em

AmeiAmei

Saiba 5 benefícios do espinafre

Você sabe o que o espinafre pode fazer pela sua saúde? Que é ótimo contra a anemia todo mundo já sabe, então descubra outros 5 benefícios dessa folha
Crédito: Pxhere

Essa erva rasteira, originária do sudoeste da Ásia, possui propriedades benéficas inimagináveis. O espinafre contém proteínas, vitaminas A, B1, B2 e B3, C, potássio, cálcio, fósforo, enxofre, sódio, magnésio, cloro, silício e ferro.

O espinafre é um alimento poderoso, bastante utilizado na culinária brasileira. Oferece muitas vantagens para a saúde, como o combate à anemia, gripes e fortalecimento dos ossos.

E ele vai muito além disso! Veja 5 benefícios do espinafre que você provavelmente não conhecia.

Benefícios do espinafre para a saúde 1. Unhas mais fortes

Para que suas unhas fiquem mais resistentes, é fundamental que ela possua alguns nutrientes básicos, como o cálcio e o manganês. O manganês participa ativamente dos processos de metabolismo dos hidratos de carbono e cura do organismo.

A vitamina A também é fundamental para unhas fortes e para o bom crescimento e o espinafre uma excelente fonte desse nutriente. Uma xícara dele tem 6x mais do que a quantidade diária necessária de vitamina A.

O mesmo acontece com o potássio e o manganês, também com forte presença na folha. Esse nutriente ajuda na absorção das vitaminas B e C, sendo também antioxidante e fundamental na formação de ossos, dentes e unhas saudáveis.

2. Crescimento e força para o cabelo

Uma bomba de vitaminas para os cabelos, esse é um dos benefícios do espinafre. Rico em diversos nutrientes essenciais para o cabelo, ele garante a nutrição do couro cabeludo, formando folículos mais resistentes à queda.

Os antioxidantes ajudam a manter a integridade e crescimento dos fios, assim como as vitaminas, principalmente A, B e C, pois auxiliam na manutenção da quantidade de colágeno e queratina.

Outro benefício do espinafre é o aumento do fluxo de oxigênio nos folículos pilosos, através da sua elevada quantidade de ferro, deixando seu cabelo mais saudável e bonito.

3. Pele hidratada e sem espinhas

Assim como existem diversos benefícios do espinafre para a saúde e beleza de unhas e cabelos, a pele também é favorecida por esse superalimento.

Para que a pele mantenha seu brilho e juventude, são fundamentais as vitaminas A, E e C, além de diversos minerais presentes na folha.

A vitamina B ajuda sua pele a se proteger do efeito nocivo dos raios ultravioletas, tornando sua pele mais jovial e resistente a doenças como o câncer.

Para quem tem pele oleosa e com propensão a espinhas, o espinafre é fantástico, devido a suas propriedades emolientes, hidratantes e anti-inflamatórias.

Ao menos a cada 15 dias, faça uma máscara de espinafre para manter a saúde da sua pele.

Como fazer:

  1. Pegue uma xícara de folhas de espinafres já higienizadas;
  2. Pique bem e amasse com um pouco de água, até formar uma pasta;
  3. Aplique no rosto limpo e deixe agir por 10 minutos;
  4. Lave bem com água fria e hidrate da forma usual.

É importante testar em uma pequena região para ver como sua pele reage e sempre consultar um profissional antes de realizar qualquer procedimento, ok?

Essa máscara remove a oleosidade, hidrata e reduz a inflamação de acnes e espinhas, além de rejuvenescer a pele.

4. Auxilia no tratamento da depressão

A depressão é uma doença que exige atenção a detalhes como a alimentação, para que assim se possa chegar a uma melhora, de forma holística.

E outro dos benefícios do espinafre é ser um grande aliado na luta contra os sintomas da depressão, já que ajuda a regular os hormônios relacionados ao humor. Além disso, fornece bastante energia para as atividades, como visto anteriormente.

O sono também é regulado, assim como o apetite, dada a presença do ácido fólico, uma vitamina do complexo B, fundamental para pessoas que lutam contra a depressão.

Alguns estudos relacionaram a deficiência dessa vitamina e o agravamento dos casos de depressão. Então, é altamente recomendado o seu consumo, além do acompanhamento médico recomendado.

