em

Benefícios do morango para a saúde

Se você gosta dessa fruta, saiba por que deve mantê-la na sua alimentação e confira receitas deliciosas
morango
Crédito: Freepik

O morango é uma fruta muito popular no Brasil, embora sua origem seja europeia. Ele nasce no morangueiro, uma planta rasteira, e os frutos são doces e ácidos, sendo considerada uma fruta cítrica. Mesmo pequeno, oferece muitos benefícios à saúde e pode-se preparar uma infinidade de receitas com ele, seja para dar sabor ou decorar um prato.

Benefícios do morango para a saúde

benefícios do morango para saúde
Crédito: Freepik

Por ser uma fruta cítrica, ele entra na lista dos alimentos ricos em vitamina C, mas não é só isso. Confira a seguir os benefícios que seu consumo regular do tipo orgânico pode oferecer à saúde, principalmente dentro de uma dieta saudável e equilibrada.

1. Melhora o trânsito intestinal

Ele é uma fruta com uma boa quantidade de fibras. Sendo assim, pode consumir uma média 20 gramas ao dia, mas deve lembrar de consumir bastante água para que as fibras possam fazer efeito, favorecendo o trânsito intestinal e evitando o inchaço e sintomas da prisão de ventre.

2. Contribui com a saúde cardíaca

A fruta também é composta por antocianinas, que são uma classe de flavonoides que ajudam a reduzir o risco de ataque do coração, especialmente em mulheres. Os polifenóis são outra substância presente no morango que age como protetor do coração, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

3. Tem propriedade anti-inflamatória

No corpo humano, ocorrem diversos tipos de inflamação quando as células estão debilitadas e o organismo está fraco. Sendo assim, seu consumo regular ajuda tanto a fortalecer o sistema imunológico quanto a tratar inflamações já existentes, como as artrites.

4. Previne AVC

Existem na fruta antioxidantes específicos, que são kaempferol, quercetina e antocianina. Eles contribuem com a redução na formação de coágulos sanguíneos relacionados ao acidente vascular cerebral. Além disso, por conter boa dose de potássio, também reduz o risco de AVC.

5. Previne o desenvolvimento de tumores

Os tumores se formam quando há um grupo de células muito oxidadas pelos radicais livres em excesso. Então, o que livra e cura as células dos radicais livres são os compostos chamados antioxidantes. Eles estão presentes em elevada quantidade nessa fruta, agindo como método de prevenção da formação de tumores, pois ajudam a manter as células saudáveis.

6. Controle da pressão arterial

Um dos minerais que ajudam a controlar a pressão alta é o potássio, que está presente na fruta. Então, além de consumir uma quantidade adequada de potássio, também deve maneirar no sal. Assim há muito mais chances de evitar que a pressão se eleve.

7. Controle do diabetes

Por ter muitas fibras e um baixo índice glicêmico, ele é uma das frutas recomendadas para os diabéticos, dentro de uma dieta saudável. Ele vai evitar os picos de açúcar no sangue, além de oferecer outros nutrientes essenciais para manter a saúde equilibrada.

Propriedades nutricionais

propriedades do morango para saúde
Crédito: Freepik

Nos benefícios da fruta você já pôde ter ideia do quando ela oferece nutrientes para o corpo, fortalecendo a saúde e o bom funcionamento do organismo. Para ter uma noção mais exata, veja o que ele oferece a cada 100 gramas:

  • Valor energético: 33 calorias;
  • Fibras: 2 gramas;
  • Proteínas: 0,7 gramas;
  • Vitamina C: 58,8 microgramas;
  • Manganês: 0,386 microgramas;

Além de uma boa concentração de vitamina B6, ácido fólico, ômega-3, iodo, magnésio, cobre e fósforo.

Como consumir

ideias para como consumir morango
Crédito: Freepik

A versatilidade dele no preparo de pratos é imensa, especialmente de sobremesas. Bolos, tortas, folhados, sorvetes, docinhos, pudins, mousses são algumas das receita populares.

Você também pode fazer receitas bem saudáveis com essa fruta, como smoothies, batidos, sucos naturais, gelatinas light e compotas light.

Além das opções doces, há molhos gourmet que o levam como ingrediente, acompanhando carnes. É ideal para a apreciação dos paladares mais apurados que gostam de sabores agridoces. Então, essa fruta pode ser consumida in natura, em calda, cozida ou assada.

Contraindicações e cuidados a ter

Basicamente, o cuidado que deve ter ao consumi-lo é não exagerar. Especialmente no caso de pessoas com problemas renais, de vesícula e problemas de coagulação.

Receitas com morango

receitas com morango doces
Crédito: Freepik

Entre tantas variedades de receitas, poderia ter aqui uma lista imensa. Veja a seguir uma opção de sobremesa bem prática que pode fazer no verão, sem ter medo de abusar nas calorias. É um sorvete com frutas congeladas que fica delicioso.

Ingredientes

Morango congelado: 1 xícara (chá);
Banana congelada em rodelas: 1 xícara (chá);
Creme de leite light gelado: 2 colheres (sopa);
Açúcar: a gosto, opcional.

Modo de preparo

  1. Depois que as frutas já estiverem congeladas, o preparo é muito simples. Só precisa colocar tudo no liquidificador até virar uma massa;

Você pode comer na hora, como um smoothie, ou voltar para o congelador para que ganhe mais consistência de sorvete. Está pronto, delicioso e saudável.

Veja também como fazer:

Milk-shake de morangos

Pudim e iogurte com calda de morangos

Torta merengue de morangos com suspiro

Pavlova de morangos

Mais 16 receitas de sobremesas com morangos imperdíveis.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
métodos contraceptivos naturais
Conheça 5 métodos contraceptivos naturais
alimentos bons para o coração
20 Alimentos bons para o coração