em

Atum em lata faz mal, sim ou não?

Se você come atum em lata toda semana, repense seu cardápio. Veja por quê
atum em lata faz mal
Crédito: Freepik

O atum é um peixe muito saudável, do grupo dos chamados peixes gordos, pois é uma rica fonte de ômega-3. Uma das suas opções de consumo mais comuns por causa da praticidade é a versão enlatada. Mas será que é confiável? Será que comer atum em lata faz mal? Descubra a seguir.

Atum em lata faz mal à saúde?

faz mal comer atum enlatado
Crédito: Freepik

Existem opiniões diferentes entre os especialistas quanto à dúvida se atum em lata faz mal. Uma das principais questões que faz médicos, nutricionistas e pesquisadores serem contra o atum em lata é porque esse peixe contém uma quantidade elevada de mercúrio na sua composição.

O mercúrio é um metal pesado que pode causar sérios danos à saúde, mas somente se for ingerido em grande quantidade. E, nesse sentido, não é o fato de ser enlatado que vai fazer o peixe ter mais ou menos mercúrio. Então, o seu consumo deve ser feito com bastante cautela, mesmo na versão fresca, acabada de pescar.

Outra questão, agora sim relacionada com o fato do atum estar enlatado, é a liberação de uma substância química chamada Bisfenol A, que pode ser infiltrada no peixe através da lata. Esse perigo é o mesmo para qualquer alimento enlatado, não apenas o atum.

Então, em resumo, atum em lata faz mal quando consumido em excesso. E atum que não seja de lata também. E qualquer outro alimento em lata, também. É por isso que recomenda-se sempre preferir os alimentos frescos, o peixe da peixaria, bem conservado.

Você pode comer atum em lata de vez em quando, naquele dia de muita pressa em que só um macarrão com atum em lata pode salvar. Aliás, continue lendo e veja essa receita no final do artigo.

Engorda comer atum em lata?

atum em lata calórico engorda
Crédito: Freepik

Agora que já sabe que atum em lata faz mal se comido em excesso, vem outra preocupação. Será que o atum em lata engorda? Depende. Existe atum em lata com água e com óleo. A versão com óleo é mais calórica, então quando for comer deve dar preferência para a versão em água.

Além do mais, o atum por si só é um peixe gorduroso, embora seja uma gordura considerada saudável. Mesmo assim, soma mais calorias do que outros tipos de peixe, então deve comer com moderação. Resumindo, comer atum em lata não vai fazer você engordar se comer só de vez em quando, na versão com água e acompanhando ingredientes saudáveis.

Grávida pode comer?

Aqui vem outra questão muito pertinente. O atum em lata faz mal para o feto. Seja por causa do mercúrio ou do Bisfenol A. Imagine que, se ingerido em excesso, ele já pode causar danos em pessoas adultas, os danos nos fetos podem ser ainda maiores.

Para as gestantes e todas as outras pessoas, esses danos consistem em acúmulo de mercúrio no cérebro e nos rins, dificultando suas funções. Ao ingerir atum em excesso e ficar com acúmulo de mercúrio no corpo, pode-se desenvolver sintomas como dormência na pele, problemas de visão, reações no sistema nervoso e problemas de memória.

Nos fetos e nos bebês que ainda mamam, o excesso de mercúrio ingerido pela mãe pode provocar danos ao cérebro e em outros órgãos que ainda são muito sensíveis.

Existe ainda o fator do excesso de sódio, que pode elevar a pressão da gestante. Uma lata de atum contém elevado teor de sódio, além do recomendado para uma refeição.

Não quer dizer que seja proibido, mas é bom ter a recomendação do médico quanto a quantidade recomendada para incluir na dieta, pois, ao mesmo tempo, o atum tem seus benefícios.

Como tirar o óleo do atum enlatado

Na hora de abrir a lata para usar o atum, você vai perceber que ele está revestido por uma camada de óleo ou de água, melhorando sua preservação. Há quem use tudo junto, mas o ideal é escorrer o excesso, especialmente do óleo, para não ingerir calorias extras.

Então, a forma de escorrer o óleo da lata de atum é simples. Abra apenas metade da lata e segure-a fechada, mas sem apertar. Então vire-a de lado na pia ou para dentro de um pote e deixe o óleo escorrer. Deve segurar a tampa para que o peixe não caia.

Conforme perceber que o óleo está acabando, dê uma leve pressionada na tampa contra o peixe para que escorra mais um pouco e pronto. Já pode usar.

Se preferir remover mais ainda o óleo, despeje todo o conteúdo da lata em uma peneira e vá apertando com um garfo. Assim o óleo que estiver mais aglutinado ao peixe vai se soltar.

Receita de macarrão com atum em lata

receita de macarrão com atum
Crédito: Pixabay

Muito bem, agora que já conhece os riscos de comer atum em lata, mas sabe que se comer só de vez em quando – e se não estiver grávida ou amamentando – não tem problema, veja uma das formas mais práticas de consumir. Aprenda a fazer um macarrão com atum em lata.

Ingredientes

Macarrão da sua preferência: 300 gramas;
Atum: 2 latas;
Pimenta vermelha picada: 1 unidade pequena;
Alho: 6 dentes picados;
Cebola: 1 unidade picada;
Cheiro verde: a gosto picado;
Tomate: 2 unidades picadas;
Azeite: 1 fio;
Sal, orégano e pimenta: a gosto.

Modo de preparo

  1. Comece colocando o macarrão para cozinhar em água fervente. Quando estiver no ponto, escorra e reserve;
  2. Enquanto o macarrão cozinha, faça o molho. Primeiro, escorra o óleo do atum;
  3. Em seguida, leve ao fogo uma panela com o azeite e coloque o alho para dourar. Em seguida, adicione a cebola picada e a pimenta e refogue;
  4. Adicione os tomates picados e mexa até libertarem o líquido. Adicione o atum escorrido, misture tudo e tempere;
  5. Depois é só salpicar o cheiro verde, misturar mais um pouco e servir o molho por cima do macarrão. Se achar que o molho ficou muito grosso, sem caldo, adicione uma xícara de água quando todos os ingredientes estiverem na panela refogados e deixe ferver por 2 minutos.

Pronto. E se você quer aproveitar mais vezes o atum em lata que não seja comendo macarrão, aproveite e conheça 20 receitas deliciosas com atum em lata. Coma com moderação!

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
água de arroz para pele
Benefícios da água de arroz para pele
atum engorda ou emagrece
Atum engorda ou emagrece? Veja quantas calorias tem esse peixe