em

5 Benefícios do magnésio para o organismo

Indispensável para o bom funcionamento do corpo, muitas vezes nos esquecemos desse nutriente
benefícios do magnésio
Crédito: Freepik

Você conhece os benefícios do magnésio para a sua saúde? Pois saiba que o ele é uma substância imprescindível para a vida, sendo que, a maior parte consumida vai diretamente para os ossos.

Podendo ser encontrado abundantemente na natureza, principalmente nas folhas verdes, sementes e leguminosas, o magnésio é fundamental para o funcionamento do corpo.

Não é possível detectar a insuficiência de magnésio por meio de exames, por isso, a maior parte da população pode não saber que possui insuficiência, sendo a quantidade diária necessária entre 300 e 400 mg.

Sua deficiência pode gerar problemas como anemia, ansiedade, aumento ou diminuição na pressão sanguínea, tremores musculares, além do endurecimento das artérias e calcificação das cartilagens.

São muitos os casos de insuficiência e se você não quer ficar com saldo negativo de magnésio, é bom evitar alimentos como café, refrigerantes de cola, sal, açúcar e álcool, além de medicações que possam influenciar nos níveis da substância no organismo.

Benefícios do magnésio para a saúde

1. Bom para o coração

O consumo regular da quantidade adequada de magnésio pode vir a controlar a pressão sanguínea, já que diminui a tensão dos músculos pertencentes ao sistema cardiovascular.

Esse relaxamento tende a melhorar a circulação do sangue, tornando mais fluida e reduzindo a pressão arterial.

Além disso, alivia a arritmia, melhorando os sintomas e reduzindo as chances de que se desenvolva um infarto agudo do miocárdio.

2. Bom para os rins

Um dos benefícios do magnésio é ser responsável por impedir a calcificação em locais errados, como nos rins, reduzindo o acúmulo de oxalato de cálcio, diminuindo assim as chances de se ter pedras nos rins.

3. Bom para ossos e dentes

Além de ajudar na recuperação de casos em que a osteoporose está começando a se desenvolver, alivia os casos mais graves, ajudando a calcificar os ossos.

O depósito de cálcio no organismo está relacionado à ingestão de magnésio, sendo assim fundamental se alimentar corretamente para ter dentes e ossos saudáveis.

4. Combate a cefaleia

benefícios do magnésio dor de cabeça
Crédito: Freepik

Por ser um excelente vasodilatador, outro dos benefícios do magnésio é ajudar a aliviar as dores de cabeça agudas, curando e prevenindo as corriqueiras.

Além disso, ele ajuda a desintoxicar o fígado e a vesícula, deixando o corpo livre de toxinas que poderiam agravar os quadros de cefaleia.

5. Regula a menstruação

Por agir diretamente na produção hormonal, o magnésio – em quantidades adequadas – pode ajudar a regular a menstruação, através de uma correta manutenção hormonal.

Ele também ajuda a reduzir o impacto da tensão pré-menstrual, como a irritação e a cólica.

Saiba 14 sintomas da menstruação e saiba quando ela está chegando.

Como tomar

O ideal é ingerir a quantidade recomendada diária através dos alimentos, abundantes na natureza.

Você pode encontrar uma quantidade significativa de magnésio em alimentos como as algas, peixes e frutos do mar.

Também pode ser encontrado em folhas verdes, banana, ameixa, chocolate amargo, oleaginosas, leguminosas, abacate, batata, abóbora e muito mais.

Mas há um porém: se o solo utilizado durante o cultivo não estiver rico do mineral ou, se durante o processo de crescimento do alimento, ele tiver contato com agrotóxicos, não terá a quantidade necessária para a ingestão diária, sendo necessária assim uma reposição.

Suplementos de magnésio são bastante fáceis de achar e não custam muito. Eles podem ser encontrados em forma de glicinato de magnésio, cloreto de magnésio, sulfato de magnésio e citrato de magnésio.

Porém, essa suplementação deve ser realizada apenas sob orientação médica, dado o risco de desencadear outras doenças pelo excesso de ingestão.

Cuidados a ter

Presente no organismo, o magnésio é não somente seguro, mas recomendado o seu consumo, em geral.

Porém, pessoas que têm problemas nos rins, miastenia grave ou com diarreias devem evitar o consumo de suplementos, sempre buscando a orientação de um profissional.

Em casos de ingestão maior do que necessária, pode causar enjoo, vômitos e diarreia. Pode levar à intoxicação do organismo, com queda brusca de pressão arterial, fraqueza nos músculos, problemas para respirar e muito mais.

Saiba mais sobre a suplementação do magnésio no vídeo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
receitas com chuchu
28 Receitas com chuchu que vão surpreender você!
bodas de casamento
Bodas de casamento: qual o significado de cada ano?