em

6 Benefícios do kiwi para a saúde

Veja como essa deliciosa fruta pode contribuir para sua saúde e ainda uma receita para te inspirar
benefícios do kiwi
Crédito: Unsplash

Embora possua uma aparência de fruta tropical e litorânea, o kiwi surgiu na China, criando fama a partir da década de 60, com o aumento de exportações dessa fruta para os Estados Unidos.

O consumo dessa pequena fruta é muito benéfico para o organismo, gerando uma série de vantagens que trazem mais saúde e bem-estar para o seu dia a dia.

Benefícios

Os benefícios dessa fruta com a casca “peluda” são diversos, podendo ajudar diretamente na manutenção de uma vida saudável, se consumido diariamente. Confira abaixo quais são esses benefícios.

1. Fortalece a imunidade

Devido ao alto teor de vitamina C e por ser um forte antioxidante, ele ajuda a remover os radicais livres perigosos e previne o estresse oxidativo. Desse modo, controla-se melhor o equilíbrio do corpo, prevenindo o sistema imunológico contra vírus e outros agentes infecciosos.

2. Protege o coração

Ingerir a fruta diariamente pode impedir o bloqueio dos vasos sanguíneos por gorduras em excesso e protegê-lo de ataques cardíacos e doenças cardiovasculares. Isso porque ela favorece na diminuição da quantidade de gordura e na redução da coagulação do sangue.

3. Ajuda a prevenir o câncer

Por ser rico em vitamina C, carotenóides e antioxidantes, o kiwi possui uma excelente função na ajuda à prevenção do câncer. O motivo: esses nutrientes protegem as células do estresse oxidativo, eliminando os radicais livres no seu corpo.

Para cooperar prevenção da formação de tumores, é recomendado seu consumo diário.

4. Protege a visão

Por possuir carotenoides como a luteína e zeaxantina, essa fruta pode fornecer proteção contra a degeneração da visão, preservando componentes vitais como a córnea e a retina.

Além disso, os antioxidantes presentes nesse alimento combatem os efeitos tóxicos de radicais livres e a redução do stress oxidativo nas células e tecidos dos olhos.

5. Reduz o estresse

Por possuir muita vitamina C, essa fruta é capaz de reduzir a produção de cortisol, um hormônio liberado em situações de estresse. A liberação frequente do cortisol é prejudicial à saúde.

Por isso, seu consumo diário é muito importante para manter os níveis de estresse baixos, auxiliando bastante no bem-estar.

6. Bom para gestantes

Por seu uma fruta rica em ácido fólico, componente essencial para os primeiros meses de gravidez, ele contribui para o desenvolvimento do feto. Por conta disso, seu consumo é importante para que o corpo da gestante disponibilize os nutrientes necessários para ajudar no crescimento cerebral dos fetos.

Além disso, esse alimento também fornece vitaminas essenciais como a vitamina E e a vitamina K, que também são boas para o desenvolvimento geral do bebê que ainda está na barriga e da mãe gestante.

Propriedades nutricionais

  • Vitamina C;
  • Potássio;
  • Cálcio;
  • Fósforo;
  • Pectina;
  • Vitamina E;
  • Vitamina K;
  • Ácido fólico.

Quantas calorias tem um kiwi

quantas calorias tem um kiwi
Crédito: Unsplash

Uma unidade de 100 gramas contém 61 calorias, o que faz desta fruta uma excelente opção para dietas, ajudando bastante no processo de emagrecimento.

Por conter fibras, seu consumo diário também é uma excelente opção para aumentar a sensação de saciedade, sem engordar.

Como consumir

Por incrível que pareça, muita gente o consome de um modo errado, sem aproveitar devidamente as suas partes mais nutritivas. Sendo assim, é importante que se saiba que essa fruta deve ser comida de um modo certo, para que se aproveite todo o seu potencial nutritivo.

A maior parte dos benefícios nutricionais do kiwi estão concentrados na pele dessa fruta, que é aquela parte mais externa e peluda. Porém essa parte geralmente é jogada fora, desperdiçando-se todos os nutrientes valiosos presentes nela.

Usando como complemento

Um bom modo de usufruir de todos os benefícios da fruta é usando-a como complemento de outras refeições, sem tirar a casca. Desse modo, o sabor não será desagradável e continuará se aproveitando dos nutrientes do mesmo modo.

Misture em saladas, iogurtes e cereais.

Usando um pano limpo

Outro modo recomendado para consumi-lo consiste em esfregar a fruta suavemente, em um pano limpo.

Isso fará com que apenas a parte mais fina e agradável da casca permaneça, o que pode facilitar seu consumo.

Fazer um chá

O chá dessa fruta é muito simples de ser feito, sendo uma opção bastante prática para consumir e usufruir de todos os componentes do kiwi e da sua casca, sem sentir nenhuma sensação desagradável.

Uma possibilidade é consumir sua polpa com iogurte ou sucos e então ferver a casca com água para fazer o chá.

Veja também várias receitas de suco de kiwi e delicie-se.

Bolo de kiwi

Quer variar e comer essa frutinha de outras maneiras, se não só pura? Conheça essa receita de bolo e experimente!

Ingredientes

Ovos: 4 unidades;
Açúcar: 250 gramas;
Farinha de trigo: 250 gramas;
Óleo: 150ml;
Kiwis: 3 unidades;
Fermento em pó: 1 colher (chá).

Modo de preparo

  1. Junte os ovos, o açúcar, o óleo e os kiwis descascados e bata em um liquidificador ou mixer;
  2. Junte a farinha e bata durante 3 minutos com a batedeira ou na mão;
  3. Adicione o fermento e mexa delicadamente, só para misturar completamente;
  4. Coloque tudo em uma forma untada com margarina e polvilhada com farinha e leve ao forno preaquecido a 180ºC, por 40 minutos.

Gostou de saber como essa frutinha pode contribuir para a sua saúde? Compartilhe!

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de 3, esposa em treinamento há mais de 2 décadas, nerd assumida e karateca por paixão, é formada em administração e marketing, mas ama mesmo escrever. Procura as melhores informações e compartilha tudo com você, tentando deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

benefícios da cerveja para sua vida
10 Benefícios da cerveja para a saúde
benefícios guaco
Guaco: propriedades e benefícios para a saúde