em

AmeiAmei

Benefícios do abacate: como essa fruta pode tornar sua vida saudável

Tanto a polpa quanto o caroço desse alimento são essenciais para o seu organismo
benefícios do abacate
Crédito: Freepik

Durante muito tempo poucas pessoas acreditaram nos benefícios do abacate. A falta de informação levou muita gente a associar essa fruta ao ganho de peso, uma vez que ela é rica em gorduras. Hoje já se sabe que essas gorduras são insaturadas, as chamadas gorduras do bem. Por isso, ao contrário do que se pensava, essa fruta é ideal para quem quer emagrecer.

Mas claro que o os benefícios do abacate não estão ligados apenas ao emagrecimento. Essa fruta possui propriedades nutricionais que causam impactos positivos em todo o organismo. Assim como ocorre com outras frutas, é fácil incluir o abacate em sua dieta, a fim de aproveitar todos os efeitos benéficos que ele causará em seu corpo.

12 Benefícios do abacate para a saúde

Em torno de 150 gramas de abacate, o equivalente a um abacate pequeno, fornece 240 calorias. Essa, sem dúvida, é uma das frutas mais calóricas que existem e com uma das maiores taxas de gordura. O que o torna benéfico é a composição de suas gorduras, uma vez que 70% delas são monoinsaturadas.

O abacate também possui uma quantidade impressionante de fibras. Cerca de 10 gramas dessa fruta já fornecem 40% do necessário de fibras por dia. Além disso, há uma boa variedade de minerais e de vitaminas. Desses nutrientes, os mais importantes são as vitaminas A, C, E e algumas do complexo B, assim como os minerais zinco, potássio, fósforo, cobre e magnésio. Veja abaixo 12 benefícios do abacate para sua saúde.

1. É anti-inflamatório

Para quem enfrenta problemas como gota, artrose e reumatismo, é aconselhável incluir o abacate na dieta. A fruta atua positivamente sobre o colesterol bom, o HDL, que protege as artérias. O HDL dilata as artérias e provoca mudanças corporais benéficas, mantendo o organismo regulado. Isso ocorre por meio da vitamina E, que estimula as gorduras a atuarem de forma anti-inflamatória.

2. Proporciona maior absorção de carotenoides

Os carotenoides são pigmentos avermelhados ou alaranjados presentes em alimentos como mamão, cenoura, batata-doce, brócolis, beterraba, manga e espinafre. Esses pigmentos funcionam como antioxidantes no organismo, além de se converterem em vitamina A, que é boa para a saúde dos olhos. Aliás, o próprio abacate possui carotenoides.

Uma vez que os carotenoides são potencializados pela presença de gorduras na refeição, os médicos aconselham ingerir no mesmo prato abacate e algum alimento rico nesses pigmentos. Dessa forma, os ganhos e os benefícios são redobrados.

3. Previne doenças cardiovasculares e reduz colesterol ruim

benefícios do abacate para controlar colesterol
Crédito: Pxhere

Os lipídios e as gorduras monoinsaturadas do abacate têm sido associadas à saúde cardiovascular. De acordo com pesquisas, consumir a fruta controla os níveis de colesterol ruim, o LDL, e reduz o estresse oxidativo das células na corrente sanguínea. Outro ganho nesse sentido é haver uma melhora das funções cerebrais, além uma renovação celular mais eficaz.

Os fitoesteróis, outros componentes de importância presentes no abacate, atuam como anti-inflamatórios, o que previne complicações cardiovasculares.

4. Auxilia no emagrecimento

Dentre os benefícios do abacate está sua capacidade de auxiliar na perda de peso. Isso se deve à boa quantidade de fibras na composição dessa fruta. As fibras são eficazes na promoção do equilíbrio intestinal, promovem maior sensação de saciedade e reduzem picos de glicose. Os picos de glicose são vilões, pois aumentam a gordura corporal.

Um estudo publicado na Nutrition Journal afirma que comer metade de um abacate no almoço reduz em quase 50% a vontade de comer nas horas posteriores. A baixa taxa de carboidratos é responsável por evitar os picos de glicemia, que justamente aumentam a fome e a sensação de insaciedade.

