em

Como tomar suco detox corretamente para aproveitar os benefícios

Melhores tipos e horários para tomar suco detox corretamente

tomar suco detox
Crédito: Pixabay

Tomar suco detox é sem dúvidas uma excelente opção para quem quer ter uma vida com mais saúde e tranquilidade, desfrutando dos bons momentos, sem ter que se preocupar com remédios, controles rigorosos e horários.

Isso porque além de trazer diversos nutrientes essenciais para o seu corpo funcionar corretamente, ele ajuda a eliminar as toxinas do organismo, fazendo uma verdadeira faxina. Mas existe o jeito certo de fazer isso.

Não basta sair tomando qualquer receita que encontrar por aí e achar que está certo, você tem que saber qual é o mais adequado para cada momento e necessidade. Dessa forma, leia o artigo e planeje a sua semana, com sucos deliciosos e adequados a sua necessidade.

 10 dicas para tomar suco detox corretamente

Aprenda então os segredos para você acertar definitivamente na sua dieta detox e tomar o suco certo, na hora e forma correta.

1. Não adoce

Adoçar o suco detox vai reduzir muito a sua eficácia, pois o próprio açúcar é uma toxina para o seu organismo, prejudicando o funcionamento de diversas partes do seu corpo. Ele tem que ser processado e transformado para que deixe de ser tóxico, transformando-se em gordura.

Então, se você quer um suco detox para emagrecer, ficar mais saudável ou fazer aquela manutenção no seu corpo, fique longe do açúcar. Se não consegue tomar sem adoçar, opte por adoçantes 100% naturais como o xilitol ou stévia, ou até mesmo, o açúcar de coco ou mel.

Conheça qual é o melhor tipo de açúcar

2. Não coe

A maioria dos sucos desintoxicantes podem – e devem – ser tomados sem coar, com a exceção daqueles que levam casca de frutas como a laranja, limão ou manga. Talos, folhas, diversas polpas, sementes, farinhas diversas e outros, podem ser ingeridas sem problemas.

Isso favorece o processo de limpeza do organismo, pois as fibras que estão presentes nesses alimentos, não serão eliminadas pela peneira, indo direto para o seu organismo. Além disso, ao jogar fora o que seria considerado bagaço, muitos nutrientes se perdem.

3. Pela manhã

tomar suco detox
Crédito: NiT

Tomar suco detox é pela manhã, diferente do que deve ser tomado pela tarde ou pela noite. Isso porque ele deve ser ingerido em jejum, para que possa fazer um melhor efeito. Tome o suco assim que acordar e fique pelo menos, uma hora sem comer nada, para que ele possa agir.

Além disso, o tipo de suco também é diferente, devendo ter mais agentes desintoxicantes, como o limão, gengibre, aspargo, maçã, alho, agrião, couve, chá verde, pepino, açafrão, abacaxi e melancia, por exemplo. A quantidade também pode ser um pouco maior, normalmente 500 ml.

4. Pela tarde

O lanche detox pela tarde ou no intervalo entre as refeições principais, deve ser feito com mais consistência do que os da manhã. Isso porque visa não somente a limpeza, mas também a manutenção da alimentação ao longo do dia.

Você pode então contar com mais elementos um pouco mais calóricos, reunidos aos alimentos desintoxicantes já citados acima. Pode aproveitar para focar em algum ponto específico, por exemplo, se tiver prisão de ventre, capriche no mamão e ameixa ou se quiser combater a acne, em alimentos anti-inflamatórios.

5. Pela noite

A noite se deve ter o carinho de escolher muito cuidadosamente o que vai ser colocado no seu suco detox, pois alguns alimentos tendem a aumentar o metabolismo, fazendo com que o seu sono seja reduzido.

Dessa forma, opte por alimentos que sejam também calmantes, além de limpar, como a alface, o pepino, capim limão, brócolis, beterraba, mel, sementes de girassol, banana, maracujá, aveia e amêndoas, por exemplo.

6. Antes do treino

Tomar suco detox pode ser um excelente pré-treino, dando energia de curto e longo prazo para você fazer suas atividades com mais explosão e resistência. Para isso, basta adicionar carboidratos de boa qualidade com as preciosas gorduras do bem.

Para tanto, opte pelo abacate, banana, oleaginosas, iogurte, espinafre, aveia e outros carboidratos bons. Escolha também alguns termogênicos para dar aquele gás no treino, como as frutas vermelhas, cenoura, aipo, pimenta, gengibre, frutas cítricas e muitos outros.

7. Nunca substituir uma refeição principal

receita suco detox couve beterraba
Crédito: PxHere

Uma boa alimentação não deve nunca ser substituída por qualquer tipo de suco. Seu corpo precisa dos mais diversos tipos de nutrientes, que são ingeridos de acordo com a sua alimentação. Então, se você pular o almoço para apenas tomar suco detox, certamente não está se ajudando.

O que você pode fazer é buscar uma alternativa mais leve para o almoço, com receitas de marmitas fit, ou quem sabe uma escolha mais inteligente do que adicionar na sua alimentação e o que tirar urgentemente, pois te intoxicam e engordam muito mais do que você imagina.

8. Higienize corretamente

De nada adianta você caprichar nos alimentos, para limpar o seu corpo, e jogar para dentro um monte de sujeira e germes que podem te fazer mal e estão na superfície dos mesmos. Assim, faça a higienização correta, antes de consumir.

Para as folhas, basta colocar de molho por 15 minutos (pode ser no dia anterior) em solução de limpeza apropriada, utilizando a seguir. No caso de alimentos com casca como a maçã, lave primeiro com a bucha e depois coloque de molho na solução esterilizadora.

9. Escolha os orgânicos

Você sabe a quantidade de agrotóxicos que vem nos alimentos que você consome todos os dias? Isso sem falar nas ceras, fertilizantes químicos utilizados e até produtos para amadurecimento acelerado, que podem fazer muito mal.

Dessa forma, para tomar suco detox e evitar a ingestão dessas toxinas, opte por consumir produtos orgânicos de boa qualidade, com mais nutrientes e sem agrotóxicos, fertilizantes químicos e com uma pegada muito mais leve no meio ambiente.

10. Congele

Aproveite as frutas da época e congele nas forminhas de gelo, colocando em seguida em sacos etiquetados. Faça o mesmo com a couve, espinafre e outros alimentos que não são grandes fontes de vitamina E ou C, ou seja, seus nutrientes não são tão voláteis.

Frutas também podem ser congeladas, como a banana, morangos e abacaxi, para dar maior cremosidade ao seu suco, podendo inclusive fazer deliciosos smoothies para outros momentos do dia, só pelo prazer de tomar algo gostoso e saudável.

influência da lua na nossa vida

Influência da lua na nossa vida: o que dizem os estudos

usar tônico capilar

Como usar tônico capilar: saiba como funciona esse produto