em

Como consumir linhaça corretamente nas receitas do dia a dia

A linhaça é saborosa, fácil de usar e rica em nutrientes essenciais. Veja como utilizá-la nas suas receitas saudáveis.

consumir linhaça
Crédito: Pixabay

A linhaça é uma semente muito antiga, extraída da mesma planta da qual se faz o tecido de linho. Assim como a semente de chia, a linhaça também é uma rica fonte de ômega-3, de fibras, de proteínas, de vitaminas e de muitos minerais. Conheça de que formas pode consumir linhaça incorporando-a nas receitas do dia a dia.

8 Maneiras de consumir linhaça

As quantidades recomendadas para o consumo da linhaça são de 1 a 2 colheres de sopa ao dia. Isso porque ela possui uma quantidade considerável de gorduras, que, mesmo sendo benéficas, não fazem bem se forem consumidas em excesso. Dentro dessa recomendação, veja como pode inseri-la nas suas refeições.

1. Adicione a linhaça no mingau de aveia com banana

Uma ótima maneira de começar o dia com bastante energia e saúde é comendo um mingau de aveia com banana amassada. Para deixá-lo ainda mais nutritivo, experimente colocar uma colher de chá de sementes de linhaça e um pouco de canela.

2. Use farinha de linhaça no preparo das massas

como consumir linhaça com massas
Crédito: Mel com Pimenta

Embora consumir linhaça inteira também seja saudável, sua casca é dura e pode reduzir a absorção de seus nutrientes. Então você pode pulverizá-la e usar imediatamente em receitas como pães, bolachas, bolos, macarrão caseiro, pizza e várias outras massas.

3. Inclua linhaça nas bebidas

Seja no café da manhã, no almoço ou em lanches, os sucos naturais, vitaminas e smoothies são muito bem-vindos quando feitos com ingredientes saudáveis. Nessas receitas a linhaça pode ser adicionada para ser triturada no liquidificador com todos os ingredientes. A bebida deve ser consumida na hora para que a linhaça não oxide e seus nutrientes sejam todos absorvidos.

4. Salpique linhaça na salada

Consumir linhaça nas saladas é outra maneira deliciosa de obter suas qualidades nutricionais. Você pode pulverizá-la na hora ou utilizá-la em forma de semente inteira. Pode adicionar no preparo do molho para salada e deixar hidratar alguns minutos para que fique mais mole e fácil de mastigar, facilitando também a absorção dos seus nutrientes.

5. Adicione linhaça aos doces

como consumir linhaça em doces
Crédito: Pitadinha

Consumir linhaça fica muito fácil quando você a utiliza em receitas deliciosas, saudáveis e práticas, como panquecas, tortas, muffins, crumble (farofa com frutas) e barrinhas de cereais. Ela pode ser usada tanto inteira quanto pulverizada.

6. Faça uma crosta para carnes

Assim como existe o bife à milanesa, que é frito, você pode fazer uma opção mais saudável que fica deliciosa. Use a linhaça em forma de farinha para substituir a de rosca ou use inteira para fazer uma crosta de linhaça. Fica especialmente gostosa em volta de uma posta de salmão grelhado.

7. Coloque a linhaça em uma farofa saudável

Uma ideia para o almoço de domingo, acompanhando uma feijoada fit e um arroz integral, é fazer uma farofa saudável. Você pode usar a farinha de mandioca, mas no lugar da manteiga comum utilize a ghee e adicione linhaça e castanhas moídas para agregar um sabor especial.

8. Prepare pão de queijo com linhaça

Se você é amante de pão de queijo, não deixe de experimentar uma opção com farinha de linhaça. Acompanhe o passo a passo no vídeo abaixo:

Benefícios da linhaça

Depois de ver tantas opções deliciosas para consumir linhaça, saiba que também são muitos os benefícios da linhaça para todo o organismo. Especialmente em forma de farinha feita e consumida na hora, ajuda a melhorar o funcionamento gastrointestinal. Por ser rica em ômega-3, contribui para a saúde do coração, bem como no controle da diabetes, da pressão alta e do colesterol.

Essa semente ajuda ainda a melhorar a saúde da pele, das unhas e dos cabelos, desintoxica o organismo, alivia os sintomas da TPM e contribui para o emagrecimento. Claro que, tudo isso, quando é consumida na quantidade adequada, de preferência com recomendação do nutricionista. Também é fundamental manter uma vida saudável, com atividade física, boas noites de sono e consumir muita água ao longo do dia.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

14 Receitas de mousse de maracujá: da tradicional a opções fit

consumir chia

Como consumir chia nas refeições diárias e obter benefícios à saúde