em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo EstranhoEstranho TristeTriste

10 Benefícios das nozes para a saúde

Conheça os principais benefícios das nozes para a sua saúde, com base em seus principais nutrientes
benefícios das nozes
Crédito: Freepik

Com nome científico Juglans regia L e da mesma família que a castanha de caju, as nozes são na realidade frutos com casca mais firme, cujo centro se torna mais duro quando maduro. Muito apreciada na culinária em todo o mundo, são muitos benefícios das nozes que as fazem excelente para quem busca uma alimentação rica, devendo-se ter cautela somente com a quantidade de calorias consumidas.

A cada 100 gramas de nozes cruas, de acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (Taco), você encontra 620 kcal, sendo 59,4 gramas e lipídeos. Mas é importante lembrar que se trata de uma gordura boa, como o ômega-3.

É rica em potássio (533 mg), fibras (7,2 gramas), proteínas (14 gramas), além de vitaminas A, C e B6. Contém também cálcio, ferro e magnésio. Essa combinação nutricional traz diversos benefícios para a saúde. Veja quais são.

Benefícios das nozes para a saúde

benefícios das nozes para a saúde
Crédito: Freepik

São muitos os benefícios das nozes para a manutenção da saúde do corpo, desde a manutenção do sistema cardiovascular, passando pela estrutura óssea e até na qualidade da sua visão. Veja quais são os principais.

1. Boa para o coração

As nozes são ricas em ômega-3, que estimula a produção do ácido nítrico, responsável por manter as artérias mais flexíveis. Dessa forma, evita-se o endurecimento das suas paredes, reduzindo o risco de problemas do coração.

Além disso, contém potássio, que é responsável pelo equilíbrio de sódio no organismo. Dessa forma, se você ingerir a quantidade adequada desse mineral, há maiores chances de ter a pressão arterial regulada.

Ele também ajuda a fortalecer e tonificar o músculo cardíaco, reduzindo os casos de arritmia, protegendo o sistema cardiovascular.

2. Fortalece os ossos

As nozes são ricas em cálcio, mineral fundamental para a formação óssea. Em associação com o magnésio, que ajuda a fixar o mesmo na estrutura do osso, tende a fortalecer a ossatura.

Também o potássio exerce um papel importante aqui, já que ajuda a manter o cálcio nos ossos por mais tempo, reduzindo sua eliminação pela urina.

3. Regula o intestino

A presença de uma quantidade adequada de fibras, durante o processo digestivo, assegura uma maior facilidade na eliminação das fezes, reduzindo assim a necessidade de pressionar o mesmo, o que leva a uma menor chance de desenvolver hemorroidas.

Elas ajudam também a reestabelecer um equilíbrio na flora intestinal, pois elas são alimento para as bactérias do bem, que ajudam o intestino a funcionar melhor, protegendo o mesmo de doenças.

4. Compõe os músculos

As nozes são ricas em proteína, nutriente fundamental para o fortalecimento e recuperação muscular, tão importante quando a pessoa chega à maturidade.

Ela se “quebra” em aminoácidos, que ajudam em diversas funções do corpo, como a formação das fibras musculares, como dos hormônios, tecidos e mais.

Além disso, ele participa do processo de contração muscular, através da troca com o sódio, sendo assim fundamental para o correto funcionamento dos músculos.

5. Ajuda a emagrecer

benefícios das nozes emagrecer
Crédito: Freepik

Por conter uma quantidade significativa de fibras, ao ingerir as nozes, há uma maior chance de se manter a saciedade, do que se comparado a carboidratos vazios.

Além disso, ela tem proteínas e gorduras boas, que alimentam e saciam, fazendo com que a fome demore mais a chegar, dando também energia para a prática de atividades físicas mais intensas.

6. Estimula o cérebro

Para fortalecer a memória e evitar doenças degenerativas do cérebro, invista em uma boa quantidade de ômega-3 e vitamina B6, pois ajudam na transmissão dos impulsos elétricos entre os neurônios.

Ajuda também na produção da serotonina e dopamina, evitando a degeneração nervosa, pois estimula o fortalecimento da bainha de melina, que reveste os neurônios.

Também o magnésio cumpre seu papel, participando das sinapses neurais do hipocampo, estimulando assim a memória de coisas mais antigas, além de estimular o córtex pré-frontal.

7. Promove a saúde dos olhos

A presença das vitaminas A e C é fundamental para a saúde dos olhos, pois elas protegem os mesmos de doenças como a degeneração macular e catarata.

Isso acontece pois os nutrientes reduzem a oxidação celular, uma das precursoras dos problemas de visão. A vitamina A também protege a córnea, evitando o olho seco, cegueira noturna e até a perda da visão.

8. Contra a anemia

Ela é rica em ferro, nutriente essencial para que não se desenvolva a anemia, complementada pela vitamina C, que ajuda na absorção do mesmo.

Além disso, as nozes são ricas em vitamina B6, que participam ativamente da produção de hemoglobina, os famosos glóbulos vermelhos, responsáveis por levar o mineral até as células.

9. Ajuda a combater a depressão

A presença da vitamina B6 participa da produção de serotonina, melhorando assim a qualidade do sono e reduzindo a variação no humor, ajudando a combater doenças como a depressão.

Além disso, tem ômega-3, que ajuda na ligação entre os neurotransmissores e receptores, aumentando a quantidade de alimento para o cérebro, o que reduz o efeito da doença.

10. Combate os sintomas da menopausa

Comer nozes ajuda a tratar os sintomas da menopausa, bem como da reposição hormonal natural, minimizando as ondas de calor, noites sem dormir e outros.

O último dos benefícios das nozes é regularizar a quantidade de estrogênio no corpo, tornando essa fase tão delicada mais fácil de lidar.

Quer uma receita deliciosa para aproveitar esses benefícios? Veja no vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
derrames oculares
7 Causas dos derrames oculares
maionese faz mal
Maionese faz mal à saúde?