em

AmeiAmei

Benefícios do limão: saiba tudo o que esse alimento pode oferecer

Se usada com moderação, essa fruta cítrica pode mudar sua vida para melhor
benefícios do limão para beleza e saúde
Crédito: Freepik

O limão é uma das frutas cítricas mais populares no mundo. Possui diversas variedades, podendo ser verde, amarelo ou alaranjado. Seus benefícios são encontrados em todas suas variações, do Tahiti ao siciliano, o que o torna um aliado para a saúde, a beleza e até mesmo da limpeza doméstica.

Propriedades do limão

Não é de hoje que ele faz parte do dia a dia das pessoas. Tem sido usado há séculos na culinária, como tempero, transformado em suco e em sobremesas. Essa fruta também atua na conservação e na limpeza de roupas, assim como na purificação de ambientes.

Claro que os mais importantes benefícios estão relacionados à saúde. Isso porque ele é uma fonte muito rica de diversos nutrientes necessários ao organismo. Ele se destaca pela alta concentração de vitamina C, além de possuir boas taxas de vitaminas do complexo B, de cálcio, ferro, ácido fólico, fósforo, magnésio, zinco, potássio e fibras.

Muitas pessoas utilizam essa fruta no tratamento de resfriados e de gripes, principalmente como um aliado do mel e do gengibre. Saiba, porém, que os efeitos causados na saúde vão muito além disso.

11 Benefícios para a saúde

benefícios do limão para a saúde
Crédito: Pxhere

Para início de conversa, essa é uma fruta com baixo teor calórico. A cada 100 gramas do tahiti, aquele verdinho mais comum de encontrar no supermercado, encontra-se apenas 32 kcal.

Outra questão importante a ser levada em consideração é que você pode aproveitar todas as partes da fruta. O suco é bastante benéfico, mas usar raspas da casca também é, já que ela é rica em óleos essenciais. Portanto dê preferência ao consumo consciente e não use apenas a polpa.

1. Desintoxica o organismo

Nos últimos tempos surgiram muitas dietas consideradas detox, termo proveniente da palavra desintoxicação, utilizada para classificar tudo que promete limpar as toxinas do organismo. Essa fruta é considerada um alimento detox, uma vez que é diurético e suas propriedades adstringentes estimulam o bom funcionamento dos rins e, consequente, a eliminação das impurezas.

É interessante uni-lo a outros alimentos diuréticos para que essa funcionalidade se potencialize. Especialistas recomendam tomar logo cedo pela manhã um copo de água morna com uma unidade espremida, em jejum, para limpar o organismo.

2. Fortalece o sistema imunológico

É uma fonte importante de vitamina C, que é essencial para fortalecer o sistema imunológico. Quem tem esse sistema fortalecido, tem o organismo mais protegido contra resfriados, gripes, outras viroses, inflamações e infecções.

3. Benéfico para a saúde estomacal

Muitas pessoas acreditam que consumi-lo causa azia, uma vez que essa fruta é ácida. Na verdade é justamente o oposto. Quando ingerido, ele se transforma em agente alcalino, não ácido. Portanto ele ajuda a prevenir e a eliminar diarreias e constipação intestinal. Ainda auxilia o fígado a produzir a bílis, substância essencial para uma boa digestão.

4. Auxilia na prevenção de problemas cardíacos

Uma vez que contém potássio em sua composição, ele ajuda a controlar a pressão arterial elevada. Pode colaborar, portanto, a diminuir sintomas causados por esse problema, como tonturas e náuseas.

A vitamina C, presente em quantidades impressionantes nessa fruta, combate os radicais livres, que atacam as células dos vasos sanguíneos e das paredes das artérias, o que as danifica. Esse dano é perigoso, visto que pode aumentar o acúmulo de colesterol na circulação sanguínea.

5. Combate aos radicais livres

Não são apenas as células dos vasos sanguíneos e das paredes das artérias que podem ser danificadas pelos radicais livres. Esses organismos, quando em excesso, oxidam e prejudicam o funcionamento das células do corpo todo. É a vitamina C, presente na fruta em alto teor, um dos antioxidantes mais importantes e um dos melhores combatentes dos radicais livres.