Suas gorduras monoinsaturadas reduzem a gordura abdominal, que se apresenta como a mais perigosa quando o assunto é doenças ligadas a sobrepeso e a obesidade. Portanto, apesar do que se acreditava, mesmo tendo alta concentração de calorias e de gorduras, os benefícios do abacate para o emagrecimento são comprovados se a fruta for consumida com moderação.

5. Regula a menstruação

As folhas do abacate, mais precisamente, são eficazes na regulação da menstruação. Fazer um chá com essas folhas e bebê-lo de duas a quatro vezes por dia pode proporcionar um ciclo regular. Como consequência, os efeitos da TPM também são reduzidos. Algumas pesquisas ainda apontam que o abacate e suas folhas são benéficos para diminuir os efeitos colaterais da menopausa.

6. Evita o envelhecimento precoce

Os antioxidantes são responsáveis por eliminar os malefícios causados pelos radicais livres. Eles renovam as células constantemente, o que hidrata a pele e deixa seus tecidos mais saudáveis. Por esse e por outros motivos, o óleo de abacate é muito usado como cosmético. Existem, inclusive, máscaras caseiras com abacate que prometem uma pele mais jovem.

Saiba que isso não é só uma promessa, visto que as vitaminas e as gorduras saudáveis dessa fruta mantêm a pele elástica. O ácido oleico presente em abundância no abacate reduz irritações na pele e proporciona maior capacidade de regeneração dela. Além disso, esse ácido regula a produção de sebo, o que pode prevenir o surgimento de oleosidade e de acnes.

A vitamina E, por sua vez, é excelente na prevenção do aparecimento das famosas linhas de expressão e de rugas. Já a vitamina C, por outro lado, atua na produção de elastina e de colágeno, dois componentes estruturais importantíssimos da pele.

7. Auxilia no ganho de massa muscular

benefícios do abacate para os músculos
Crédito: Pexels

O abacate se destaca entre as frutas por ser uma fruta com boa concentração de proteínas. Consumir abacate regularmente, sempre com moderação, pode proporcionar aceleração metabólica e pode fornecer energia extra para exercícios de hipertrofia.

A inclusão do abacate à dieta melhora também a síntese de testosterona e do hormônio do crescimento, tanto em homens quanto em mulheres. Portanto, para aqueles que buscam ganhar massa magra, é importante o consumo dessa fruta, desde que seja controlado e sem exageros.

8. Controla a glicemia e ajuda no controle da diabetes

A baixa concentração de carboidratos e o reduzido índice glicêmico reduz as chances de picos de glicemia. A alta concentração de fibras também é um fator importante para o controle da insulina, o que torna o abacate um alimento muito recomendado a pessoas com diabetes.

9. Atua na regulação do sono

Pessoas que sofrem de insônia ou têm quaisquer dificuldades para dormir podem recuperar um sono de qualidade com a ajuda do abacate. Isso porque vitaminas do complexo B equilibram substâncias que fazem a manutenção das atividades cerebrais responsáveis pelo sono. O ácido fólico também auxilia nesse processo, já que estimula neurotransmissores relacionados à saúde do sono.

10. Auxilia na eliminação de toxinas

O abacate possui em sua composição uma substância denonimada glutationa. Ela elimina os efeitos do cortisol, hormônio relacionado ao estresse e ao ganho de peso, quando em grande quantidade no organismo.

A glutationa ainda atua na desintoxicação do organismo e ajuda o fígado a funcionar corretamente. Dessa forma, um dos benefícios do abacate é proporcionar maior eliminação de toxinas do corpo.

11. Importante para gestantes

Por ser rico em ácido fólico, é importante consumi-lo durante a gravidez para prevenir doenças congênitas como problemas no sistema nervoso e espinha bífida, problema na coluna vertebral do feto.

Por isso, é importante que se consuma um alto teor dessa fruta, principalmente no primeiro trimestre da gestação. Vale lembrar que é importante consultar um médico antes de consumi-lo  indiscriminadamente, para que ele possa avaliar a sua situação e recomendar a medida correta.

12. Melhora o cérebro

É uma fruta rica em ômega 3, nutriente muito importante que desempenha um papel distinto em relação ao armazenamento de informações pelo cérebro, otimizando o seu potencial e por consequência, melhorando significamente a memória.

