em

AmeiAmei

10 alimentos que saciam e não engordam para incluir na dieta saudável

Mate a fome com esses ingredientes maravilhosos para manter o déficit calórico e gerar saciedade
alimentos que saciam
Crédito: Pixabay

No início de toda a dieta é natural que se sinta um pouco de fome, até porque há uma diminuição no consumo de alimentos. Desse modo, é essencial que haja a adição de alimentos que saciam e não engordam na sua rotina de alimentação saudável. Desta forma não ingere mais calorias do que deve e, aos poucos, acostuma-se com os horários e quantidades de comida.

Alimentos que saciam a fome

Se você está em uma fase de reeducação alimentar, é essencial que você saiba que fazer dieta não consiste em executar sacrifícios extraordinários, mas de ter força de vontade para conseguir manter o déficit calórico.

Para auxiliar esse déficit de calorias, existem alguns alimentos que possuem baixíssimo valor calórico, mas dão sensação de saciedade.

1. Leguminosas

As leguminosas são feijão, lentilha, grão-de-bico, ervilhas, soja, favas e outros alimentos ricos em proteínas e pobres em gordura. Apenas o amendoim, que pouca gente sabe que é uma leguminosa, deve ser consumido com moderação por ser mais calórico. Ele é ideal para comer antes de praticar algum exercício, pois fornece energia.

Essas leguminosas são importantes para gerar a saciedade. Uma característica de alimentos que são ricos em proteína e possuem poucas calorias.

2. Amêndoas

Crédito: Unsplash

As amêndoas são um dos alimentos que saciam, mas é preciso comer na porção certa para aproveitar as gorduras boas que ela oferece. Além das vitaminas e minerais essenciais para a saúde.

Essas gorduras monossaturadas colaboram para gerar saciedade, sem se acumular no tecido adiposo. O que faz com que elas não atrapalhem o desenvolvimento de sua dieta.

3. Açafrão

Esse alimento pode ser usado como tempero, na versão em pó. Ele vai ajudar na sensação de saciedade, além de ser antioxidante e anti-inflamatório. Também pode ser consumido em forma de chá. Vale destacar que o açafrão é termogênico e também colabora para o processo de queima de gordura localizada, por acelerar o metabolismo.

4. Ovos

Os ovos são leves, gostosos e muito saudáveis. Fornecem boa quantidade de proteínas, vitaminais e minerais. Podem ser incluídos em todas as refeições, mas procure evitar fritá-los para não consumir a gordura saturada do óleo.

5. Aveia

Crédito: Freepik

A aveia não poderia ficar de fora desta lista dos alimentos que saciam, pois ela possui um alto teor de fibras que formam uma espécie de gel no intestino, responsável por gerar saciedade e ocupar volume nesse local.

Assim, a pessoa se sente menos inclinada a ingerir calorias a mais para matar a fome, já que ela já está farta após o consumo de uma quantidade média de aveia.

Além disso, esse grão é rico em proteínas e carboidratos complexos que demoram mais para serem digeridos.

6. Batata-doce

A batata-doce também é um excelente alimento para gerar saciedade e é extremamente popular em dietas fitness, por colaborar com o objetivo de definição muscular.

Essa sensação de saciedade é explicada principalmente pelos carboidratos complexos presentes na batata-doce, que são mais complicados de serem quebrados e exigem mais tempo de digestão.

7. Folhas verdes

Você sabia que as folhas como couve e espinafre são alimentos que saciam? Isso se deve principalmente ao teor de fibras alimentares. Além do fato de que elas demoram mais para serem mastigadas completamente, o que faz com que o cérebro interprete que o organismo está cheio mais cedo do que o usual.

8. Maçã

alimentos que saciam
Crédito: Medium

Com baixo valor calórico, a maçã é rica em uma fibra chamada pectina, responsável por gerar saciedade de um modo prolongado. O interessante da maçã é que ela pode ser consumida em qualquer momento do dia, como no meio da manhã. Essa pode ser uma estratégia para comer menos no almoço, por exemplo.

9. Abacaxi

O abacaxi é um dos alimentos que saciam por ser rico em fibras e possui uma enorme concentração de água em sua composição. Vale lembrar que outro fator importante é que ele possui um valor calórico muito baixo.

Desse modo, além de criar o famoso gel composto pelas fibras, que diminui a fome, o abacaxi hidrata o organismo. Muitas vezes, a pessoa confunde fome com sede, e o abacaxi consegue suprir essas duas lacunas.

10. Soja

A soja também é excelente para gerar saciedade sem engordar. Isso se deve ao fato de que ela é rica em proteínas, fibras e possui pouca gordura e carboidrato simples em sua composição. Assim, se ela for preparada do modo correto, possui um valor calórico muito baixo e ainda sacia a fome.

Pretende adotar algum desses alimentos que saciam em sua dieta? Comente abaixo qual é e compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
economizar na cozinha
As 20 melhores dicas para economizar na cozinha hoje e sempre
idoso empurrado de ônibus
Idoso empurrado de ônibus acaba por morrer – Entenda o caso