em

AmeiAmei FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

Benefícios do pepino para a saúde

Ingrediente básico nas saladas da mesa do brasileiro, muitos são os benefícios do pepino. Essa poderosa fruta pode mudar sua saúde para melhor!

benefícios do pepino
Crédito: Pxhere

Com grande capacidade de evitar a desidratação, ajuda a eliminar as toxinas do organismo, facilitando o trabalho dos rins, sendo muito rico em vitaminas e fibras. Conheça mais sobre os benefícios do pepino.

Com origem na Índia, o pepino é da família cucurbitaceae, a mesma da melancia, abóbora e melão. É composto por 95% de água, com nutrientes fundamentais para sua saúde.

Benefícios do pepino para a saúde

Rico em nutrientes e água, o pepino é uma fonte natural de saúde para o corpo. Ele auxilia na prevenção e cura desde problemas cotidianos como o mau hálito até outros mais complexos.

Acompanhe e veja 4 benefícios do pepino se incorporado na alimentação diária.

1. Combate o mau hálito

Muitas vezes, a rotina apertada ou outros fatores individuais acabam levando ao desenvolvimento de halitose, reduzindo a autoconfiança e sociabilidade.

Para evitar esse problema constrangedor, siga os passos abaixo:

  • Lave bem o pepino;
  • Corte em fatias finas;
  • Coloque uma fatia na boca e mastigue lentamente, por 30 segundos;
  • Se necessário, repita a operação.

A ação antisséptica e refrescante do pepino irá eliminar as bactérias localizadas na boca, que causam o mau hálito.

2. Cura a ressaca

No dia seguinte àquelas comemorações que passaram um pouco do limite, você tem sintomas que entregam o excesso? Não se preocupe, pois um dos benefícios do pepino é exatamente evitar os sintomas da ressaca.

Por serem ricos em eletrólitos, eles irão trabalhar em favor da recuperação do seu fígado, após o exagero no consumo de bebidas alcoólicas.

Para isso, corte 3 a 4 fatias de aproximadamente 0,5 cm e coma antes de dormir. No dia seguinte, as sequelas serão bem menores.

3. Ajuda a prevenir o câncer

Estudos mostram que as lignanas, substâncias presentes no pepino, são importantes auxiliares no combate e prevenção do câncer.

Além disso, possui outro fitonutriente denominado cucurbitacina, que bloqueiam as vias de sinalização requeridas para que as células doentes possam se desenvolver, reforçando assim seu papel de auxiliar na cura e prevenção.

Ricos em lignanas, cucurbitacinas, vitaminas A, B, C, D e E, os pepinos são fortes aliados em busca da saúde das células e prevenção do câncer.

4. Diabetes

Os benefícios do pepino incluem o apoio ao combate ao diabetes, pois há nele um hormônio que ajuda a regular a produção de insulina, tendo índice glicêmico de zero.

Além de auxiliar na produção de insulina, o consumo de pepino ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue mais baixos, evitando a intoxicação sanguínea e doenças relacionadas a isso.

Foram realizados estudos em camundongos que comprovaram a reversão das alterações relacionadas ao diabetes, bem como a redução dos níveis de açúcar no sangue, comprovando sua eficácia.

Benefícios para a pele

benefícios do pepino para a pele
Crédito: Pixabay

São diversos os benefícios do pepino para a pele, o que mostra que aquela imagem clássica de rodelas de pepino nos olhos não surgiu do nada. Conheça alguns deles:

1. Reduz a celulite

Por ser depurativo, elimina toxinas, desintoxicando o sangue. Isso deixa as células mais saudáveis e menos propensas a inflamações.

O consumo regular de pepino promove uma melhor circulação sanguínea e reduz o inchaço, melhorando gradativamente a aparência da pele.

A ingestão do fruto já é benéfica para a redução de celulites, mas nos casos mais graves, pode ser realizada a aplicação local. Veja como:

  1. Lave bem o pepino e corte em fatias longas e finas, no sentido do comprimento;
  2. Aplique as fatias no local afetado e deixe por uma hora;
  3. Retire as fatias e descarte;
  4. Lave o local afetado, fazendo movimentos circulares;
  5. Seque bem e hidrate de acordo com sua preferência.

