benefícios do alecrim para a saúde
Crédito: Pixabay
em

Benefícios do alecrim para a sua saúde e como usá-lo

A erva é super poderosa e pode auxiliar no tratamento de diversos problemas. Entenda por que ter sempre alecrim em casa

Publicidade

O alecrim é utilizado como erva medicinal desde a Idade Média. Teria sua origem na região do Mediterrâneo, tendo sido levado ao mundo todo posteriormente. Ele é conhecido como a erva da alegria, visto que tem influência sobre o bem-estar e que ajuda a combater os efeitos nocivos da depressão.

Os óleos essenciais dessa planta são muito utilizados como aromatizadores de ambientes, por causa do cheiro suave e agradável que emanam. Essa erva também tem uma função gastronômica. Vai muito bem como tempero de assados, sejam carne ou frango, de molhos, pães e legumes.

Para que serve e benefícios para a saúde

A erva da alegria apresenta muitos benefícios ao organismo de quem entra em contato com ela. Não importa se é usada como tempero, no banho, se você faz um chá ou utiliza seus óleos. A sua saúde pode se beneficiar e muito. Confira!

1. Combate asma, tosse e outros problemas das vias aéreas

alecrim alivia a tosse
Crédito: Freepik

É considerado um expectorante natural. Por esse motivo ele é bastante indicado para eliminar tosses, principalmente as tosses com catarro. Ele auxilia também a abrir as vias áreas, o que é ótimo para quem tem asma.

Publicidade

2. Ajuda a aliviar dores reumáticas ou provenientes de contusões

Se você tem dores reumáticas ou sofreu algum machucado, uma compressa da planta pode ser um remédio caseiro muito eficiente para amenizar o problema. Também são recomendadas massagens com o óleo essencial da erva, principalmente para entorses e outras contusões de mesma gravidade.

3. Auxilia no equilíbrio da pressão arterial

Ele contém boa concentração de potássio em sua composição. Por esse motivo, é bastante benéfico a quem tem hipertensão. Também melhora a circulação sanguínea, o que contribui para um equilíbrio na saúde cardiovascular.

4. É diurético

Como todos os chás, a versão de alecrim também é um eficiente diurético. Isso significa que ele influencia positivamente na retenção de líquidos. Uma vez que você elimina mais líquidos, há diminuição de inchaço e, consequente, perda de peso.

Publicidade

5. Melhora o humor e combate a depressão

alecrim evita a depressão
Crédito: Freepik

Não é à toa que essa planta é chamada de erva da alegria. O consumo dela ativa neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar. Você pode também inalar aromatizadores com o cheiro da erva para obter esse benefício.

6. Atua positivamente na saúde intestinal

Regula algumas funções intestinais e digestivas. Ao mesmo tempo em que mantém tudo em ordem nesse quesito, evita que se formem muitos gases dentro de você.

7. Melhora a saúde bucal

Experimente diluir a tintura dele em água e fazer bochechos com o líquido. Você irá prevenir a formação de tártaro, o desenvolvimento de gengivite e reduzirá o mau hálito se fizer isso.

Publicidade

8. É bom para a memória

Algumas pesquisas mostram que a erva é um neuroprotetor, evitando que toxinas que poluem o cérebro permaneçam no órgão. Por esse motivo, pode ser um ingrediente atuante na prevenção do Parkinson e Alzheimer.

9. Tem ação anti-inflamatória e antioxidante

São muitos os ácidos presentes nessa planta para que ela seja muito rica em antioxidantes. Essas substâncias ajudam as células do corpo a manterem a boa saúde, prevenindo doenças e o envelhecimento precoce.

10. Desintoxica o organismo

A ação diurética dessa planta também faz com que ela consiga eliminar mais toxinas no organismo. Essas toxinas são metais pesados ou excessos de sair que podem estar causando inchaço e até problemas de saúde.

Publicidade

11. Bactericida

A propriedade de ser um antibiótico natural faz dele uma opção conjunta para o tratamento de problemas estomacais, como úlceras. Se aplicado como compressa também ajuda com esse efeito na limpeza do local afetado.

