em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho

Açafrão: benefícios para a saúde e como consumir

Conheça as propriedades do verdadeiro açafrão e suas formas de uso para beneficiar a saúde
açafrão benefícios
Crédito: Pixabay

O açafrão é também chamado de ouro vermelho, pois é a especiaria mais cara do mundo. Diferente do popular açafrão-da-terra, que é a mesma coisa que cúrcuma (aquele pó amarelo extraído de uma raiz parecida com o gengibre), o verdadeiro açafrão é um pistilo (fiozinho) vermelho extraído da flor Crocus sativus.

É no Irã que fica 90% da produção mundial do tempero, cultivado há mais de 3 mil anos. Ele é tão caro porque seu plantio, colheita e extração dos pistilos precisam ser feitos à mão. Além disso, para produzir 1 quilo dele é necessário colher flores de uma área equivalente a 2 campos de futebol.

Essa especiaria é de uso culinário, medicinal e cosmético e para que não seja confundida com a cúrcuma é recomendado que se compre no formato original (pistilos inteiros extraídos das flores). A forma em pó, especialmente se for barata, corre o risco de estar misturada com a cúrcuma e outros condimentos.

Propriedades nutricionais

açafrão propriedades nutricionais
Crédito: Pixabay

O tempero é um poderoso antioxidante que atua em todo o corpo, prevenindo e aliviando problemas causados pela inflamação das células. Isso porque os antioxidantes reduzem os radicais livres no organismo, que são os responsáveis por prejudicar as células sadias e dificultar sua regeneração.

Ele também possui propriedade antisséptica, antidepressiva, anticancerígena, digestiva e anti-inflamatória (por causa dos antioxidantes). Além de vitamina A, B (ácido fólico), C e magnésio que favorece a absorção do cálcio.

Suas riboflavinas, que também são da classe das vitaminas, ajudam a metabolizar gordura, açúcar e proteína.

Em cada 100 gramas – o que é uma enorme quantidade – encontram-se 65 gramas de carboidratos, 148 miligramas de sódio, 1.724 miligramas de potássio, 80,8 miligramas de vitamina C, 11,1 miligramas de ferro e 264 miligramas de magnésio.

Benefícios para a saúde

Com tantas propriedades excelentes e fundamentais para a saúde, ele pode ser utilizado para reduzir os sintomas da depressão e também para melhorar outros problemas.

1. Anti-inflamatório

Os processos inflamatórios ocorrem em todo o corpo e muitos deles podem ter seus sintomas aliviados com o uso de açafrão, seja ingerindo ou aplicando na pele, na região afetada, pois atua como anti-inflamatório.

2. Saúde cardíaca

Para o sistema cardiovascular, a contribuição da especiaria ocorre por conta dos seus antioxidantes, que ajudam a reduzir o mau colesterol e os triglicérides. Ajuda também a melhorar o bombeamento de oxigênio para o sangue, tornando o sistema cardiovascular mais eficiente e prevenindo doenças cardíacas.

3. Prevenção do câncer

Existem nele carotenoides chamados de safranal e crocin. Eles ajudam a inibir o desenvolvimento de tumores, em especial no fígado, ovário e intestino.

4. Saúde dos olhos

Também pela ação de carotenoides, essa especiaria contribui com a preservação da saúde ocular. Essas substâncias agem contra a catarata, a degeneração macular e outras doenças. Ajudam ainda a proteger contra os raios solares e a controlar os ácidos graxos das membranas celulares.

5. Doenças degenerativas

Outro benefício dos carotenoides e antioxidantes da planta é que ajudam a prevenir contra doenças que afetam o cérebro, como Alzheimer e Parkinson.

6. Absorção de cálcio para ossos e dentes

Por ser rico em magnésio, que atua na absorção de cálcio, a especiaria torna-se uma das boas aliadas na manutenção dos ossos e dentes. Além disso, também atua no tônus muscular.

7. TPM

É possível perceber o alívio de alguns sintomas da TPM por causa que o açafrão estimula a produção de serotonina, atuando na elevação do bom humor. Alivia especialmente os sintomas de estresse e alterações de humor.

Açafrão emagrece? Veja os benefícios para dieta

Como mencionado anteriormente sobre as riboflavinas, são elas que atuam em benefício da dieta de emagrecimento, pois ajudam a metabolizar (movimentar e eliminar) gordura do organismo.

Seu efeito antioxidante também faz parte desse processo, pois as células, quando estão sadias, fazem o organismo trabalhar melhor e o emagrecimento torna-se uma consequência.

É claro que esses efeitos só são possíveis aliados a uma dieta equilibrada, rica em nutrientes, natural e com a prática de atividade física frequente. Aí sim pode considerar que o açafrão ajuda a emagrecer. Se quiser, pode usar a especiaria para fazer chás, como você vai ver no último tópico.

Benefícios para a pele

açafrão benefícios para a pele
Crédito: Pixabay

Como se não bastasse cuidar do funcionamento de tantos órgãos e sistemas, esses benefícios também são aplicados no maior de todos os órgãos do corpo, que é a pele.

Rejuvenescimento

Para a pele ele age através dos seus antioxidantes, permitindo a renovação celular, que elimina as células mortas e prolonga o rejuvenescimento.

Tratamento da acne

Além disso, tanto por causa dos antioxidantes quanto pelo efeito anti-inflamatório e antisséptico, ele ajuda a reduzir a acne que se forma pelo excesso de oleosidade da pele.

Malefícios

Os malefícios da flor estão unicamente relacionados com o consumo excessivo, assim como ocorre com qualquer alimento. Se consumido em quantidade superior à recomendada, pode ter efeitos contrários na asma, insônia, ressecamento da pele, cólica e desconforto estomacal.

Além disso, não é recomendado para gestantes e lactantes, pois pode atuar como abortivo. Ao estimular a menstruação, também atrapalha a produção de leite.

Como consumir?

Quando compra-se no formato original, em pistilos, ele não deve ser colocado diretamente na comida.

Deve-se colocar em água morna ou leite morno e deixar descansar por pelo menos meia hora, pois só assim ele vai liberar sua coloração, sabor e propriedades. Depois coloca-se o líquido na comida.

Para uso medicinal, pode-se utilizar o chá, seja para beber ou aplicar na pele como compressa, que também confere os efeitos cosméticos já mencionados.

A dosagem segura é de apenas 1,5 grama ao dia. Mais do que isso pode causar efeitos colaterais.

Como fazer chá de açafrão

como fazer chá de açafrão
Crédito: Unsplash

Para finalizar, uma receita para que você comece a inserir essa especiaria tão boa para a saúde na sua rotina.

Coloque uma xícara de água para ferver e desligue assim que levantar fervura. Adicione 1 colher de café de açafrão e deixe em infusão por alguns minutos. Depois pode coar e beber. De acordo com o problema que deseja tratar, o ideal é que o médico faça a recomendação da quantidade adequada por dia. De modo geral, beba uma xícara.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

22 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
Como definir os cachos em casa
bolo de banana
10 Receitas de bolo de banana