2. Recupera a tonicidade da pele

Sabe quando a pele está opaca, menos firme? Então, o pepino ajuda a corrigir esse problema tão comum, que tende a aumentar à medida que o tempo passa.

Poderoso tônico para a pele, o pepino ajuda a revitalizá-la, dada a presença de diversos nutrientes, como a vitamina C. Você pode aplicar rodelas frias cortadas bem finas no rosto ou até tomar esse suco super refrescante:

  1. Lave bem um pepino japonês e reserve;
  2. Coloque meio litro de água gelada no liquidificador;
  3. Adicione o pepino picado;
  4. Se preferir, adicione o sumo de um limão;
  5. Bata bem e beba sem açúcar ou com adoçante natural;

Além de hidratar e fornecer as propriedades nutricionais do pepino, o toque de limão irá adicionar mais sabor e saúde ao suco, deixando sua pele mais nutrida, vistosa e jovial.

3. Alivia queimaduras de sol

A pasta de pepino é excelente para aliviar as dores da queimadura de sol, evitando que a pele descasque, dado seu alto potencial de hidratação.

Para fazer a máscara de recuperação da pele, siga os passos abaixo:

  1. Lave bem o pepino;
  2. Retire a casca e as sementes;
  3. Bata no processador de alimentos, até formar um creme;
  4. Com o rosto limpo e livre de óleos, adicione a pasta;
  5. Deite sobre uma toalha dobrada, pois o sumo escorrerá do rosto, à medida em que for aquecendo;
  6. Deixe a pasta de pepino no rosto por 20 minutos;
  7. Retire e lave delicadamente com água fria;
  8. Passe um hidratante adequado para a sua pele.

Propriedades nutricionais

Agora que você já conhece as propriedades curativas e regenerativas do pepino, veja quantos nutrientes são encontrados em apenas uma xícara dele: 50 g de água, 0,34 g de proteína, 0,06 g de gordura, 8 mg de cálcio, 0,15 mg de ferro e 7 mg de magnésio.

Contém também 12 mg de fósforo, vitamina B6 e A, 76 mg de potássio, 1,5 mg de vitamina C, 4 mcg de folato, tiamina, riboflavina e niacina.

Contraindicações e cuidados

Pessoas com deficiência relacionada à coagulação sanguínea devem evitar o consumo de pepino, dada sua concentração em vitamina K, assim como aquelas que utilizam remédios para esse fim.

É importante lembrar que devemos sempre lavar muito bem os vegetais quando chegam em casa, principalmente o pepino. Ele faz parte da lista de frutas com maior quantidade que químicos na casca.

Para evitar maiores danos por ingestão de pesticidas, recomenda-se a compra de produtos orgânicos certificados, de locais de procedência.

O ideal é buscar direto no produtor ou em feiras semanais, pois em mercados de grande porte, que acabam comprando maiores quantidades, o pepino pode receber uma camada de cera para aumentar a durabilidade. Essa cera, que pode ser de carnaúba, abelha, goma-laca ou a base de petróleo, é aplicada sobre a camada de pesticidas e sujidades, tornando mais difícil a higienização.

Como consumir

Já encontrou seus pepinos de boa procedência, lavou e deixou prontos para uso? Maravilha, então agora é a melhor parte: como degustar.

Normalmente, os pepinos são consumidos em sua forma natural, ou seja, sem cozinhar. Para tanto, são diversas as formas, desde sucos até saladas. Veja algumas formas interessantes:

  • Adicione rodelas de pepino e hortelã na água e consuma ao longo do dia.
  • Corte o pepino com casca em cubinhos, adicione tomate, azeitona sem caroço, queijo firme e um fio de azeite.
  • Use como aperitivo, cortando tirinhas e mergulhando em húmus ou outros acompanhamentos.
  • Faça sanduíches com rodelas de pepino entre os embutidos e queijos.
  • Combine o pepino com outras frutas e folhas para fazer deliciosos sucos.

Veja também: Como fazer conserva de pepino

Para variar mais ainda, que tal uma receita oriental com pepino para você provar?

Gostou das ideias? Compartilhe sua receita favorita nos comentários!

6 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

benefícios do espinafre

Saiba 5 benefícios do espinafre

como tirar verruga

Como tirar verrugas