em

10 Benefícios da maçã para saúde, para cabelos e para pele

Consumindo com moderação, a maçã irá promover inúmeros benefícios para o corpo todo.
benefícios da maçã
Designed by Freepik

A maçã é uma das frutas mais populares e consumidas do Brasil, em seus diversos tipos: fuji, gala, golden, red delicious e granny smith, os mais comuns. Mas não é só por casa do seu sabor que mistura doce e ácido que ela é tão adorada. Os benefícios da maçã também são muitos para a saúde dos sistemas internos, da pele e dos cabelos. Veja quais são.

Benefícios da maçã para a saúde

A maçã é uma fruta rica em fibras, em vitaminas, em cálcio, em potássio, em ferro, em magnésio, em fósforo e em vários outros nutrientes essenciais para a manutenção da saúde. Veja agora como esses nutrientes atuam permitindo aproveitar os benefícios da maçã no organismo.

1. Melhora o funcionamento gastrointestinal

Por ser uma fruta rica em fibras, especialmente na sua casca, um dos benefícios da maçã é ser ótima para ajudar a regular o intestino.

2. Colabora para o emagrecimento

Da mesma forma que atua no intestino, a fibra da maçã, chamada pectina e presente em maior proporção na sua casca, forma uma espécie de gel quando chega no estômago. Esse gel é como uma camada protetora que ajuda a manter a saciedade por mais tempo, o que acaba colaborando para o emagrecimento dentro de uma dieta recomendada por um nutricionista.

3. Fortalece os ossos e dentes

Devido ao fornecimento de cálcio e de magnésio, outro dos benefícios da maçã é atuar em favor da saúde óssea, que é importante manter em qualquer idade. Mas em especial para as crianças, que estão em formação, e para os idosos, que estão com perda óssea, ela é recomendada para consumo diário.

4. Auxilia na desintoxicação e antioxidação do corpo

Pela grande quantidade de vitaminas que possui, que ao entrarem no corpo viram antioxidantes, a maçã é excelente para essas funções. Ela ajuda as células de todo o organismo a se restaurarem e, assim, promove uma limpeza dos agentes tóxicos, além de proteger contra o câncer e contra o envelhecimento precoce.

5. Previne doenças

Também devido à rica quantidade de vitamina C, a maçã é um alimento importante na prevenção de doenças por ataque de vírus e de bactérias. Essa ação ocorre não apenas pelo efeito antioxidante, mas também por fortalecer o sistema imunológico.

As doenças pulmonares também podem ser prevenidas quando consome-se ao menos uma maçã por dia dentro de uma dieta saudável, pois seus antioxidantes atuam na melhoria das funções pulmonares.

6. Colabora para prevenção de doenças oculares

As doenças oculares são mais recorrentes nos idosos, devido à redução da produção de hormônios e de absorção de nutrientes, mas podem ocorrer em qualquer idade. Por isso, manter uma alimentação rica em vitaminas e minerais é muito importante, e os benefícios da maçã são essenciais nesse sentido.

7. Promove limpeza das veias e artérias

Substâncias presentes na casca da maçã atuam na limpeza da corrente sanguínea. Por causa disso, a maçã é aliada na prevenção de diabetes, de colesterol alto, de pressão alta e de problemas cardíacos, já que todas essas doenças são afetadas pela má circulação e pelo excesso de impurezas nas veias e artérias.

8. Pode colaborar na prevenção de Parkinson e Alzheimer

A doença de Parkinson ocorre por uma degeneração das células nervosas responsáveis por enviar os sinais de movimento aos músculos. O Alzheimer também é uma doença degenerativa do cérebro. De acordo com estudos científicos, os benefícios da maçã como protetora dessas células cerebrais ajuda a retardar os efeitos das doenças.

Benefícios para o cabelo e pele

Como você já percebeu, a maçã é uma fruta que oferece efeito protetor e de limpeza para todas as partes do corpo, e por isso os benefícios da maçã também atingem os cabelos e a pele. Veja de que forma ela atua:

1. Promove o crescimento saudável dos cabelos

A fruta possui compostos chamados cianidina-B-2 e biotina. Eles trabalham na ligação das proteínas que atuam no crescimento capilar. Ao mesmo tempo, suas vitaminas e minerais também fortalecem os fios para que cresçam mais fortes, saudáveis, macios e brilhosos.

2. Atua na limpeza da pele

As vitaminas que chegam ao corpo como antioxidantes trabalham pela renovação de células e ajudando a eliminas as células mortas que ficam na pele. Então a maçã pode ser consumida ou utilizada como máscara facial para promover esse resultado. Em vez da fruta in natura, pode-se incluir na máscara o vinagre de maçã. Confira no vídeo como ele atua na pele:

A maçã tem malefícios?

Ao mesmo tempo em que há inúmeros benefícios da maçã para o corpo, assim como qualquer alimento, ela precisa ser consumida com moderação. Isso porque ela possui um alto teor de açúcar, que pode ser ruim ao organismo quando em excesso.

O açúcar da maçã, em quantidade equilibrada, é necessário para gerar energia para o corpo. Mas ao comer demais, pode acabar colaborando para o excesso de açúcar no sangue, o que não é bom, pois aumenta o risco de diabetes e de problemas cardíacos.

Então, a melhor recomendação é que coma apenas uma maçã por dia e que consulte um nutricionista para prescrever a quantidade de açúcares naturais ideais para o seu organismo em particular. Lembre-se que cada pessoa reage de forma diferente a cada alimento e, por isso, necessita de recomendações médicas individuais.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

drinks para festa
5 Drinks para festa fáceis de fazer em casa e conquistar os amigos
sonhar com gato
O que significa sonhar com gato? Desvende seus sonhos