em

7 Benefícios da cenoura para tornar sua saúde de ferro

O legume é excelente para a saúde e também para efeitos estéticos.

beneficios da cenoura
Designed by Freepik

Comer legumes regularmente é sempre uma das primeiras recomendações dos médicos e dos nutricionistas. A cenoura, por exemplo, pode fazer toda a diferença na saúde, seja na de adultos ou na de crianças. Crua, cozida, grelhada, incluída em outras receitas, não importa. Fundamental é não deixar que ela falte na sua alimentação, já que os benefícios da cenoura são muitos.

7 Benefícios da cenoura para a saúde

Depois de conhecer os benefícios da cenoura para a saúde, você nunca mais vai deixar o alimento faltar em sua casa. Os nutrientes desse legume atuam em partes importantes do corpo. Olhos e coração, por exemplo, estão entre os que mais tiram vantagens do seu consumo habitual.

1. Previne doenças oculares

A cenoura é uma inquestionável fonte de betacaroteno. Depois da sua ingestão, transforma-se em  vitamina A, de extrema importância, entre outras coisas, para o bom funcionamento da visão. Pessoas com deficiência desse nutriente têm mais tendência a desenvolverem problemas que afetam os olhos, especialmente a cegueira noturna, que é a dificuldade de enxergar com pouca luz.

2. Promove a saúde bucal

Mastigar cenoura crua ajuda a remover as partículas que se acumulam nas gengivas. Por ser um alimento mais duro, estimula a salivação, reduzindo a acidez da boca. Essa é uma forma eficaz de reforçar a higiene oral sem recorrer a produtos abrasivos e muitas vezes bem mais caros.

3. Reduz o colesterol

Cenoura faz bem para o coração em diferentes aspectos. Um deles é influenciar ativamente a redução do colesterol danoso, o LDL. Os antioxidantes presentes no legume são os responsáveis por isso e podem ser classificados como agentes de prevenção de doenças cardíacas.

4. Atua no equilíbrio da pressão arterial

A cenoura é rica também em potássio, que atua como vasodilatador. A presença do mineral no corpo, em quantidades adequadas, equilibra a pressão arterial e contribui para uma melhor circulação do sangue.

5. Auxilia na prevenção do câncer

A lista de alimentos que causam câncer não para de aumentar e existe um receio generalizado sobre o que se deve consumir ou não. No cardápio, a cenoura deve estar certamente. Além de tudo o que já foi falado, ela também é o único vegetal que possui falcarinol, uma substância antifúngica que protege o corpo das células cancerosas.

6. Otimiza o processo de digestão

Quem tem dificuldade em digerir os alimentos depois da refeição ou sofre com prisão de ventre vai encontrar nesse legume um aliado para uma vida melhor. As fibras que compõem a cenoura são importantes para equilibrar o processo de digestão, do início ao fim.

7. Fortalece o sistema imunológico

Se ainda não estão inteiramente convencido dos benefícios da cenoura, pode ser que esse faça a diferença. O vegetal é rico em vitamina C, fundamental para o bom funcionamento das células que protegem o corpo, os leucócitos. Isso significa que um consumo regular previne desde aquele resfriado garantido de quase todos os meses até doenças mais graves.

Benefícios da cenoura para a beleza

benefícios da cenoura para a saude e para o cabelo
Crédito: Pxhere

A cenoura promove não apenas uma saúde e ferro. Os benefícios estéticos desse vegetal laranja são comprovados e atuam na saúde da pele e do cabelo.

1. Ajuda a manter a pele saudável

Quem nunca ouviu falar que para manter uma pele bronzeada e de cor saudável é preciso comer cenoura? Graças novamente à vitamina A, uma ingestão regular do legume produz esse efeito. O nutriente também protege contra os efeitos dos raios ultravioletas.

Outro benefício da cenoura para a pele é retardar o envelhecimento celular graças ao seu poder antioxidante, diminuindo assim rugas e sinais de expressão.

2. Deixa o cabelo com mais brilho

Aquele aspecto opaco e sem vida do seu cabelo pode ter uma relação direta com deficiência de vitamina A no organismo. A melhor forma de resolver isso é colocando a maior fonte dessa substância no parto: a cenoura. Você vai ver que, em pouco tempo, o problema estará resolvido.

3. Fortalece as unhas

Tal como acontece com o cabelo, as unhas são logo afetadas quando o organismo está com carência de vitamina A. Elas ficam fracas, quebradiças e sem brilho. Os cosméticos podem amenizar, mas não resolvem a questão. Felizmente, a solução definitiva é mais barata e mais fácil. Incluir cenoura na alimentação diária é a melhor forma de garantir o fornecimento adequado de betacaroteno e, consequentemente, de vitamina A.

Benefícios da cenoura na gravidez

Durante a gravidez, o organismo tem uma necessidade maior de certos nutrientes e é fundamental equilibrar a alimentação para evitar prejuízos tanto para a gestante como para o bebê. As futuras mães, além de todos os benefícios anteriores da cenoura, podem e devem beneficiar-se de mais alguns nessa fase tão importante da vida.

Os 9 meses necessários para a formação do novo membro da família demandam um reforço nos depósitos de antioxidantes, necessários para um organismo equilibrado. Externamente, as mesmas substâncias auxiliam na elasticidade da pele da mulher, que vai aumentar de peso nesse período.

A cenoura também fornece cálcio e ácido fólico à grávida. Esse último é responsável por prevenir problemas no tubo neural do bebê, garantindo assim um bom desenvolvimento e evitando problemas futuros.

Malefícios

Será possível que depois de tantos benefícios da cenoura relatados ela também tenha malefícios? Sim e não. O vegetal realmente faz bem ao organismo, isso é inquestionável, mas, como tudo em excesso, também pode fazer mal. O consumo deve ser equilibrado sempre e não exagerado.

Uma ingestão excessiva de cenoura pode, por exemplo, desregular o índice glicêmico do sangue. Essas situações têm efeitos mais complicados para pessoas que sofrem de diabetes. Os pacientes, devidamente orientados pelo médico, devem estar cientes das quantidades adequadas para a sua situação.

As fibras presentes na cenoura são de extrema importância, mas também podem prejudicar se estiverem em demasia. Nesse caso, acabam por atrapalhar a absorção de outros nutrientes fundamentais, como o zinco, o magnésio e o ferro.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

One Comment

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

Receita caseira para tratar cravos no rosto

Entenda melhor os benefícios do consumo do amendoim