em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! TristeTriste

20 Benefícios da banana para a saúde

Uma das frutas mais comuns e adoradas do Brasil tem muitos benefícios e também alguns malefícios
banana
Crédito: Pxhere

Ela é cultivada em pelo menos 130 países, sendo a quarta fruta mais produzida em todo o mundo. Possui mais de cinquenta variedades, como, por exemplo, a prata, a maçã, a ouro, a nanica e a da terra. Os benefícios da banana são tantos quanto são os seus tipos.

Benefícios da banana

benefícios da banana
Crédito: Unsplash

A banana é conhecida como um alimento destinado a atletas e a todas as pessoas que praticam exercícios físicos com regularidade, mas claro que as demais pessoas podem e devem se beneficiar dessa fruta.

Apesar dela ter algumas restrições, a maioria da população pode consumi-la normalmente.

1. Previne doenças do coração

Por ser riquíssima em potássio, ela é uma combatente da hipertensão e dos demais problemas do coração.

O potássio é um mineral condutor de eletricidade, sendo, portanto, necessário para estabilizar os batimentos cardíacos.

Somando a quantidade desse mineral à baixa concentração de sódio nela, a proteção do sistema cardiovascular está garantida.

2. Melhora a saúde dos olhos

A vitamina A é uma grande aliada da saúde ocular. Os compostos dessa vitamina, como o betacaroteno e o alfacaroteno, preservam as membranas ao redor dos olhos e ajudam a córnea a processar a luz. Outro dos benefícios para os olhos é diminuir a incidência de cegueira noturna.

3. Fornece energia

Tanto atletas e pessoas que praticam atividades físicas quanto as demais pessoas podem se valer dela para obter energia. A fruta contém carboidratos que fornecem boa quantidade de energia antes de um treino físico, por exemplo.

Ela também possui açúcares que chegam aos músculos exaustos e restaura suas reservas de glicose. Isso acelera a recuperação das fibras musculares.

Convém, portanto, ingerir pelo menos 100 gramas da fruta antes ou depois de um treino. Ela é muito mais saudável que isotônicos ou doces.

4. Ajuda no emagrecimento

Nem todo mundo pensa que um dos benefícios dela é ajudar a emagrecer. Fato é que são doces por natureza, o que pode auxiliar na redução do desejo de açúcar do organismo.

Para você ter uma ideia, uma unidade tem um quarto das calorias de uma barra de chocolate, tendo muito mais nutrientes.

Além disso, pelo menos metade das fibras da fruta são solúveis. Isso quer dizer que, ao chegarem ao sistema digestivo, absorvem água e retardam a digestão. Uma vez que a comida fica mais tempo no estômago, faz com que tenha maior sensação de saciedade.

Por isso pode ser interessante comer uma unidade da fruta antes da refeição principal. Cuidado, apenas, com a quantidade que irá consumir. Como ela é rica em carboidratos, se consumir demais pode acabar tendo o efeito contrário.

5. Protege o sistema digestivo

Visto que ela possui uma enzima específica, o estômago é envolvido por uma proteção que previne úlceras. As fibras também desempenham um papel protetivo em relação à saúde digestiva.

Elas previnem a flatulência, além de regular as funções do intestino. São ativas na eliminação de resíduos e toxinas estomacais e intestinais.

6. Melhora o humor

benefícios da banana e a melhora do humor
Crédito: Pexels

Quatro elementos presentes nela são responsáveis por ajudar a superar estados depressivos: triptofano, vitamina B6, magnésio e antioxidantes.

O triptofano é um aminoácido que se converte em serotonina quando entra no organismo. A serotonina é um neurotransmissor cerebral responsável por regular o humor e trazer sensação de bem-estar.

A vitamina B6, por sua vez, acalma e propicia um sono melhor. O magnésio relaxa os músculos, enquanto os antioxidantes liberam a dopamina, outro neurotransmissor que auxilia na manutenção do humor.

7. É um remédio natural contra cãibras

Esse é um dos mais conhecidos. É o potássio que mais uma vez se destaca. Diversos estudos comprovaram que baixos níveis de potássio no corpo contribuem significativamente para a ocorrência de cãibras.

Esses mesmos estudos recomendam que consumir duas unidades uma hora antes de uma prática de exercícios pode prevenir o problema.

8. Previne doenças nos rins

O potássio reduz a chance de aparecerem pedras nos rins e ajuda a eliminar as já existentes. A presença de vitamina C também combate os radicais livres, possíveis causadores de câncer renal.

Um estudo realizado por pesquisadores da Suíça concluiu que seus antioxidantes podem ser eficazes na prevenção do câncer de rim em mulheres. Segundo esse estudo, quatro a seis unidades por semana reduzem pela metade as chances de desenvolverem esse tipo de doença.

