em

AmeiAmei

As 5 nozes mais saudáveis

Conheça os tipos e quais são as nozes mais saudáveis para você incluir no seu dia a dia

nozes mais saudáveis
Crédito: Pxhere

Cada vez mais escolhidas por quem quer ter uma alimentação balanceada, as oleaginosas são versáteis e deliciosas. Conheça os cinco tipos de nozes mais saudáveis para o seu corpo, com benefícios e forma de consumo de cada uma.

5 Nozes mais saudáveis

1. Bolota

nozes mais saudáveis bolota
Crédito: Pixabay

A bolota é a famosa semente de carvalho, sempre vista em desenhos com esquilos fofinhos. Sabia que ela não somente é comestível, como é uma das nozes mais saudáveis?

Seu consumo já foi mais intenso, como um substituto nutritivo em épocas de nevasca severa, quando poucos alimentos sobreviviam. Depois, passou a ser utilizada para alimentar porcos, dado o valor nutricional e abundância nas regiões que eram utilizadas.

Atualmente, depois de diversas pesquisas sobre suas características, ela tem sido mais consumida, seja como licor, cozidas, tostadas e até em produtos de beleza.

Seu maior benefício é a imensa quantidade de antioxidantes, que permanecem mesmo depois de processadas, torradas ou em óleo. Isso ajuda a evitar o envelhecimento precoce das células, ao combater os radicais livres, deixando não somente sua pele e cabelos mais bonitos bem como todo o seu organismo funcionando melhor.

2. Nozes de faia

nozes mais saudáveis faia
Crédito: Wikimedia Commons

A faia é uma árvore de grande porte, que no outono deixa suas folhas avermelhadas, em um tom vivo e nostálgico. Ela é da mesma família que outras oleaginosas, sendo também bastante consumida em algumas regiões do mundo, também chamada de castanha portuguesa.

Ela fica protegida em uma bola com espinhos, que em contato com o calor, se abre e libera a castanha. Porém seu consumo não deve ser feito imediatamente. Ela possui alguns antinutrientes, que podem causar problemas a médio prazo.

Para resolver isso, basta colocar as castanhas de molho na noite anterior, com uma colher de sal para cada copo do alimento. Pela manhã, é só lavar e deixar secar ao sol, levando para torrar em seguida. Ela é adocicada e muito saborosa.

Pode-se fazer óleo, farinha e consumir pura, desde que demolhada primeiro. A faia é rica em diversos nutrientes: a cada 100 gramas, encontra-se 6,2 gramas de proteína, 2,46 mg de ferro, 1 mg de cálcio, 1,17 gramas de potássio, além de outros minerais e vitaminas.

3. Avelã

nozes mais saudáveis avelã
Crédito: Feirinha Express

Mais adocicadas e delicadas, as avelãs estão entre as nozes mais saudáveis, sendo um dos ingredientes do tão famoso creme com chocolate.

Ela é normalmente encontrada em doces e na mais diversas receitas, sendo também apreciada pura, sem nenhuma necessidade especial de preparo.

Entre seus benefícios, pode-se ressaltar a quantidade de magnésio, ácidos graxos, vitaminas do complexo B e proteínas, fortalecendo assim a musculatura, os ossos e o sistema cardiovascular, por exemplo.

4. Noz pecan

nozes mais saudáveis noz pecan
Crédito: Pxhere

Com a casca um pouco mais lisa do que a comum, ela é mais suave e possui uma maior quantidade de óleo em sua composição. Dessa forma ela é mais macia e adocicada, além de ter o formato mais alongado do que a comum.

É excelente na preparação de doces, bolos, biscoitos e afins, mas também para consumo in natura ou tostada com sal. Ela é rica em magnésio, zinco, fósforo e outros minerais essenciais para a saúde do corpo, além de conter ácidos graxos e vitaminas.

Ela é também rica em selênio e outros poderosos antioxidantes, deixando seu corpo mais protegido contra o desgaste das células, evitando assim o surgimento de doenças degenerativas e envelhecimento precoce.

5. Noz da nogueira (comum)

nozes mais saudáveis noz
Crédito: Pxhere

Presente nas mesas de final de ano, as nozes comuns são aquelas com a casca cheia de elevações. Além de compor pratos maravilhosos, sem a necessidade de nenhum preparo prévio, ela pode ser consumida in natura ou tostada e salgada.

Suas propriedades se mantêm mesmo que seja em forma de farinha, óleo e até naquele bolo de nozes maravilhoso. Entre os principais benefícios, estão o fortalecimento do sistema cardiovascular, ossos mais resistentes, cérebro turbinado, ganho de massa muscular e muitos outros.

E você sabia que todas são igualmente deliciosas? Então aproveite para provar cada uma delas e deixar seu comentário logo abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

suco de milho benefícios e receitas

Benefícios e receitas de suco de milho

colágeno para que serve

Colágeno: para que serve e como tomar