em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Benefícios do alho: dos usos culinários aos efeitos medicinais

Descubra de que modo esse alimento pode beneficiar diversas áreas de sua vida.
benefícios do alho e efeitos na saúde
Crédito: Freepik

O alho é um dos muitos alimentos adotados como medicinais pela sabedoria popular. Além de ser um reconhecido tempero culinário, essa erva se destaca pelas variadas propriedades benéficas à saúde. Os benefícios do alho, portanto, vão muito além de dar aquele sabor diferenciado à comida. Saiba, portanto, que esse alimento é indispensável para quem quer ter uma saúde de ferro.

Propriedades do alho

Sabe-se que o alho é usado há mais de dois mil anos pela humanidade. Na Grécia Antiga costumava-se prescrever seu consumo para tratar problemas respiratórios e até prisão de ventre. Atletas gregos também o utilizavam para obter melhor desempenho esportivo, enquanto soldados consumiam esse alimento para obter energia para guerras.

O alho, ao lado de alimentos como o gengibre, é considerado um superalimento. Isso porque tem em sua composição alguns compostos sulfurosos como o dialil sulfito e a alicina, responsáveis, aliás, por seu forte odor. Ele ainda possui alta concentração das vitaminas A, B1, B6 e C. Os minerais potássio, ferro, magnésio, manganês, cobre, fósforo e selênio também se destacam.

Essa erva, além de tudo, é pobre em calorias. Uma cabeça de alho tem, em média, apenas 42 calorias. É uma boa fonte de fibras, de proteínas e com praticamente nada de gorduras. Por esses motivos, tem sido cada vez mais associado à perda de peso e a dietas que prometem emagrecimento rápido.

18 Benefícios do alho para saúde

benefícios do alho para saúde
Crédito: Pxhere

Todo mundo em algum momento da vida já usou alho para tratar um problema de saúde. É muito comum ouvir que esse alimento está relacionado a tratamentos de problemas respiratórios, por exemplo. Mas claro que os benefícios do alho para saúde não se resumem a isso. Desde o combate de infecções ao fortalecimento do sistema imunológico, esse é um alimento que se destaca pela proteção do organismo. Veja abaixo 18 benefícios do alho para saúde.

1. Fortalece as proteções do organismo

Os responsáveis por fazer do alho um fortalecedor do sistema imunológico são os compostos sulfurosos e a vitamina B6. A defesa do organismo aumenta se você amassar o alho, uma vez que isso libera alicina, uma substância que elimina bactérias e fungos como E. Coli e Salmonela.

2. Estimula ganho de massa magra

Estudos demonstram que o dialil sulfito, um dos mais importantes compostos do alho, está conectado a uma síntese maior de proteínas por parte do organismo. Isso resulta em uma maior facilidade de ocorrer hipertrofia muscular. Além disso, o alho aumenta a produção de testosterona, que é um dos hormônios responsáveis pelo aumento da massa magra no corpo.

O alho também proporciona um balanço nas taxas de nitrogênio do corpo, o que, aliado ao aumento da produção de testosterona, estimula ainda mais os ganhos de massa magra.

3. Acelera o metabolismo

Em 2011 foi publicada uma pesquisa que analisou a relação entre o acúmulo de gorduras e o alho. Os estudos foram realizados com ratos, que entraram em uma dieta focada em gordura, a fim de se tornarem obesos. Depois foram divididos em dois grupos, sendo que o primeiro recebeu um suplemento que continha alho. O segundo, por sua vez, recebeu apenas placebo.

O primeiro grupo apresentou uma diminuição de peso e das taxas de gordura, enquanto que o grupo que recebeu placebo não demonstrou resultados positivos. Os ratos tratados com alho demonstraram, ainda, aumento da temperatura corporal. Isso indicou aos pesquisadores que o alho é um termogênico. Ele ajuda, portanto, a acelerar o metabolismo.

4. Potencializa os resultados de atividades físicas

Uma pesquisa realizada com mulheres na menopausa mostrou que o alho aumenta os efeitos da prática de exercícios. As mulheres que fizeram parte da pesquisa foram divididas em dois grupos: um deles recebeu suplemento de extrato de alho, enquanto o outro recebeu apenas placebo.

As mulheres realizaram exercícios regulares e na mesma intensidade por três meses. Após o término desse período, apenas aquelas que receberam o suplemento de alho demonstraram resultados consideráveis. Somente o primeiro grupo apresentou perda de gordura e de peso significativa.

5. Melhora o metabolismo do ferro

O ferro é um dos minerais mais importantes para o organismo humano. Algumas pessoas com deficiência nesse mineral podem apresentar quadros clínicos preocupantes, como anemia, por exemplo. Essa deficiência pode ocorrer por baixa ingestão de ferro ou por dificuldade do organismo em metabolizá-lo.

