em

10 principais alimentos com calorias negativas

Veja algumas questões que sempre geram dúvidas sobre as calorias
calorias negativas
Crédito: Picryl

Alimentos com calorias negativas são aqueles que, para serem digeridos, gasta-se mais calorias do que ele próprio possui. Ou seja, existem alimentos com tão poucas calorias que, durante o processo metabólico, o organismo gasta mais energia para realizar o processo de digestão, do que ele realmente fornece.

Normalmente, esses alimentos oferecem mais saciedade do que os demais, acabam por preencher mais espaço no estômago e, sem a necessidade de comê-los em quantidade. Pode-se afirmar, então, que as calorias negativas desses alimentos ajudam a emagrecer.

Aqui você encontra:

10 Alimentos com calorias negativas

Até o presente momento, não existem estudos que comprovem essa relação e a própria expressão, calorias negativas. O que é certo é: existem várias alimentos pouco calóricos, ricos em vitaminas, minerais e fibras, que ajudam a garantir esse déficit de calorias no organismo. Confira:

1. Alface

calorias negativas
Crédito: Ativo Saúde

A alface é considerada um alimento com calorias negativas, por possuir apenas 15 calorias por cada 100 gramas. Além disso, possui um alto teor de fibras, facilitando a digestão. Por ser uma folha acquosa, é considerado um alimento que ajuda a hidratar o organismo. Também é fonte de ferro, cálcio, magnésio, potássio e fósforo; além de vitaminas como A, B, C e K.

2. Abobrinha

Você sabia que a abobrinha possui apenas 20 calorias por cada 100 gramas? É por esse motivo que ela entrou nesta lista dos alimentos com calorias negativas. É também uma excelente opção para os diabéticos, pois auxilia no controle dos níveis de açúcar do sangue e diminui os índices de colesterol ruim.

3. Pimenta

No que diz respeito as especiarias, a pimenta é um excelente exemplo de calorias negativas. Além disso, promove efeito termogênico (acelerando o metabolismo), além de ser anti-inflamatória, melhorar a digestão e ajudar  a prevenir o câncer. Com relação aos valores calóricos, uma pimenta biquinho, por exemplo, possui 4 calorias, enquanto a pimenta de cheiro, 7 calorias por cada 100 gramas.

4. Manga

calorias negativas
Crédito: Info Escola

Pode não parecer no início, mas essa fruta entra na lista dos alimentos com calorias negativas, por possui 60 dessas, a cada 100 gramas. Outros benefícios da manga são: fortalecimento do sistema imunológico, previne doenças cardíacas e estomacais.

5. Limão

Para quem ainda não conhece, os benefícios do limão vão desde a desintoxicação e equilibrio do pH do organismo, até mesmo ao clareamento de manchas na pele e combate a queda de cabelo.

Além de ser um excelente alimento para saúde e beleza, possui apenas 25 calorias por cada 100 gramas e por isso é considerado um dos melhores alimentos com calorias negativas.

6. Brócolis

O brócolis é outro alimento com calorias negativas, sendo apenas 34 a cada 100 gramas. Trata-se de um alimento rico em vitamina A, cálcio e ferro. Também é fibroso, auxiliando no processo difestivo. Outros benefícios do brócolis para a saúde são: prevenção do câncer, efeito detox e fortalecimento do cabelo.

7. Repolho

calorias negativas
Crédito: Le Journal Africa

O repolho é um alimento altamente fibroso, o que o torna um excelente ingrediente para aumentar a sensação de saciedade no corpo. Além disso, ele possui calorias negativas, sendo apenas 25 por cada 100 gramas. É um excelente anti-inflamatório natural, amenizando dores nas articulações, por exemplo.

8. Melancia

A melancia é conhecida por muito por ser uma opção saudável para hidratar o organismo, por possuir alta concentração de água na sua composição. É também um alimento com calorias negativas, sendo computadas apenas 30 a cada 100 gramas ingeridas.

9. Vagem

Trata-se de um alimento com calorias negativas (35 a cada 100 gramas), rico em ácido fólico e vitaminas do completo B. Outras vantagens de incluir a vagem na alimentação saudável é sua ação antioxidante e promoção da saúde cardiovascular.

10. Abacaxi

calorias negativas
Crédito: Sou Agro Alimentos

Com apenas 50 calorías por cada 100 gramas, o abacaxi entra na lista dos alimentos com calorias negativas, além de possuir diversos benefícios para saúde. A bromelaína, por exemplo, é uma enzina presente que ajuda no processo da digestão. Além de um aliado na dieta, também promove o controle da pressão arterial.

Então, se você gostou de conhecer esses 10 alimentos com calorias negativas, compartilhe esse artigo em suas redes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
pessoa carismatica
Como ser uma pessoa carismática
Brasileira atravessa 12 países de Fusca para presentear a mãe
Brasileira atravessa 12 países de Fusca para presentear a mãe