9. Melhora a saúde cerebral

De acordo com pesquisas, seu alto teor de manganês é eficaz na melhora das funções gerais do cérebro. Esse mineral pode auxiliar a prevenir problemas como epilepsia e o mal de Parkinson.

10. Previne problemas ósseos

Um nível reduzido de manganês no organismo aumenta as chances de tornarem fracos os ossos. Isso pode levar a problemas graves, como a osteoporose. Por isso recomenda-se um consumo regular da fruta, principalmente conforme avança a idade.

11. Retarda o envelhecimento

benefícios da banana envelhecimento precoce
Crédito: Unsplash

Sua vitamina C equivale a 14% do que uma pessoa necessita por dia desse nutriente. Essa vitamina contribui diretamente na produção de colágeno, um componente estrutural responsável por manter a elasticidade e a aparência da pele em dia.

A fruta também tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que retardam naturalmente o envelhecimento, já que reduzem a oxidação da pele causada pelos radicais livres.

12. Combate a anemia

Uma vez que ela é riquíssima em ferro, auxilia na produção de hemoglobina, o que, portanto, trata e previne a anemia. As mulheres devem consumir essa fruta em período menstrual, visto que nesse período há grande perda de sangue.

13. Previne o enjoo matinal da gravidez

Até mesmo as gestantes podem se aproveitar dos seus benefícios, uma vez que mulheres grávidas costumam ter o famoso enjoo matinal logo que acordam.

Especialistas afirmam que seu consumo regular pode amenizar esse problema e reduzir a ocorrência de náuseas e tonturas matutinas.

14. Auxilia quem quer parar de fumar

Pessoas viciadas em nicotina sofrem ao tentarem largar o cigarro, porque os efeitos da abstinência são muito fortes. As vitaminas do complexo B, o potássio e o magnésio presentes nessa fruta aceleram e promovem uma boa recuperação após a pessoa parar de fumar.

15. Combate a depressão

Consumir ao menos uma unidade ao dia pode ajudar nos casos de combate à depressão, pois ela tem altos níveis de triptofano, que acaba se convertendo em serotonina, no organismo.

16. Ajudam na absorção de nutrientes

Ricas em diversos nutrientes benéficos, ela pode agir como um pré-biótico, ajudando a flora intestinal e consequentemente uma melhor absorção dos nutrientes provenientes da alimentação.

17. Combate a azia

Além de acalmar o estômago, dada a sua característica básica, a fruta tende a combater a azia, reduzindo a sensação de queimação no estômago.

19. Combate a TPM

O consumo regular ajuda a normalizar os níveis de hormônios, fazendo com que os sintomas da TPM sejam amenizados. Além disso, ajuda a relaxar os músculos e acalmar.

20. Reduz o Inchaço

É rica em fibras,e se for consumida aliada a uma quantidade adequada de água, ela pode te ajudar a reduzir o inchaço no corpo e as bolsas embaixo dos olhos.

Propriedades nutricionais

As propriedades nutricionais fazem dela um superalimento. Essa é uma fruta completa e disponível em todas as estações do ano no Brasil, já que seu cultivo foi adaptado ao clima úmido e quente.

Por isso não há desculpas para você não inclui-la em sua dieta e usufruir de seus muitos benefícios para a saúde. Saiba que ela é rica em nutrientes que atuam em todo o organismo.

É uma fruta com uma boa quantidade de ácido fólico, potássio, cobre, magnésio, fibras, cálcio, vitaminas A, B1, B2, B6, B12 e C.

Não bastasse isso, ela não contém qualquer colesterol, o que a torna ainda mais saudável e indicada para as mais variadas dietas e cardápios.

Benefícios da casca da banana

benefícios da banana e da casca
Crédito: Freepik

Assim como ocorre com o caroço do abacate, muitas pessoas jogam fora a casca dessa fruta.

Saiba que não é apenas a fruta que é benéfica ao organismo. Sua casca tem diversas utilidades que não devem ser desperdiçadas.

Além dos benefícios que ela pode lhe trazer, você pratica o consumo consciente. Veja abaixo esses benefícios.

1. Trata problemas de pele e acne

A casca de banana é rica em nutrientes tanto quanto é a fruta. Ela pode tratar irritações, psoríase e coceiras na pele, causadas por alergias e picadas de inseto.

O mesmo vale para a acne, já que os antioxidantes da casca combatem as bactérias que formam as famosas espinhas. Para solucionar esses problemas, basta esfregar a casca de banana nos locais afetados.

Lembre-se sempre de consultar um dermatologista em caso de notar algo diferente em sua pele e nunca usar remédios caseiros antes de aconselhar-se com ele.

2. Diminui rugas

As rugas e linhas do rosto podem ser diminuídas ou mesmo eliminadas, uma vez que ela vai melhorar a elasticidade da pele. Basta pressionar o interior da casca no rosto todas as noites.