Quando é o segundo caso, o alho pode ajudar. O ferro, quando é absorvido pelo corpo, é transportado para a corrente sanguínea por meio de uma proteína chamada ferroportina. O papel do alho nisso é aumentar a produção dessa proteína, o que facilita o transporte do ferro para todo o corpo.

6. Previne e trata resfriados e gripes

benefícios do alho para cura de resfriados
Crédito: Freepik

A alicina surge como protagonista novamente, já que aumenta as proteções do organismo. De acordo com um estudo publicado no periódico Advances in Therapy, a suplementação com extrato de alho está ligada a uma redução de 63% no número de resfriados. Além disso, a duração dos sintomas teria sido reduzida em 70% com a implementação desse tipo de suplementação.

7. Desintoxica

Um dos benefícios do alho para saúde é desintoxicar o organismo. Seus compostos sulfurosos evitam que os tecidos do corpo sejam danificados por metais pesados presentes no corpo. De acordo com um estudo realizado com pessoas que estão expostas a esses metais diariamente, o alho mostrou-se eficiente em reduzir quase 20% da presença dessas substâncias no organismo.

8. É um estimulante do desempenho físico

O alho melhora a circulação, oxigenando o tecido muscular, e reduz o cansaço causado pelos exercícios. Dessa forma, pessoas que consomem esse alimento ou que tomam suplemento de alho apresentam um melhor preparo físico. Atletas e pessoas que praticam atividades de alta intensidade podem se beneficiar disso, portanto.

9. Fortalece os ossos

A boa concentração de zinco, de manganês e das vitaminas B6 e C fazem do alho um aliado dos ossos. Esses nutrientes tem participação na composição de antioxidantes e de enzimas que estimulam a formação dos ossos e que auxiliam na absorção de cálcio.

O alho também aumenta a produção de estrogênio, um hormônio altamente ligado à síntese e à reabsorção ósseas.

10. É antioxidante

Os antioxidantes combatem a presença dos danosos radicais livres no organismo. O alho, sendo um alimento com propriedades antioxidantes, previne danos celulares que podem levar ao envelhecimento precoce, à pressão alta, à demência, a níveis altos de colesterol ruim e mesmo ao Alzheimer.

11. Regula a pressão arterial

As hemácias, células vermelhas do sangue, absorvem os polissulfitos presentes no alho. Os polissulfitos são moléculas de enxofre, usadas para produzir sulfeto de hidrogênio. O sulfeto de hidrogênio faz com que as paredes dos vasos sanguíneos se dilatem, o que aumenta o fluxo de sangue e propicia o controle da pressão arterial.

A alicina também é um agente regulador da pressão arterial. Ela bloqueia a atividade de uma proteína chamada angiotensina, que normalmente contrai os vasos sanguíneos, o que provoca aumento de pressão.

12. Melhora a função sexual

O alho é considerado há centenas de anos um afrodisíaco. Já que ele atua como vasodilatador, há maior fluxo sanguíneo para os órgãos genitais.

13. Controla os níveis de glicose

benefícios do alho e o controle da glicemia
Crédito: Freepik

Muito se tem estudado os benefícios do alho na prevenção e no tratamento de diabetes. Os estudos relacionados a esse tema demonstram que o consumo de alho cru está relacionado a um maior controle da glicemia no organismo. Esses mesmos estudos apontam, contudo, que o alho só auxilia nisso se for consumido in natura. O alimento cozido mata as propriedades benéficas ao controle glicêmico.

14. Combate alguns tipos de câncer

Visto que o alho combate os radicais livres, ele previne danos às células e o consequente surgimento de células cancerígenas. Pesquisas apontam que o consumo de alho cru pode prevenir cânceres de mama, de próstata e de cólon.

15. Protege o coração

Uma vez que o alho melhora a circulação, ele evita que as artérias entupam. Além disso, o alho reduz os níveis de LDL no organismo, o famoso colesterol ruim, que pode se depositar nas paredes das artérias. De acordo com pesquisas realizadas nas áreas de nutrição, a suplementação diária de alho pode reduzir em até 15% a concentração do LDL no sangue.

16. Reduz o apetite

O odor forte liberado pelo alho faz com que o organismo libere a leptina. Ela é uma substância responsável por reduzir a fome e trazer ao indivíduo uma sensação de saciedade.

17. Protege o sistema digestivo

Um dos benefícios do alho mais subestimados tem a ver com a melhora da digestão. Esse alimento, quando consumido cru, estimula a produção de ácido gástrico. Isso facilita que os alimentos sejam processados de modo adequado.

18. Auxilia na saúde dos olhos

A principal intervenção do alho na saúde ocular tem relação com o fato de que o alho regula a pressão arterial. O aumento excessivo da pressão sanguínea pode danificar permanentemente a visão.