12. Alívio da dor

Se forem dores de cabeça, tome o chá ou use a erva como tempero. Se forem dores externas no corpo, aplique óleo essencial ou pasta para massagear o local da dor com o efeito analgésico da planta.

13. Fortalece o sistema imune

Beber o chá da planta também é bom para fortalecer o sistema imunológico. As propriedades contra vírus, bactérias e controle de inflamações criam uma proteção mais resistente contra esses invasores.

Publicidade

14. Contribui com o emagrecimento

Por ser diurético e também desintoxicante, essa planta é interessante para incluir na rotina de uma dieta equilibrada e saudável. Quanto mais fortalecer a sua alimentação com o que faz bem, mais o corpo elimina o desnecessário e você percebe a transformação.

15. Tratamentos vasculares

Assim como essa planta ajuda a melhorar a pressão sanguínea, esse benefício se estende para a melhora de problemas como as hemorroidas ou as cólicas da TPM quando o fluxo é intenso ou difícil.

Como usar o alecrim?

usos do óleo de alecrim
Crédito: Freepik

Como mencionado anteriormente, há várias formas de você se beneficiar das propriedades medicinais do alecrim. Uma das mais comuns é o chá, mas há também os óleos essenciais, banho e aromatizantes. Veja um pouco sobre cada um.

Publicidade

1. Chá de alecrim

Esse chá pode ser tanto feito direto com a planta, como pode ser feito a partir de sachês. Como é de costume, para aproveitar melhor todos os seus benefícios, dê preferência à primeira opção. Veja abaixo como fazer:

Ingredientes

Folhas secas de alecrim: 1 xícara (chá);
Água: 500 mililitros.

Publicidade

Modo de preparo

  1. Leve a água para ferver;
  2. Assim que começar a ferver, desligue o fogo e adicione as folhas de alecrim;
  3. Cubra o recipiente e espere dez a quinze minutos;
  4. Beba quente, três vezes por dia entre as refeições principais.

2. Banho

O banho com a erva é muito recomendado a quem quer relaxar a mente e a alma depois de um dia intenso e cansativo. Experimente colocar no ambiente aromatizadores que tenham o cheiro da erva, pois é ótimo para potencializar o efeito.

Para fazer o banho, você deve esquentar dois litros de água. Não deixe ferver. Desligue o fogo e jogue folhas da planta dentro do recipiente. Espere vinte minutos.

Publicidade

Tome seu banho normalmente. Após, despeje a água por cima da cabeça e deixe que escorra por todo o corpo. Você se sentirá muito mais leve e relaxado após fazer isso.

3. Óleo essencial

O óleo essencial de alecrim é um dos mais utilizados pela aromaterapia. É considerado um dos remédios naturais mais poderosos, desde a Idade Antiga. Esse produto é normalmente encontrado em casas especializadas em produtos naturais. Pode ser aplicado em machucados, contusões e feridas.

Como plantar alecrim?

como plantar alecrim
Crédito: Pixabay

Plantar alecrim é uma tarefa simples, mas exige cuidado. Apesar de a planta ter preferência por climas subtropicais, se desenvolve bem em qualquer clima.

Publicidade

Todos os dias você deve fornecer luz solar direta à planta, pelo menos algumas horas. Quando ela é jovem, a rega é frequente, pois o solo deve ser mantido úmido. Posteriormente, as regas se tornam mais espaçadas.

O solo deve ser calcário, leve e drenado, com pH neutro ou levemente alcalino. A erva conserva mais sabor e aroma quando o solo tem poucos nutrientes e quando não retém muita água.

Você pode cultivar a planta por estaquia ou a partir das sementes. A germinação costuma ser demorada, levando em média até três anos para se considerar a planta desenvolvida.

Publicidade
pratos típicos da região sul

10 Pratos típicos da região Sul

arroz vermelho

Arroz vermelho: conheça seus benefícios e aprenda como fazer