Benefícios do abacate para a beleza

benefícios do abacate para a beleza
Crédito: Women’s Health

O abacate é um dos queridinhos da indústria da beleza. Não é à toa que o mundo dos cosméticos adotou essa fruta como princípio ativo e matéria-prima de variados produtos. Ele tem sido bastante utilizado para tratamentos capilares e dermatológicos, devido a algumas de suas propriedades naturais.

É muito comum, principalmente entre as mulheres, utilizar o abacate para fazer máscaras para a pele. Algumas utilizam só essa fruta, enquanto outras misturam pepino e mesmo banana. Essa é uma boa ideia, uma vez que o abacate, em especial a sua casca, possui componentes que auxiliam a hidratar peles ressecadas.

Ao mesmo tempo em que o abacate hidrata a pele, ele remove as células mortas dela e tem a capacidade de eliminar manchas. Como essa fruta elimina sinais de cansaço e estimula a produção de colágeno, também é benéfico para reduzir a presença de olheiras e mesmo de estrias e de celulites.

Os cabelos também se beneficiam em todo esse processo. Novamente, devido à capacidade impressionante do abacate de hidratar, realizar uma máscara com essa fruta para o cabelo irá devolver um aspecto vistoso e brilhante aos seus fios. Quem sofre com um cabelo seco, deve usar produtos que contenham o abacate como componente.

Malefícios do abacate

malefícios e benefícios do abacate
Crédito: Freepik

Claro que nem só de benefícios vive o abacate. Praticamente todas as contraindicações em relação a essa fruta estão relacionadas ao consumo excessivo dela. Uma vez que ela é altamente calórica, pode se tornar inimiga das pessoas que querem perder peso. Lembre-se que seu consumo moderado traz apenas benefícios àqueles que querem emagrecer. Mas o exagero em sua ingestão pode provocar justamente o oposto.

Outro possível malefício do abacate à saúde é causar irritações no intestino e dores estomacais. Se consumido em excesso, um de seus compostos químicos, o poliol, pode causar problemas em pessoas com dificuldades de realizar a digestão.

Mulheres em fase de amamentação também devem ter cuidado com o consumo de abacate. Ele pode reduzir a quantidade de leite e mesmo causar danos nas glândulas mamárias. Mães que consomem essa fruta enquanto amamentam, podem provocar fortes dores estomacais no recém-nascido.

Ao mesmo tempo em que o abacate reduz a quantidade de colesterol ruim no organismo, ele pode, se consumido em excesso, reduzir também o colesterol necessário ao organismo, o que provoca graves consequências.

Benefícios do caroço de abacate

benefícios do abacate e do caroço
Crédito: Pxhere

A maioria das pessoas tem o hábito de menosprezar o caroço do abacate. Por variados motivos, é normal usarem apenas a polpa, jogando fora o caroço, o que é um grande desperdício. Isso porque, assim como a fruta em si, ele tem inúmeros componentes e nutrientes capazes de auxiliar na saúde do organismo.

Os benefícios do caroço do abacate não são conhecidos porque pouco se fala sobre eles. Eles estão relacionados tanto à saúde dos cabelos quanto ao bom funcionamento do sistema digestivo e mesmo da tireoide. Veja abaixo alguns de seus benefícios:

  • Auxilia no bom funcionamento do estômago;
  • Evita complicações cardiovasculares;
  • Combate inflamações e dores;
  • Reforça o sistema imunológico;
  • Previne o envelhecimento precoce;
  • Devolve a saúde capilar;
  • Regula a tireoide;
  • Proporciona energia ao corpo;
  • Auxilia no emagrecimento.

Como você pôde compreender, o abacate é um alimento repleto de benefícios. Se consumido com moderação, com certeza ajudará seu organismo e seu corpo a ficarem mais saudáveis. Cabe o alerta para não ingerir mais do que o devido, uma vez que os problemas causados pelo exagero em seu consumo podem ser bastante prejudiciais.

Se quiser uma receita deliciosa para aproveitar o abacate, veja no vídeo abaixo como fazer guacamole:

Fonte: Nutrition Journal

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
alimentos que combatem a asma
8 Alimentos que combatem a asma
bolo de aveia light
8 Deliciosas receitas de bolo de aveia light