A vitamina C circula no corpo humano neutralizando todos os radicais livres que encontra, seja dentro ou fora das células. Por isso, quem o consome com frequência tem reduzidas as chances de ter dores, inchaços e inflamações, como osteoartrose e artrite reumatoide.

6. Redução do colesterol “ruim”

Os flavonoides são antioxidantes presentes na casca e em outras frutas cítricas, como a tangerina e a laranja. Essas substâncias atuam no equilíbrio do colesterol, em conjunto com uma dieta saudável e a prática de atividade física regular. Dessa forma, previnem-se outros problemas relacionados à saúde vascular e até mesmo a obesidade.

7. Facilita a perda de peso

benefícios do limão para emagrecer
Crédito: Freepik

Ao mesmo tempo em que ele é um ótimo detox, tem também um papel coadjuvante na perda de peso. Especialistas recomendam que, em vez de bebidas calóricas, tome-se sempre água com limão, suco ou limonada, com quantidades baixas de açúcar, pois a hidratação do corpo será mais saudável.

O suco tem boa quantidade de fibra pectina, que minimiza a vontade de comer fora de hora. Dessa forma, seu suco contribui com o consumo adequado de calorias por dia.

8. Previne a formação de pedras nos rins

O suco, dentro de uma dieta saudável e equilibrada, contribui com a prevenção da formação de cálculos renais ao evitar que os níveis de cálcio subam, o que seria um dos fatores responsáveis pela formações dos cálculos.

9. Contribui com a saúde bucal

Novamente o suco ingerido em jejum apresenta seus benefícios. Como ele possui propriedades antibacterianas, elimina as bactérias causadoras do mau hálito, além de prevenir dores de dente, gengivite e outras inflamações.

10. É um diurético natural

Seu consumo está relacionado a uma maior produção de urina, o que elimina mais rápido as bactérias e impurezas presentes no organismo. Dessa forma, essa fruta ajuda a prevenir infecções urinárias e contribui com a eliminação do inchaço causado pela retenção de líquidos.

11. Ajuda a prevenir e a combater câncer

O extrato da fruta atua no combate das células cancerosas. Pesquisas apontam essa influência no tratamento de cânceres de mama, de útero e dos pulmões. Cabe ressaltar que há eliminação apenas das células malignas, não das saudáveis. Lembre-se que nenhum remédio natural deve substituir o tratamento receitado por um médico. Eles atuam como ajudantes dos remédios convencionais.

Propriedades nutricionais

Você já pôde conferir um pouco da composição dessa fruta, que faz dela uma excelente aliada da saúde. É interessante saber que em 100 gramas do suco do tipo Tahiti, consome-se:

  • Carboidratos: 8,42 g;
  • Fibras: 0,4 g;
  • Cálcio: 14 mg;
  • Vitamina C: 30 mg;
  • Fósforo: 14 mg;
  • Magnésio: 8 mg;
  • Potássio: 117 mg.

Benefícios para a pele

benefícios do limão para a pele
Crédito: Pxhere

Assim como outros produtos naturais, essa fruta pode ser usada também em benefício da estética. Para a pele, por exemplo, ele tem muito destaque, por isso é comum ver cosméticos cujo princípio ativo é justamente essa fruta.

1. Clareia manchas

A sabedoria popular recomenda-o quando o assunto é clarear manchas na pele. Isso pode parecer estranho, já que passá-lo na pele e ir para o sol resulta em manchas. Se aplicado da forma correta, os resultados podem ser bastante positivos.

Há duas formas de fazer o processo. A primeira é misturar gotas do suco a um pouco de água de coco. Aplique na pele a mistura e espere alguns minutos antes de tirar. A segunda é esfregar diretamente a fruta no local da mancha. Em qualquer uma das opções, não saia ao sol até remover todo o suco da fruta da sua pele e faça um teste numa área pequena para saber se sua pele não é sensível.

2. Trata acne

Já que é um antibacteriano natural, contribui com a remoção das bactérias que causam a inflamação da acne. Para tanto, corte uma unidade da fruta ao meio, esprema apenas uma das metades, aplique no seu rosto e deixe agir por alguns minutos. Mais uma vez, não saia ao sol sem antes ter removido todo os resíduos.