3. Clareia os dentes

Apesar de parecer estranho, esfregar essa casca nos dentes por dois minutos antes de escová-los pode deixá-los mais claros. Faça esse processo duas vezes por dia, diariamente.

4. Serve como produto de limpeza

Por fim, ela é ótima para polir móveis e sapatos. Em vez de usar produtos industrializados, passe a parte interna da casca sobre os móveis e os calçados. Depois passe um pano limpo e macio para ver o brilho que irá ficar.

Comer banana todos os dias faz mal?

Existem pessoas que acreditam que comê-la todos os dias pode fazer mal. A razão dessa preocupação se deve ao potássio. Esse componente está presente em todas as células do corpo.

Se seus níveis no organismo forem muito baixos ou muito altos, o coração pode sofrer uma parada cardíaca. Os especialistas afirmam, no entanto, que não há motivo para preocupações. Seria preciso comer cerca de 400 bananas em um dia para que o coração parasse.

Outra razão para as pessoas se preocuparem é que ela possui concentrações de radiação. Saiba, porém, que sua radiação é inofensiva.

É bastante recomendado, sim, que a consuma todos os dias. Esse é um dos alimentos mais nutritivos e fáceis de incorporar à dieta.

Não há qualquer razão cientificamente comprovada que indique o contrário, porém em alguns casos, ingeri-la pode não ser uma boa ideia.

Riscos ao consumir banana

banana faz mal
Crédito: Unsplash

1. Em excesso, engorda

Dada a sua grande quantidade de carboidratos, apesar de toda a qualidade nutricional, ela pode sim engordar, se ingerida em excesso.

Por isso, pergunte sempre a quantidade correta para seu nutricionista.

2. Sono em excesso

O triptofano relaxa seu organismo, reduzindo a capacidade da sua mente de reagir rapidamente, além de dar sono e reduzir a produtividade.

O magnésio é um conhecido relaxante muscular, sendo assim uma boa escolha ingerir a fruta apenas pela noite ou misturada a termogênicos, em outros horários.

3. Diabéticos

Pessoas com diabetes devem evitar comê-las, pois elas estão no nível médio, quando se trata de alimentos glicêmicos. Ela pode sim aumentar a quantidade de açúcar no sangue, sendo recomendada cautela.

Se for necessário por algum componente, procure consumir a biomassa de banana verde, sempre com o aval do seu médico ou nutricionista

4. Cefaleia e enxaqueca

A presença da tiramina pode ser o gatilho para mais uma crise de enxaqueca ou agravamento da cefaleia, caso você tenha tendência.

Ainda mais prejudicial do que a fruta, é sua casca, que contém uma concentração 10 vezes maior da substância.

5. Problemas no trato intestinal

Por conter uma grande quantidade de frutose, ela pode incentivar as bactérias do cólon a produzir gases. Além disso, a quantidade de fibras pode prejudicar o funcionamento do intestino, caso não beba muita água.

A quantidade de amido resistente pode causar constipação, além de inibir a atividade do estômago, dada a presença do ácido tânico, quando muito verde.

Receita de bolo de banana

benefícios da banana e bolo de banana
Crédito: Band

Um bolo de banana é aquela receita que combina com qualquer dia e hora! Além disso, é super simples de ser feita e não precisa de muito esforço. É tão gostosa quanto um bolo de chocolate e, com certeza, é mais saudável.

Ingredientes

Farinha de trigo: 250 gramas;
Açúcar: 200 gramas;
Fermento: 15 gramas;
Óleo: 200 ml;
Ovos: 4 unidades;
Banana: 600 gramas;
Leite condensado: 200 gramas;
Canela em pó: 10 gramas.

Modo de preparo

  1. Em uma tigela, adicione e misture a farinha, o óleo, os ovos e o açúcar, até formar uma mistura homogênea;
  2. Corte 200 gramas da banana e acrescente à mistura;
  3. Adicione o fermento e mexa delicadamente. Reserve;
  4. Misture os outros 400 gramas da banana ao leite condensado. Adicione a canela e misture bem;
  5. Em uma forma enfarinhada e untada, coloque metade da massa;
  6. Adicione a mistura de leite condensado, canela e banana. Cubra com o resto da massa;
  7. Asse por cerca de 30 minutos em um forno a 180ºC;

A banana é, sem dúvida, um dos alimentos mais nutritivos que você pode encontrar. Vale a pena, portanto, torná-lo parte do seu dia a dia, se ele ainda não é.

Além de ser uma fruta barata, se comparada a outras, é versátil e permite ser consumida de variadas formas.

Existem variações da receita de bolo com doce de banana e de bolo de banana sem farinha. Veja no vídeo abaixo uma receita de bolo de banana com aveia e sem farinha:

Fonte: Phyto Journal

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

6 Comments Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
como plantar cebola
Como plantar cebola em casa
alimentos que prejudcam o fígado
5 Alimentos que prejudicam o fígado