em

AmeiAmei FofoFofo

Suco detox de cenoura: benefícios e como preparar corretamente

Saiba como esse suco pode contribuir para a sua dieta e saúde, com benefícios incríveis e receitas diversas

suco detox de cenoura
Crédito: Pixabay

O suco detox de cenoura é uma bebida poderosa para o emagrecimento e para a saúde em geral. De forma geral, o suco detox é capaz de eliminar o excesso de toxinas do organismo, evitando assim diversas doenças e condições de saúde.

Trata-se de uma raiz comestível e de fácil acesso e consumo. Pode ser usada como suco, cozida, grelhada e até mesmo crua. Tanto em receitas doces quanto salgadas. Conheça um pouco mais:

Benefícios para a saúde

Ela também está na lista dos alimentos com calorias negativas, sendo apenas 54 por cada porção de 100 gramas. São muitos os benefícios dessa raiz, começando com as suas propriedades nutricionais.

Além de ser pouco calórica, também é um alimento com baixo índice glicêmico. Ou seja, não aumenta aumenta o nível de açúcar no sangue, sendo uma boa opção para os diabéticos. Ou seja, bebê-lo é ideal para promover a saúde do seu organismo. Confira mais benefícios:

1. Bom para a visão

Ele é capaz de fornecer vitamina A na forma de carotenoides. Este, por sua vez, é um nutriente essencial para a saúde dos olhos. Essa vitamina é capaz de prevenir a cegueira noturna e outros tipos de doença, tais como a catarata ou degeneração macular, frequentemente associado ao avanço da idade.

2. Promove a saúde infantil

suco de cenoura
Crédito: HunffPost Australia

De acordo com um estudo realizado pelo Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics o consumo de vegetais (de pigmentação amarelo/laranja) está ligado diretamente à redução de gordura abdominal (visceral); além de promover a resistência à insulina em jovens com sobrepeso (obesidade).

Além de saboroso, pode ser a opção ideal para crianças e adolescentes no combate à obesidade infantil, de forma natural.

3. Combate os radicais livres

Possui características antioxidantes (betacaroteno), capaz de combater o os radicais livres presentes no organismo. Esse tipo de substância é responsável pelo envelhecimento e, quando em excesso no organismo, doenças como Parkinson, Alzheimer, derrames, infarto do miocardio e alguns tipos de câncer.

4. Emagrece

Além de ser pouco calórico, é altamente nutritivo. Rico em vitamina A, que auxilia na redução de gordura abdominal; vitamina C, que promove a queima de gordura durante a prática de exercícios físicos e fibras, que auxiliam na digestão e perda de peso.

5. Potencializa a saúde do coração

suco de cenoura
Crédito: Bevilacqua

Além dos nutrientes já citados, o suco detox de cenoura aumentam a presença de betacaroteno no organismo. E, de acordo com o estudo publicado pelo The Journal of Nutrition, esta substância é capaz de prevenir doenças cardíacas.

6. Contribui para a saúde da pele, unhas e cabelo

Se você deseja prevenir rugas, acnes e manchas de pele, comuns com o avanço da idade, comece já a tomá-lo. A presença dos antioxidantes e da vitamina A são essenciais para a saúde da pele. O mesmo é válido para as unhas e cabelo.

As 5 melhores receitas de suco detox de cenoura

Agora que você já sabe os benefícios associados ao consumo, está na hora de aprender algumas receitas para incluir na sua dieta e alimentação equilibrada. Confira:

1. Com laranja

A laranja contém flavonoides (antioxidantes), que podem inibir a oxidação das lipoproteínas e assim reduzir o risco de desenvolvimento de aterosclerose (acúmulo de placas de gorduras nas artérias, restringindo a circulação sanguínea). Prepará-lo com laranja também ajudará a aumentar os níveis de vitamina C, essencial para absorção do cálcio no organismo.

Ingredientes

Cenoura: 4 unidades;
Laranja: 2 unidades;
Água de coco: 100 ml (natura).

Modo de preparo

  1. Descasque as cenouras e esprema as laranjas;
  2. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo;
  3. Sirva e beba sem coar ou adoçar.

2. Com couve

receitas de suco de couve com cenoura e hortelã
Crédito: Minha Comida

Incrementar o suco detox de cenoura com couve faz muito bem à saúde. A couve possui vitamina K, antioxidantes e cálcio. Ajuda a promover a desintoxicação do fígado, assim como previne a prisão de ventre. Veja como preparar:

Ingredientes

Couve: 4 folhas (médias);
Cenoura: 2 unidades;
Água de coco: 150 ml (natural).

Modo de preparo

  1. Lave bem  as folhas da couve, assim como a cenoura e descasque-a;
  2. Coloque todos os ingredientes no liquidificador (pique a cenoura para facilitar) e bata até que fique homogêneo;
  3. Coe e sirva.

3. Com abacaxi

A partir do seu padrão antioxidante, favorece em específico a limpeza do fígado, por conter a enzima bromelina, responsável por ajudar na digestão de proteínas e eliminação de gorduras. Aprenda a fazer esse delicioso e refrescante suco:

Ingredientes

Abacaxi: 2 rodelas;
Cenoura: 2 unidades;
Água de coco: 100 ml (natural).

Modo de preparo

  1. Descasque o abacaxi, lave a cenoura (descasque) e pique;
  2. Coloque todos os ingredientes e bata no liquidificador até que todos os ingredientes tenham se misturado por completo;
  3. Sirva e beba sem coar ou adoçar.

Veja também: Como fazer suco detox de abacaxi

4. Com maçã

sucos saudáveis
Crédito: Public Domain Pictures

A maçã é uma fruta rica em fibras, vitaminas e minerais (cálcio, potássio, ferro, magnésio e fósforo). Quando associado a esse suco, melhora o funcionamento gastrointestinal, fortalece os osssos e dentes e melhora a imunidade do organismo, prevenindo o surgimento de doenças:

Ingredientes

Maçã: 1 unidade;
Cenoura: 1 unidade;
Água de coco: 100 ml (natural).

Modo de preparo

  1. Lave e pique a maçã (com casca), descasque a cenoura e coloque junto com a água de coco no liquidificador;
  2. Bata até ficar homogêneo e sirva sem adoçar.

5. Com pepino

Incorporar esse ingrediente no suco detox de cenoura prove diversos benefícios para a saúde do organismo e da pele. Dentre os diversos benefícios do pepino, destacam-se: previne o câncer, controla a diabetes, reduz a celulite e recupera a tonicidade da pele.

Ingredientes

Pepino: 1 unidade (médio);
Cenoura: 1 unidade (grande);
Limão: 1 unidade (siciliano, espremido);
Água de coco: 100 ml (natural).

Modo de preparo

  1. Lave bem o pepino e a cenoura;
  2. Descasque e pique a cenoura e o pepino;
  3. Reúna todos os ingredientes no liquidificador e bata até ficar homogêneo;
  4. Sirva e beba sem adoçar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

bolo de leite ninho

40 Receitas de bolo de leite Ninho impossíveis de resistir

cancer de mama de origem hereditaria

Só 10% dos casos de câncer de mama são de origem hereditária