em

A importância de uma alimentação saudável

Veja o que uma alimentação saudável pode fazer ao seu corpo.

É geral a opinião dos nutricionistas de que comer bem é sinônimo de um prato colorido. Uma alimentação equilibrada traz benefícios à saúde e faz com que você se sinta mais saudável e bem disposto. É hora de revisar sua alimentação!

Suas escolhas em suas refeições podem prevenir doenças e problemas, desde a um simples resfriado ao temido câncer. Se, por acaso, você já estiver doente, não se preocupe: a escolha correta de alimentos vai lhe proporcionar mais energia para enfrentar todo e qualquer tratamento.

Aqui você encontra:

Previna antes de remediar

É um erro pensar na palavra dieta como algo relacionado só a emagrecimento ou ao mundo fitness. Uma dieta equilibrada, com todos os nutrientes que o corpo precisa, é o primeiro passo para evitar doenças.

Equilíbrio

De acordo com os médicos, um prato bem equilibrado é dividido entre 50% de vegetais, 25% proteínas e 25% de carboídratos. Essa divisão deve ocorrer em todas as principais refeições. Além disso, é importante consumir em torno de cinco porções de frutas ao longo do dia.

Faxina no organismo

O corpo humano precisa de um serviço de limpeza, realizado pelos antioxidantes. Veja quais são e onde encontrá-los:

Vitamina A – Alimentos amarelos, vermelhos e alaranjados.

Vitamina C – Frutas cítricas, como limão e laranja.

Vitamina E – Oléos de origem vegetal, nozes.

Zinco – Castanhas de caju e do Pará são boas pedidas, além de amêndoas.

Selênio – Nozes e castanha do Pará também contém selênio. Pode encontrar esse mineral também no leite e nas carnes.

Fibras – Fibras são necessárias, muito presente na cevada, na aveia, na linhaça, em grãos como arroz, lentilha, ervilha e feijão. Ah, as frutas também contém fibras!

Conheça nessas dicas!

  • Modere no sal. Apesar de um ótimo tempero, ele pode ser substituído por outros elementos. Além disso, em cada grama de sal, usar um grama de ervas é uma boa medida.
  • Tenha cuidado com o consumo de álcool. Em excesso, ele traz muitos malefícios ao organismo, que perduram por meses.
  • Muito açúcar faz mal, então seja moderada. Há ainda a opção de usar açúcar demerara em vez do branco. Se optar por adoçantes, use o stevia, que é natural.
  • Tome água, muita água! O corpo humano perde muito líquido ao longo do dia, principalmente em uma rotina bastante ativa. Beba até oito copos por dia. Se tomar sucos, opte pelos naturais e sem açúcar. Chás também são boas pedidas.
  • A boa alimentação e a hidratação regulam o intestino. Intestino preso? Beba bastante água, se alimente com fibras e frutas. Mamão, banana naninca e laranja são ótimas. Intestino solto demais? Evite as fibras, leites e derivados. Consuma frutas como melão, melancia e maçã.

Fazer dieta é o melhor ou não?

É importante lembrar: dieta é fundamental para todas as pessoas quando ela é equilibrada. Cada pessoa, no entanto, tem uma necessidade. É preciso, então, consultar um nutricionista, um médico especialista antes de iniciar qualquer dieta supostamente milagrosa. Além de uma alimentação saudável, é importante fazer exercícios. Caminhadas de trinta minutos três vezes por semana já são bons exercícios.

Confira, no vídeo abaixo, mais dicas de como ter uma alimentação equilibrada:

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
jardim inusitado
Como criar um jardim com objetos diferentes
12 curiosidades sobre a monumental Floresta Amazônica