3. Ajuda a rejuvenescer a pele

Uma vez que a quantidade de antioxidantes presente nele é alta, ele atua no combate aos radicais livres. Além disso, estimula a produção de colágeno, um dos componentes estruturais da pele. Nesse caso, o consumo regular da fruta é o suficiente para obter seus benefícios, sempre aliado a uma dieta saudável.

Benefícios para o cabelo

benefícios do limão para o cabelo
Crédito: Freepik

Quando o assunto é beleza, ele não está relacionado apenas ao cuidado da pele. O cabelo também pode se beneficiar das propriedades dessa fruta, embora exija que você tenha cuidado durante e depois de sua aplicação.

1. Benéfico contra a oleosidade

Suas propriedades antioxidantes podem equilibrar a oleosidade do couro cabeludo. Misture suco da fruta com chá de alecrim e borrife nos cabelos. Essa aplicação não deve ser realizada todos os dias, pois pode danificar seus fios.

2. Clareia o cabelo

Lembra que clareia a pele? Pois saiba que ele é um produto natural para quem quer clarear também o cabelo. Basta misturar uma xícara de suco a um pouco de água morna e borrifar essa mistura no cabelo. Depois fique cerca de uma hora sob o sol. Quando enxaguar, aplique depois uma máscara hidratante.

3. Evita a queda de cabelo e elimina as caspas

O cítrico somado às propriedades antioxidantes da fruta e aos seus sais minerais irá limpar o couro cabeludo. Isso eliminará as caspas e fortalecerá os folículos pilosos. O processo é bastante simples. Extraia o suco de duas unidades e passe em todo o couro cabeludo, massageando. Deixe agir por meia hora antes de lavar. Repita o processo duas vezes por semana.

Água com limão emagrece?

benefícios do limão e da água de limão
Crédito: Pxhere

Lembra-se que água com limão é um poderoso detox no organismo? Pois bem. Uma vez que essa bebida auxilia a limpar as toxinas do corpo, desincha e reduz a vontade de comer fora de hora, também ajuda a perder peso.

Muitas pessoas ingerem essa bebida e acreditam que ela por si só irá provocar mudanças nos números da balança. Ela reduz a vontade de comer doces e melhora o metabolismo, mas tenha em mente que consumi-la diariamente em jejum é apenas uma parte de sua dieta.

Portanto continue a beber água morna com limão em jejum pela manhã. Antes das refeições principais é aconselhável beber água gelada com a fruta, uma vez que o corpo gasta um pouco mais de calorias ao aquecê-la. Lembre-se, contudo, que para obter resultados significativos você deve ter uma alimentação equilibrada e saudável, além de praticar atividades físicas com regularidade.

Malefícios do limão

A fruta, assim como outros alimentos, não deve ser consumido em excesso. Apesar de todos os benefícios para a saúde, para o cabelo e para a pele, cuidado com o exagero.

Aumento da acidez estomacal

Essa fruta pode ser bastante prejudicial ao sistema digestivo se já houver problemas relacionados à acidez. Quando consumido com moderação, a acidez dele se transforma em sais alcalinos e auxilia na saúde digestiva. Em excesso, essa transformação não ocorre como deveria, ou seja, é como se você estivesse aumentando descontroladamente a acidez de seu estômago. Isso provocará azia, dores estomacais e mesmo úlceras.

Desgaste dos dentes

Seu consumo excessivo também pode causar cáries. Quando há exageros, seu ácido cítrico pode dissolver o esmalte dos dentes, o que os deixa suscetíveis a cáries e manchas.

Aumenta o risco de pedras nos rins

O suco pode prevenir o aparecimento de pedras nos rins. A casca, por sua vez, pode contribuir para que elas apareçam. Uma vez que a casca dessa fruta tem alta quantidade de oxalato, a absorção de cálcio pelo corpo pode ser prejudicada. Se o cálcio não for devidamente absorvido, ele se solidifica, formando as pedras, que, de alguma forma, terão de ser eliminadas.

