em

8 Benefícios da couve-flor para o organismo

Este delicioso vegetal é uma ótima opção para incluir no cardápio, tanto pela versatilidade na cozinha quanto pelas qualidades nutricionais.

Crédito: Freepik

A couve-flor é uma verdura muito saudável e super fácil de encontrar nas feiras e supermercados. Ela possui baixas calorias e é muito versátil na cozinha, servindo como um delicioso substituto para o arroz, uma deliciosa receita de purê e também fica muito apetitosa quando gratinada ou assada. Saiba que os benefícios da couve-flor também contam como ponto positivo na hora de consumir.

8 Benefícios da couve-flor para a saúde

benefícios da couve-flor para a saúde
Crédito: Freepik

A couve-flor é um vegetal rico em vitamina C, B6, B2, fibras, magnésio, fósforo, potássio e muitos outros nutrientes importantes. Por isso, ela provém diversas vantagens para quem a consome, tanto para a saúde quanto para a parte estética. Portanto, confira abaixo os benefícios da couve-flor e se surpreenda com suas vantagens trazidas para o organismo.

1. Desobstrução das artérias

A couve-flor possui um composto chamado sulforafano, que ajuda na desobstrução das artérias, melhorando a pressão sanguínea. Esse composto atua no controle da pressão arterial, o que o torna importante para evitar picos de pressão, além de ser um excelente anti-inflamatório.

2. Melhora a memória

Outro nutriente que a compõe é a colina, que contribui para a saúde cerebral. Esse componente é essencial para a proteção da bainha de mielina, imprescindível para a correta transmissão dos impulsos nervosos. Além disso, a colina age na produção de acetilcolina, neurotransmissor fundamental para o controle da respiração e da frequência dos batimentos cardíacos.

3. Rejuvenesce

Seus antioxidantes agem no combate aos radicais livres, que, quando em excesso no organismo, danificam as células e dificultam a sua renovação, o que abre portas para o envelhecimento precoce. Assim, seu consumo protege as células do corpo contra esses agentes maléficos, retardando o envelhecimento.

4. Colabora com a dieta

São apenas 25 calorias para cada 100 gramas de couve-flor, o que torna esse vegetal um maravilhoso aliado para qualquer dieta. Como se isso não fosse suficiente, ela possui uma boa quantidade de fibras em sua composição, o que promove a saciedade e impede que a pessoa não respeite o déficit calórico, ao comer em excesso.

5. Melhora o humor

Esse vegetal consegue melhorar o humor de quem o come e não é apenas por matar a fome. Por ser rica em vitamina B6 e magnésio, a couve-flor promove a liberação dos hormônios serotonina e dopamina, responsáveis (junto com a endorfina) por dar a sensação de felicidade ao corpo. Além disso, ela também regula as taxas de cortisol, hormônio do estresse, o que gera uma sensação maior de relaxamento.

6. Previne cãibras

As cãibras são um contração involuntária do músculo específico que gera muita dor. E ocorre a partir do momento em que há uma desregulação entre as quantidades de sódio e potássio.

Isso se deve ao fato que com a baixa quantidade desses minerais, o processo de transporte ativo falha, o que acarreta problemas na recepção do impulso nervoso na região que geram uma contração muscular prolongada e dolorida. Logo, devido ao fato de a couve-flor ser rica em potássio, ela atua diretamente para a prevenção das cãibras.

7. Acelera o metabolismo

É rica em manganês, mineral fundamental para controlar o metabolismo do corpo e a aproveitar alguns nutrientes importantes para o organismo. Dentre esses nutrientes estão os aminoácidos e carboidratos que têm a sua metabolização dependente do manganês e possuem um papel essencial para o corpo, devido a suas funções de construção muscular e de fornecimento de energia.

8. Melhora a digestão

A couve-flor é rica em fibras, o que a torna um excelente vegetal para colaborar na digestão. Isso porque ela estimula o trânsito intestinal e a correta eliminação de toxinas pelo intestino, além de reduzir a absorção de colesterol no momento da digestão.

Propriedades nutricionais

Por ter tantos benefícios poderosos para a saúde, é de se esperar que a couve-flor possua uma tabela nutricional incrível. De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO), essas são as propriedades nutricionais de 100 gramas de couve-flor cozida:

  • Energia: 80 kcal;
  • Proteína: 1,2 g;
  • Lipídeos: 0,3 g;
  • Carboidrato: 3,9 g;
  • Fibra alimentar: 2,1 g;
  • Cálcio: 16 mg;
  • Magnésio: 5 mg;
  • Manganês: 0,10 mg;
  • Fósforo: 25 mg;
  • Potássio: 80 mg;
  • Vitamina C: 23,7 mg.

Receitas com couve-flor

Se você já inclui a couve-flor no seu cardápio, mas está sem ideias para variar na hora de cozinhar, essas receitas vão ajudar nessa missão.

Arroz de couve-flor

benefícios da couve-flor arroz falso
Crédito: Blog da Mimis

Que tal substituir o arroz branco por um arroz feito de couve-flor?! A receita é muito mais rápida e fica deliciosa.

Ingredientes

Couve-flor: 1 cabeça;
Alho: 2 dentes;
Azeite extravirgem: a gosto;
Sal: a gosto;
Pimenta: a gosto;
Salsinha: a gosto.

Modo de preparo

  1. Comece ralando a couve-flor na parte mais grossa do ralador, ou pique em pequenos pedaços e coloque no processador. Ela ficará parecida com um queijo ralado;
  2. Leve uma panela ao fogo com os dois dentes de alho picados, a couve-flor e 50 ml de água para refogar e amolecer a couve. Mexa muito bem até a água secar;
  3. Em seguida, transfira a couve para outro recipiente e tempere com sal, pimenta, o azeite e a salsinha picadinha. Misture tudo e está pronto para servir.

Purê

benefícios da couve-flor purê
Crédito: Receita Natureba

Quer uma opção para substituir os carboidratos da batata? Faça um purê de couve-flor.

Ingredientes

Couve-flor: 1 cabeça;
Manteiga: 1 colher (sopa);
Requeijão light: 2 colheres (sopa);
Leite quente: ⅔ de xícara;
Sal: a gosto.

Modo de preparo

  1. Corte a couve-flor em pedaços menores e leve para cozinhar em água ou no vapor até amolecer;
  2. Depois, transfira para o processador de alimentos, acrescentando também a manteiga, o requeijão, o leite e o sal. Bata muito bem até ficar com a consistência de purê e está prontinho para saborear.

Muito prático, não e mesmo?! Se você gostou, aproveite mais uma receita bônus no vídeo abaixo. Aprenda a fazer uma couve-flor gratinada:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

mulher fica com quatro sobrancelhas

Mulher fica com quatro sobrancelhas após microblading

hanseníase

Hanseníase: o que é, quais os tipos e tratamento