruim – LDL, estando entre estes antioxidantes, o pterostilbeno, resveratrol e quercetina, inibidores dos danos provocados pelos radicais livres, que protegem as paredes das artérias.

2. Reguladora intestinal

O que pode ser considerado como um dos benefícios da uva é ser um ótimo laxante, por causa da presença da celulose e ácido orgânico.

A grande quantidade de fibras encontrada nela ajuda a fazer uma limpeza no trato gastrointestinal, acalmando o intestino e o estômago.

3. Ajuda na prevenção do câncer

Seu alto teor antioxidante faz com que elas sejam consideradas excelentes alimentos anticancerígenos, especialmente eficazes na prevenção do câncer da mama.

Na sua composição, encontra-se as proantocianidinas, que ajudam a deixar as células mais fortes, ficando assim menos propensas ao desenvolvimento do câncer. As uvas podem ainda ajudar prevenir os cânceres de próstata, pele e cólon.

4. Cérebro saudável

O resveratrol, encontrado em sua composição, retarda os processos que danificam as células do cérebro, em doenças com o Alzheimer.

As uvas podem ajudar em atividades cerebrais e na atividade cognitiva. Várias doenças relacionadas ao funcionamento do cérebro podem ser prevenidas com seu consumo recorrente.

5. Saúde dos olhos

A fruta é muito eficaz no auxílio e fortalecimento da saúde dos olhos, exatamente por possuir uma grande quantidade de antioxidantes, estimulando a longevidade e conservação das células na região ocular.

Dessa forma, diminui a ocorrência de doenças como a catarata ou a degeneração macular, pois esses componentes evitam o processo de oxidação e perda de visão.

6. Pele jovem

As uvas são uma fonte de vitamina C e antioxidantes, ou seja, uma ótima proteção para a sua pele, prevenindo também o envelhecimento precoce.

Retarda a formação de rugas e manchas escuras, além de ajudar na produção do colágeno, fundamental para a formação e firmeza da pele.

Para quem sofre com acnes e espinhas, é um ótimo remédio, pois é um anti-inflamatório e antimicrobiano natural.

7. Fortalece a musculatura

Comer uvas depois de praticar algum esporte é excelente para a recuperação muscular, visto que as mesmas ajudam a liberar o músculo do ácido úrico, que normalmente se acumula após esforços intensos.

Isso faz com que a recuperação e ganho de massa magra se acelere, favorecendo não apenas o emagrecimento saudável bem como a definição dos músculos.

8. Longevidade

Comer uva com a casca pode te ajudar a viver mais tempo e não é somente por causa dos inúmeros nutrientes e fibras, mas principalmente por causa do resveratrol.

Ele ajuda a célula a nível genético, auxiliando 3 genes específicos, ligados à longevidade, sendo encontrado em abundância na casca da uva e em quantidades menores na polpa e na semente.

9. Energia pura

As uvas podem ser consumidas antes de depois de exercícios, pois são uma excelente fonte de energia de qualidade.

Além da frutose, que dá uma dose de energia imediata – e que por isso, deve ser consumida com oleaginosas – a uva é rica em manganês, cobre e ferro, ajudando assim a elevar o nível de energia.

10. Ajuda a controlar a pressão

Por serem ricas em potássio, as uvas ajudam a controlar a pressão sanguínea, pois ajuda a controlar o nível de sódio no organismo.

Além disso, acaba também equilibrando a quantidade de eletrólitos no seu corpo, evitando assim AVC, ataques cardíacos e mantendo a pressão sob controle.

Propriedades nutricionais

propriedades nutricionais da uva
Crédito: Unsplash

Além de todos esses benefícios da uva, ela é rica em hidratos e ótima para fornecer energia instantânea por causa da sua frutose, apesar do seu baixo índice calórico – apenas 70 calorias a cada 100 gramas. Ela contém também muita fibra, promovendo uma digestão fácil.

É ainda uma excelente fonte de vitaminas C, B, K e E, ferro, magnésio, cálcio, fósforo, potássio e zinco. Se você comer uma xícara (chá) de uvas, vai ingerir quase 5 mg de vitamina C além de 22 mcg de vitamina K.

Nessa mesma quantidade, você absorve também 288 mg de potássio, ajudando a fortalecer o organismo e 0,54 mg de ferro, deixando o sangue mais forte e oxigenado.

Uva engorda?

A uva pode engordar ou emagrecer, de acordo com o seu modo de consumo. Se você substitui um lanche calórico por uma porção de uvas, certamente vai emagrecer, pois além de dar saciedade real ao organismo, elas ajudam na construção de massa magra.

O ideal é consumir com oleaginosas, se o objetivo é emagrecer, evitando assim o pico de energia muito rápido, fazendo com que ela possa ser processada por mais tempo.

Além disso, a energia que o organismo vai precisar para processar é equivalente à energia ingerida, sendo assim excelente para o emagrecimento. Além disso, ela não causa pico glicêmico, tendo o valor baixo.

Dessa forma, ingerir a quantidade correta, sempre acompanhadas de oleaginosas ou outro tipo de gordura saudável e até proteína, pode sim ajudar a emagrecer.

Contraindicações e cuidados

Algumas pessoas podem ter alergia a uvas e não saber. Se você se coça, fica com manchas vermelhas, espirrando, com a boca coçando, depois de comer uvas, pare imediatamente e procure um alergologista.

Se você consumir uvas em grande quantidade, seja ela natural ou seca, pode causar indigestão e dores na barriga.

Além disso, algumas pessoas não conseguem digerir muito bem a frutose e se estiverem com a flora intestinal alterada, irão produzir muitos gases, levando a dores e excesso de flatulência.

Como consumir

Para aproveitar todos os benefícios da uva, a quantidade ideal para consumo, visando manter o peso atual ou emagrecer, é de uma xícara e meia, no máximo, por dia.

Ela pode ser consumida pura, em forma de sucos, desidratada, geleia, doces e o que mais sua imaginação permitir.

Veja como fazer o suco de uva integral em casa, no vídeo:

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
bolo de cenoura caseiro receitas
Como fazer bolo de cenoura? Confira as melhores receitas
cassoulet
3 Receitas de cassoulet deliciosas