Manchas na pele

Embora seja recomendado para o clareamento e tratamento de problemas de pele, nunca deve aplicá-lo sobre a pele e se expor ao sol. Essa combinação de elementos vai causar manchas. Sempre que fizer uso de qualquer tratamento da fruta na pele, apenas pegue sol depois de ter removido por completo o suco e aplique protetor solar.

Como funciona a dieta do limão?

Existe dieta com todo tipo de ingrediente, inclusive a dieta dessa fruta. Como você viu, essa fruta, assim como qualquer outra, precisa ser consumida apenas na quantidade equilibrada para evitar sofrer com o excesso de acidez.

Sendo assim, essa dieta pode ajudar a alcançar o peso ideal, mas você vai precisar manter uma alimentação muito saudável, rica em nutrientes, com frutas, legumes, verduras, leguminosas, cereais integrais, proteínas e carboidratos de boa qualidade.

Também, vai precisar manter uma rotina de atividade física para que o seu corpo trabalhe em equilíbrio e não acumule o que você ingeriu. Ou seja, sua dieta necessita de carboidratos para que sejam usados como energia. O truque é comer fontes saudáveis de carboidratos, simples e complexos, nos momentos certos do dia.

Com todos esses alertas em mente, sabendo que dietas super restritivas só servem para resultados imediatos e não de forma saudável, veja no que consiste a dieta do limão.

A principal característica desse tipo de dieta é beber um copo de água morna com suco de 1 unidade da fruta espremido na hora, todos os dias ao acordar, ainda em jejum.

Somente depois de 15 a 20 minutos é que deve tomar um café da manhã saudável, conforme recomendado na dieta do seu nutricionista. A intenção é promover a desintoxicação do organismo, reduzindo o inchaço e estimulando a melhor absorção dos nutrientes que vai comer ao longo do dia.

Algumas dietas com essa fruta também estendem a ingestão da bebida 20 minutos antes do almoço e do jantar, com o mesmo objetivo, sempre seguido de uma alimentação saudável e balanceada, pois isso é o que realmente importa.

Ao mesmo tempo em que vai ajudar seu organismo a eliminar as toxinas e absorver nutrientes, vai fortalecer o sistema imune e oferecer as demais vantagens que você viu nos benefícios. Ou seja, mantendo seu corpo saudável, o emagrecimento será muito mais fácil.

Receita de torta de limão saudável

Entre tantas receitas deliciosas, se quiser manter a forma, o ideal é optar pelas versões de receitas mais saudáveis. Ainda assim, quando forem açucaradas, deve respeitar a quantidade permitida na dieta. Veja como fazer essa deliciosa torta para o fim de semana.

Ingredientes da massa

Melado de cana: 2 colheres (sopa);
Óleo de coco: 2 colheres (sopa);
Linhaça: 2 colheres (chá);
Farinha de aveia: 1 ½ xícara (chá);
Sal marinho: 1 pitada.

Ingredientes do recheio

Castanha de caju deixada de molho por 4 horas: 1 ½ xícara (chá);
Melado de cana: ½ xícara (chá);
Suco de limão: 1/3 de xícara (chá);
Raspas de limão: 1 colher (sopa);
Extrato de baunilha: 1 colher (chá).

Modo de preparo

  1. Misture todos os ingredientes da massa em uma tigela. Depois de bem misturado, forre o fundo de uma assadeira com aro removível e leve ao forno médio por 15 minutos. Depois deixe esfriar;
  2. Enquanto isso, no liquidificador, bata todos os ingredientes do recheio, menos as raspas. Quando formar um creme liso, misture-as, sem bater, e derrame por cima da massa já fria;
  3. Decore com mais raspas e leve para a geladeira para servir firme e geladinho.

Outras receitas com limão

Essa fruta é uma das estrelas da cozinha quando o assunto é tempero e sobremesas. É um dos ingredientes mais usados para temperar carnes vermelhas e brancas, como peixe, frango e porco. Aparece também em muitos doces, como mousses, tortas e bolos. Basta usar a criatividade. Veja abaixo algumas receitas para lhe inspirar.

