benefícios do magnésio
Crédito: Freepik

10 Benefícios do magnésio para o organismo

Indispensável para o bom funcionamento do corpo, muitas vezes nos esquecemos desse nutriente

Publicidade

Você conhece os benefícios do magnésio para a sua saúde? Pois saiba que ele é uma substância imprescindível para a vida e a maior parte consumida vai diretamente para os ossos.

Podendo ser encontrado abundantemente na natureza, principalmente nas folhas verdes, sementes e leguminosas, o magnésio é fundamental para o funcionamento do corpo.

Benefícios para a saúde

benefícios do magnésio dor de cabeça
Crédito: Pexels

Não é possível detectar a insuficiência de magnésio por meio de exames, por isso, a maior parte da população pode não saber que possui insuficiência, sendo a quantidade diária necessária entre 300 e 400 mg.

Sua deficiência pode gerar problemas como anemia, ansiedade, aumento ou diminuição na pressão sanguínea, tremores musculares, além do endurecimento das artérias e calcificação das cartilagens.

Publicidade

São muitos os casos de insuficiência e se você não quer ficar com saldo negativo, é bom evitar alimentos como café, refrigerantes de cola, sal, açúcar e álcool, além de medicações que possam influenciar nos níveis da substância no organismo.

1. Bom para o coração

O consumo regular da quantidade adequada pode vir a controlar a pressão sanguínea, já que diminui a tensão dos músculos pertencentes ao sistema cardiovascular.

Esse relaxamento tende a melhorar a circulação do sangue, tornando mais fluida e reduzindo a pressão arterial. Além disso, alivia a arritmia, melhorando os sintomas e reduzindo as chances de que se desenvolva um infarto agudo do miocárdio.

2. Ajuda os rins

Um dos benefícios do magnésio é ser responsável por impedir a calcificação em locais errados, como nos rins, reduzindo o acúmulo de oxalato de cálcio, diminuindo assim as chances de se ter pedras nos rins.

Publicidade

3. Fortalece ossos e dentes

Além de ajudar na recuperação de casos em que a osteoporose está começando a se desenvolver, alivia os casos mais graves, ajudando a calcificar os ossos.

O depósito de cálcio no organismo está relacionado à ingestão de magnésio, sendo assim fundamental se alimentar corretamente para ter dentes e ossos saudáveis.

4. Combate a dor de cabeça

Por ser um excelente vasodilatador, outro dos benefícios é ajudar a aliviar as dores de cabeça agudas, curando e prevenindo as corriqueiras.

Publicidade

Além disso, ele ajuda a desintoxicar o fígado e a vesícula, deixando o corpo livre de toxinas que poderiam agravar os quadros de cefaleia.

5. Regula a menstruação

Por agir diretamente na produção hormonal, em quantidades adequadas ele pode ajudar a regular a menstruação, através de uma correta manutenção hormonal. Também ajuda a reduzir o impacto da tensão pré-menstrual, como a irritação e a cólica.

Saiba os sintomas da menstruação e quando ela está chegando.

Publicidade

6. Alivia a ansiedade

O mineral incentiva a produção do neurotransmissor serotonina pelo organismo. Acontece que esse neurotransmissor reduz os níveis de cortisol – responsável pelo estresse – e gera uma sensação de felicidade.

Assim, a carência da serotonina faz com que o indivíduo esteja mais propenso à depressão e ansiedade. Logo, esse nutriente é muito importante para evitar esses dois enormes problemas, bastante presentes na atualidade.

7. Melhora o sono

Esse é um mineral excelente para controlar os níveis de neurotransmissores presentes no organismo. Além de ser excelente por incentivar a produção de serotonina, ele também incentiva a produção de melatonina, essencial para o sono.

Publicidade

Isso se deve ao triptofano que se converte na serotonina e, por consequência, a melatonina é gerada para um sono saudável.

8. Combate a prisão de ventre

A prisão de ventre consiste na dificuldade do indivíduo em evacuar as suas fezes, o que acaba acumulando diversas toxinas no intestino. Esse mineral possui propriedades laxantes, o que colabora para evitar e combater esse quadro.

9. Regula o açúcar

Devido ao fato de controlar a resposta da insulina ao açúcar ingerido pelo indivíduo, ele possui o importante papel de tornar as células do corpo mais sensíveis à insulina. Isso beneficia de modo amplo o metabolismo da pessoa e auxilia na prevenção do diabetes. Assim, ele controla os níveis de glicose na corrente sanguínea e evita problemas posteriores na saúde do indivíduo.

Publicidade

10. Ajuda a rejuvenescer a pele

Esse mineral é muito importante para a síntese do colágeno no organismo, o que faz com que ele beneficie diversos aspectos do organismo. Um deles é a pele, já que o colágeno é um componente essencial para deixar a pele firme e livre de radicais livres.

Como tomar

O ideal é ingerir a quantidade recomendada diária através dos alimentos, abundantes na natureza.

Você pode encontrar uma quantidade significativa em alimentos como as algas, peixes e frutos do mar. Também pode ser encontrado em folhas verdes, banana, ameixa, chocolate amargo, oleaginosas, leguminosas, abacate, batata, abóbora e muito mais.

Publicidade

Mas há um porém: se o solo utilizado durante o cultivo não estiver rico do mineral ou, se durante o processo de crescimento do alimento, ele tiver contato com agrotóxicos, não terá a quantidade necessária para a ingestão diária, sendo necessária assim uma reposição.

Suplementos são bastante fáceis de achar e não custam muito. Eles podem ser encontrados em forma de glicinato de magnésio, cloreto de magnésio, sulfato de magnésio e citrato de magnésio. Porém, essa suplementação deve ser realizada apenas sob orientação médica, dado o risco de desencadear outras doenças pelo excesso de ingestão.

Cuidados a ter

Presente no organismo, ele é não somente seguro, mas recomendado o seu consumo, em geral.

Publicidade

Porém, pessoas que têm problemas nos rins, miastenia grave ou com diarreias devem evitar o consumo de suplementos, sempre buscando a orientação de um profissional.

Em casos de ingestão maior do que necessária, pode causar enjoo, vômitos e diarreia. Pode levar à intoxicação do organismo, com queda brusca de pressão arterial, fraqueza nos músculos, problemas para respirar e muito mais.

Saiba mais sobre a suplementação no vídeo:

PODE GOSTAR TAMBÉM