5. Reduz a pressão arterial

O aumento da pressão arterial pode ter origem em diversos fatores. Um deles é a baixa quantidade de potássio no sangue, então, já que o espinafre é rico nesse nutriente, ajudar a manter a pressão arterial sob controle é um dos benefícios do espinafre.

Outro fator relevante é a quantidade de sódio presente na corrente sanguínea e o espinafre ajuda a regular esse mineral, equilibrando assim o organismo.

Para auxiliar na manutenção da pressão arterial, recomenda-se ingerir o espinafre diariamente, fortalecendo assim seus sistema cardio-vascular.

Propriedades nutricionais

Cada xícara de espinafre cru contém apenas 7 calorias, com 1g de fibra, tendo como outros nutrientes: 1g de proteína, 167 mg de potássio, 30 mg de cálcio, 24 mg de magnésio, 58 mg de ácido fólico e 165 mg de betaína.

Tem também todo o manganês, vitamina A, vitamina K e folato necessários para seu corpo, sendo rico em ferro e na coenzima Q10, que ajuda a reforçar o sistema imunológico, neutralizar os radicais livres e dar energia.

Os flavonoides presentes no espinafre, poderosos antioxidantes, são remédios naturais que ajudam na luta contra as células cancerosas, principalmente no ovário, mama, próstata e cólon.

Contraindicações e cuidados

Apesar de apresentar tantos benefícios para a saúde, o espinafre apresenta substâncias bociogênicas, que acaba interferindo na atuação da tireoide, em casos de consumo de grandes quantidades.

Também contém purina, que em casos de consumo elevado pode gerar um acúmulo de ácido úrico, resultando em pedras nos rins ou até mesmo gota.

O oxalato presente nas folhas também pode – quando em grande quantidade na corrente sanguínea – levar à formação de cristais nos rins e vesícula.

Porém não se preocupe, basta cozinhar as folhas que esses antinutrientes serão neutralizados, tornando a folha segura para consumo diário.

Como consumir espinafre

Como visto nas contraindicações, é fundamental que se cozinhe o espinafre para consumi-lo, o que não impede o seu uso em saladas, esporadicamente.

Além de cozinhar, é importante adicionar algum tipo de óleo de boa qualidade, para que ele tenha seu efeito potencializado, aumentando a absorção dos nutrientes.

Outro ponto a levar em consideração é a qualidade do espinafre. Procure alimentos orgânicos, pois estes são mais ricos em nutrientes e livres de agrotóxicos nocivos ao seu organismo.

Lave sempre muito bem as folhas com água e desinfetante apropriado para tal, deixando de molho por alguns minutos antes de consumir.

Receita de creme de espinafre
benefícios do espinafre receita creme de espinafre
Crédito: Pixabay

Então, que tal uma forma de cozinhar o espinafre e deixá-lo muito saboroso? Aproveite para testar hoje essa receita super fácil de creme de espinafre.

Ingredientes:

  • Farinha: 4 colheres de sopa;
  • Leite: 3 xícaras (gelado);
  • Espinafre: 300 gramas (picados);
  • Noz-moscada: a gosto;
  • Manteiga: 4 colheres de sopa;
  • Sal: 1 pitada.

Modo de preparo:

  1. Derreta a manteiga em uma panela pré aquecida;
  2. Acrescente a farinha e misture até ficar dourada e homogênea;
  3. Coloque o leite gelado e bata com um batedor para que não forme bolinhas e fique com uma consistência lisa;
  4. No momento que a farinha dissolver, aumente o fogo;
  5. Tempere com a noz-moscada e permaneça mexendo até engrossar, por 10 minutos;
  6. Quando atingir a consistência ideal, acrescente o espinafre;
  7. Cozinhe por mais 10 minutos;
  8. Acerte o sal;
  9. Desligue o fogo e deixe esfriar.

E pronto, você tem um creme incrível, rápido e que combina como acompanhamento de massas, pães, aves, peixes e carnes ou como aquela sopinha para o final do dia, com croutons acompanhando.

Se quer mais ideias do que fazer com espinafres, veja o vídeo e inspire-se!

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para obter os resultados mencionados também é preciso ter a uma vida e alimentação saudáveis e equilibradas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

remédios caseiros para varizes
Conheça os melhores remédios caseiros para varizes
benefícios do pepino
Benefícios do pepino para a saúde