Purê de batata

benefícios do limão e receita de purê
Crédito: Blog Veganana

Essa é uma receita que deve ser preparada como um acompanhamento. É uma versão um mais sofisticada do tradicional purê de batata e o sabor fica realmente interessante com a adição do limão. Veja abaixo os ingredientes e o modo de preparo:

Ingredientes

Batata: 1 kg;
Mostarda em pó: 1 colher (sopa);
Sal do Himalaia: 1 colher (chá);
Óleo: 2 colheres (sopa);
Salsinha: 4 colheres (sopa) picada;
Casca de limão ralada: 1 unidade;
Cebolinha: 1 colher (sopa) picada;
Azeite de oliva e pimenta: para finalizar.

Modo de preparo:

  1. Leve as batatas, já cortadas e descascadas, a uma panela grande e com água. Adicione a colher de sal e feche a panela;
  2. Enquanto as batatas cozinham, corte a cebolinha e a salsinha. Rale a casca do limão e reserve tudo;
  3. Com as batatas cozidas e ainda quentes, amasse-as. Adicione as colheres de óleo enquanto as amassa. Depois basta transferir para o prato ou tigela em que irá servir o purê;
  4. Acrescente primeiro a cebolinha e a salsa. Misture até estar tudo bem incorporado;
  5. Acrescente agora a casca de limão e a mostarda em pó. Misture tudo;
  6. Finalize com azeite de oliva e pimenta por cima. Agora é só se deliciar!

Lombinhos de porco com limão e cerveja

benefícios do limão e receita de lombinho de porco
Crédito: Pxhere

Uma refeição só com o acompanhamento não é completa. Depois do purê de batatas, você precisa de um prato principal. Que tal lombinhos de porco? Saiba que temperar esse tipo de carne com cerveja e limão deixa ela mais macia e suculenta. Portanto veja abaixo os ingredientes e o modo de preparo.

Ingredientes

Lombinhos de porco: 4 unidades;
Cebola: 1 unidade picada;
Alho: 2 dentes picados;
Limão: 2 unidades;
Azeite: 2 colheres (sopa);
Cerveja: 1 unidade;
Sal e pimenta: a gosto.

Modo de preparo

  1. Aqueça o azeite em uma frigideira e doure os dentes de alho e a cebola;
  2. Transfira os dentes de alho e a cebola para uma assadeira. Por cima, disponha os pedaços de lombinho. Tempere com sal e pimenta primeiro. Depois esprema o suco de um dos limões por cima. Por fim, regue a carne com a cerveja;
  3. Leve ao forno preaquecido a 180ºC. Deixe assar até que a carne esteja no ponto;
  4. Sirva ainda quente, com raspas da casca do outro limão por cima.

Pavê de limão

benefícios do limão e receita de pavê
Crédito: Cooknenjoy

Agora é a hora mais esperada pela maioria das pessoas: a sobremesa. Depois de um prato principal e de um acompanhamento deliciosos, o doce tem que ser à altura. E quando se fala em sobremesa com a fruta, nada melhor do que um clássico pavê. Leva poucos ingredientes, é fácil de fazer e todo mundo gosta. Confira a receita!

Ingredientes

Suco de limão: 100 ml (o equivalente a 3 limões grandes);
Leite condensado: 1 lata;
Creme de leite: 1 lata;
Bolacha Maria ou biscoitos de Maizena: 200 g;
Raspas de limão: para decorar.

Modo de preparo

  1. Leve o creme de leite, o leite condensado e o suco de limão ao liquidificador. Bata tudo;
  2. Cubra todo o fundo de um refratário de vidro com as bolachas e adicione o creme por cima. Vá fazendo as camadas até chegar ao topo do refratário;
  3. Adicione as raspas de limão por cima e depois cubra tudo com um plástico filme;
  4. Leve à geladeira por algumas horas antes de servir.

Veja no vídeo abaixo uma receita de bolo verde de limão para aquele chá da tarde em família:

Fontes: IJHSS e NCBI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
bolo de limão
8 Receitas de bolo de limão imperdíveis
Entenda a tendência dos sinais “Não toque no bebê”