Benefícios do alho para beleza

benefícios do alho para beleza
Crédito: Pxhere

Normalmente aqueles alimentos que se destacam como benéficos à saúde também causam efeitos positivos no campo da estética. Com o alho não é diferente. Ele atua no cuidado dos cabelos e da pele, uma vez que é uma fonte imensa de antioxidantes. Além disso, o alho proporciona que as células sejam renovadas.

A acne, portanto, é um dos males de pele que esse alimento combate facilmente. O alho não apenas elimina as espinhas como trata as cicatrizes deixadas por elas. Marcas deixadas na pele por alergias também podem ser eliminadas pelo consumo desse alimento.

Quando o assunto é cabelo, o alho previne a queda dos seus fios. Nesse caso, o óleo extraído do alho é benéfico para fortalecer seu cabelo e evitar que eles caiam em grandes quantidades. Caso você tenha algum tipo de hesitação devido ao cheiro, pode ingerir cápsula de óleo de alho. O efeito em ambos os casos é o mesmo.

Malefícios do alho

O cheiro forte não é o único problema desse alimento. Infelizmente, apesar dos muitos benefícios do alho, ele também pode ser responsável por causar alguns problemas no organismo. Primeiro cabe ressaltar que pessoas que tomam medicamentos para controlar picos de glicemia não devem consumir alho, já que pode baixar demais os níveis de açúcar no sangue.

Quem estiver próximo de realizar uma cirurgia, deve evitar ao máximo a ingestão desse alimento. Isso porque ele atua como anticoagulante, o que pode aumentar os riscos de hemorragia. Gestantes também precisam tomar cuidado, já que o alho pode provocar contração do útero. Aquelas mães que estão amamentando podem provocar cólicas nos recém-nascidos se ingerirem esse alimento durante esse período.

Outro possível malefício do alho para o organismo tem relação com seu consumo excessivo. Tudo em excesso, até mesmo a água, pode ser ruim, portanto recomenda-se não exagerar. O alho, quando ingerido em grandes quantidades e com muita frequência, pode tornar o estômago muito ácido. Isso pode causar úlceras e outros problemas no sistema digestivo.

Comer alho cru faz mal?

benefícios do alho e como comer
Crédito: Pexels

Cada vez mais surgem na internet métodos e maneiras novas de perder peso rápido. Comer alho cru é um deles, o que leva a alguns questionamentos. Apesar dos muitos benefícios do alho, inclusive o de consumi-lo em sua forma pura, será que comer alho cru faz mal?

Os especialistas se dividem nessa resposta, mas o que a maioria das pesquisas afirma é que a ingestão desse alimento quando cru não é inofensiva. Mastigar o alho cru pode causar dores abdominais, náusea e consequente vômito. Mas não é só isso. Ele potencializa odor corporal, provoca diarreia, mau hálito e sensação de queimação bucal.

As chances de esses sintomas aparecerem aumentam conforme a quantidade e a frequência que se consome alho cru. Algumas pessoas em situações de risco podem ter graves consequências após a ingestão desse alimento na forma crua, mesmo em pequenas quantidades. Aí reside a importância de consultar um médico sempre e de expor as suas dúvidas.

Conforme mencionado anteriormente, o consumo do alho cru potencializa muito de seus benefícios ao organismo. Tomando os devidos cuidados e a depender de seu estado clínico e de seu organismo, comer alho cru pode fazer bem.

Como consumir alho?

Existem diversas formas de consumir esse alimento. Lembre-se que para obter total proveito dos benefícios do alho, indica-se o consumo dele cru. Uma dica é amassar ou macerar os dentes de alho quando for usá-los como tempero. Se for temperar um arroz, por exemplo, adicione o alho como o último tempero, para que mantenha suas propriedades originais.

É possível, sim, consumir um ou dois dentes de alho cru pela manhã, em jejum. Apesar de muitos supostos especialistas recomendarem que se faça isso todos os dias, as chances de haver consequências ruins e efeitos colaterais são grandes. O mau hálito pode ser o menor de seus problemas, portanto opte por usar esse alimento como tempero.

Há a possibilidade ainda de fazer um chá de alho. A dica é não deixar a água ferver. Adicione ela a uma xícara, onde estará um dente de alho amassado. Se preferir, pode adicionar outros ingredientes ao chá. Aconselha-se a beber antes de dormir.

Independente da forma que você irá consumir o alho, lembre-se que seus benefícios só serão notados se houver moderação de consumo. Evite efeitos colaterais graves e, ao perceber qualquer modificação em seu organismo, procure imediatamente um médico.

Veja no vídeo abaixo como fazer pão com alho, um ótimo acompanhamento para churrasco:

Fonte: The Journal of Nutrition e WOL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

Coloque seu estômago em forma sem precisar ir ao médico ou ao cirurgião. Ficou curioso? Veja como!
Aloe vera: saiba o que esta plantinha pode fazer pelo seu bem-estar e saúde!