em

AmeiAmei FofoFofo

10 alimentos que diminuem o estrogênio e regulam o organismo

O estrogênio em excesso pode gerar muitos danos ao corpo, saiba quais alimentos podem contornar esse estado
alimentos que diminuem o estrognio
Crédito: Pixabay

O estrogênio é um hormônio que regula diversas funções, físicas e comportamentais. Assim, é importante que ele esteja sempre controlado, para evitar algumas disfunções. Por isso, confira os  alimentos que diminuem o estrogênio, regulando esse hormônio tão importante.

Quais são os alimentos que diminuem o estrogênio?

O excesso de estrogênio pode provocar reações no organismo, como: desregulação do ciclo menstrual; inchaço; queda de cabelo; ganho de peso e dores de cabeça. Além disso, nos homens, pode causar o aumento das mamas e até mesmo impotência sexual.

Para evitar esses problemas é necessário que se tomem algumas medidas práticas, tais como a ingestão de alimentos que diminuem o estrogênio. Dessa forma, além de garantir uma alimentação equilibrada, garante o bom funcionamento do organismo.

1. Açafrão da terra

açafrão propriedades nutricionais
Crédito: Pixabay

Esta especiaria é formada por curcumina, um antioxidante que consegue controlar o estímulo à produção desse hormônio. Conheça outros benefícios do açafrão para a saúde e como consumí-lo.

 2. Salmão

O salmão possui é rico em ômega-3, um óleo anti-inflamatório que ajuda a diminuir os níveis de estresse e de gordura ruim no organismo. Isso contribui para que o corpo não produza estrogênio em excesso, uma vez que esses fatores influenciam diretamente.

Aprenda a consumir salmão: receitas para pratos principais e acompanhamentos

3. Vegetais crucíferos

benefícios do espinafre
Crédito: Pxhere

Consuma espinafre, repolho, couve-de-bruxelas, brócolis, couve-flor e demais folhas verdes, ricas em nutrientes como índole-3-carbinol. Trata-se do nutriente que consegue remover o estrogênio a mais presente no fígado. Convém que coma de 3 a 4 porções destes alimentos por semana.

4. Alecrim

Na lista dos alimentos que diminuem o estrogênio está o alecrim, erva aromática que que ajuda a regular as funções hormonais, principalmente na região da tireoide. Isso induz o corpo a um equilíbrio.

5. Linhaça

alimentos alcalinizantes linhaça
Crédito: Jasmine Alimentos

A linhaça é um alimento alcalinizante e um dos alimentos que diminuem o estrogênio do organismo. Isso se deve, principalmente, ao fato de esses grãos serem ricos em fibras e ômega-3.

Para consumir linhaça e usufruir dos benefícios de um modo mais eficaz é recomendável triturar os grãos. Fazer uma farinha irá permitir uma melhor absorção.

6. Brócolis

O brócolis é um alimento rico em ácido fólico. Este ácido é capaz de transformar o “mau” estrogênio em uma versão melhorada. O que reduz a probabilidade da ocorrência de diversas doenças e problemas de saúde.

7. Aveia

aveia benefícios
Crédito: Freepik

A aveia é um dos alimentos alimentos que diminuem o estrogênio e que é rico em fibras. Além de ser rica em proteínas e carboidratos complexos. Por isso, ela consegue regular a produção desse hormônio no organismo com muita eficácia.

8. Abacate

O abacate é rico em ácido fólico e em gorduras boas, fator que colabora para que essa fruta diminua o estrogênio no organismo. Afinal, além da conversão gerada pelo ácido fólico, o abacate irá diminuir o percentual de gordura ruim no corpo, colaborando para o devido controle hormonal.

9. Gengibre

alimentos que diminuem o estrogênio
Crédito: Feito de Iridium

O gengibre é um alimento termogênico que ajuda a queimar a gordura localizada. Esse fator é importante para reduzir as taxas desse hormônio, pois o acúmulo de gordura ruim propicia e aumenta as chances de excesso de produção hormonal.

10. Quiabo

O quiabo é um poderoso vegetal e um dos alimentos que diminuem o estrogênio do organismo. O seu consumo faz com que o corpo usufrua de dois nutrientes muito importantes: fibras e ácido fólico. Assim, é muito importante implementá-lo no seu dia a dia, se você quiser baixar essa taxa.

Já comia algum desses alimentos com frequência? Comente aqui!

One Comment Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
chá de salsa para os rins
Chá de salsa para os rins: benefícios e como fazer
marroio
Marroio: 10 benefícios dessa planta medicinal poderosa