benefícios da couve
Crédito: Pixabay
em

10 Benefícios da couve para a sua saúde e como utilizá-la

Saiba o porquê de esse vegetal ser tão poderoso para a saúde do organismo e se surpreenda com suas propriedades

A couve é um vegetal de folhas escuras que é bastante saudável e que pode ser preparado de diversas maneiras, desde sopas até em sua versão refogada que é deliciosa. Porém, o mais importante é que se saiba quais são os benefícios da couve, para que você descubra o porquê essa planta está sendo um alvo cada vez maior de estudos científicos para a prevenção de doenças e bom funcionamento do organismo.

Os 10 benefícios da couve

A couve é um vegetal rico em cálcio, ferro, fibras e vitaminas A, K, C e B6, além de outros nutrientes importantes para o funcionamento adequado do organismo. Conheça os benefícios da couve e se surpreenda em como ela pode atuar nas mais diversas funções do corpo, o que faz com que valha a pena o seu consumo frequente.

1. Auxilia na prevenção do câncer de cólon

Apesar de algumas fontes afirmarem que quase todo ingrediente natural combate o câncer, nem toda informação é verídica. Entretanto, o instituo britânico Francis Crick afirma que a couve e o brócolis podem atuar na prevenção do câncer de cólon. Esse estudo afirma que oferece a primeira evidência concreta que esses vegetais atuam na prevenção desse problema, devido à presença do índole-3-carbinol.

Esse fito nutriente é importante para a prevenção desse tipo de câncer, pois ativa uma proteína chamada receptor de hidrocarboneto de arilo, que é responsável por prevenir inflamações. Essa função se deve ao seu poder de enviar sinais para células epiteliais e responsáveis pela imunidade sobre inflamações que possam ser geradas pelas bactérias presentes no organismo.

Em estudos feitos em ratos, essa proteína atuou no reparo de diversas células, o que evitava a sua divisão incontrolável e consequentemente, a formação de tumores. Portanto, a couve se tornou um dos principais objetos de estudo, devido a essa propriedade.

2. Promove a saciedade

Esse vegetal é rico em fibras que promovem a saciedade, por meio da formação de um gel que reveste o intestino e faz com que a pessoa se sinta cheia por mais tempo. Além disso, ela possui um teor muito baixo de calorias, o que colabora para a manutenção do deficit calórico.

3. Previne o envelhecimento precoce

Um dos famosos benefícios da couve é o poder antioxidante, que combate os radicais livres e previne o envelhecimento precoce do organismo. Seu consumo, portanto, é ideal para quem quer ter uma pele com aparência mais jovem.

4. Rejuvenesce a pele

Esse vegetal é rico em vitamina C e vitamina A que possuem um forte efeito antioxidante que colabora para retardar os efeitos exacerbados e danosos do meio externo sobre as células da derme. Outro ponto importante é que a vitamina C é essencial para a síntese do colágeno, importante nutriente para deixar a pele firme e saudável.

5. Fortalece os ossos

alimentos que aliviam a dor de cabeça couve
Crédito: Couve

Mais um dentre os benefícios da couve é a presença da vitamina K presente, essencial para auxiliar na manutenção da estrutura óssea, pois facilita a absorção do cálcio. Por sinal, esse vegetal também rico em cálcio, o que colabora para o controle da densidade óssea e auxilia na prevenção da osteoporose, doença causada pela perda descontrolada da densidade dos ossos.

6. Previne a anemia

A couve é rica em ferro, mineral essencial para a produção de hemácias pelo organismo. Assim, ele é responsável por contribuir para a melhor oxigenação dos órgãos do corpo, através da manutenção de um sistema circulatório saudável. Portanto, a couve é um vegetal importante para prevenir a anemia e seus sintomas.

7. Colabora na redução de peso

Dentre os benefícios da couve está o fato de ser rica em fibras, o que colabora para a perda de peso e para a melhora da saúde intestinal. Isso porque as fibras regulam os movimentos intestinais e fornecem, ao mesmo tempo, saciedade. Além disso, a couve contém pouquíssimas calorias, o que também ajuda no emagrecimento.

8. Reduz o colesterol

Uma vez que as fibras transitam pelo intestino e absorvem a gordura das células, há uma redução natural dos níveis de colesterol no organismo. Além disso, o potássio presente na couve também contribui na prevenção de problemas cardiovasculares.

9. É rico em nutrientes

A couve é rica em minerais como ferro, cálcio, cobre, fósforo, manganês, potássio e zinco. Além disso, outros benefícios da couve é que ela também é rica em vitaminas como vitamina A, B-3, B-5, B-6, E e vitamina K.

10. É desintoxicante

A couve é muito utilizada em sucos detox por ter em sua composição o glicosinolato, que ajuda a eliminar as toxinas do corpo, limpando o organismo e também melhorando a saúde da pele

Propriedades nutricionais

Em uma unidade de couve, podem ser encontrados os principais nutrientes para a alimentação. Nessa tabela resumida, são vistos os principais benefícios da couve, assim como os nutrientes presentes, conforme o seu teor nessa quantidade. Confira abaixo na lista e constate o seu baixo valor calórico e alto teor de fibras.

Calorias: 7,56 kcal – 0,38%;
Carboidratos: 1,2 g – 0,4%;
Proteínas: 0,81 g – 1,08%;
Gorduras totais: 0,14 g – 0,25%;
Gorduras saturadas: 0,03 g – 0,13%;
Fibra alimentar: 0,87 g – 3,47%;
Sódio: 1,68 mg – 0,07%.

Receitas com couve

A couve pode ser consumida de diversas formas. Você pode refogá-la, acrescentá-la em uma salada, fazer uma farofinha ou mesmo fazer o já tradicional suco detox de couve.

Lembre-se que quando aquecida, ela pode perder algumas de suas propriedades, por isso o ideal é sempre consumi-la in natura. Nunca se esqueça, ainda, de lavar bem as folhas.

Para usufruir de seus benefícios, é importante que se saiba como preparar saborosas receitas com couve, para que o seu consumo seja prazeroso.

Couve refogada

benefícios da couve
Crédito: Sabores Ajinomoto

Ela é um vegetal bastante versátil e pode ser preparada das mais variadas maneiras, o que faz com que ela agrade aos mais diversos públicos.

Ingredientes

Azeite: 1 colher de sopa;
Cebola: ½ unidade;
Alho: 1 dente;
Couve:1 maço;
Sal: 1 pitada.

Modo de preparo

  1. Refogue a cebola e o alho no azeite por 2 minutos.
  2. Acrescente a couve e refogue por 10 minutos.
  3. Tempere com o sal e deixe cozinhar por 5 minutos.

Suco de couve e maracujá

benefícios da couve
Crédito: Pegada Vegana

Além da couve refogada que você viu acima, há também o suco de couve com maracujá. Esse suco é detox e possui um alto teor de vitamina A, potencializado pelo próprio maracujá.

Ingredientes

Couve: 1 folha;
Maracujá: 1 polpa;
Água: 1 copo.
Açúcar mascavo: 1 colher de sopa.

Modo de preparo:

  1. Comece batendo todos os componentes no liquidificador.
  2. Coe e sirva.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Se você gostou de conhecer ainda mais sobre os benefícios da couve, compartilhe em suas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

microdermoabrasão caseira

Como fazer microdermoabrasão caseira

ultrassonografia retratando a Virgem Maria

Veja a ultrassonografia retratando a Virgem Maria