em

Benefícios e como tomar vitamina C

Saiba em quais alimentos encontrar essa vitamina e qual a quantidade recomendada ao dia
vitamina c
Crédito: Pixabay

A vitamina C, ou ácido ascórbico, é aquela popularmente conhecida por ajudar a tratar gripe e resfriado, mas existe uma razão para que ela contribua com a cura dessas doenças e também de muitas outras. Veja quais são seus benefícios para a saúde, quais são os alimentos com alta quantidade dessa vitamina e mais informações importantes sobre o uso.

Benefícios para a saúde

benefícios vitamina c para saúde
Crédito: Pixabay

A vitamina C atua de forma geral sobre a saúde. Ela é uma molécula que participa de diversas reações bioquímicas nas células do corpo todo. A principal de suas funções está relacionada à formação do colágeno, a proteína que mantém a firmeza da pele e dos tecidos, fazendo com que tudo fique no seu lugar. Porém não é só isso. Confira:

1. Protege contra doenças cardiovasculares

Devido às propriedades antioxidantes dessa vitamina no organismo, ela atua contra o acúmulo do colesterol ruim nas paredes das artérias. Quando não está com o colesterol alto, reduz-se consideravelmente os riscos de desenvolver pressão alta, aterosclerose, que é o endurecimento da artérias, além de infarto e derrame.

2. Melhora a saúde dos olhos

Outra ação que ocorre devido ao seu efeito antioxidante é em favor da saúde dos olhos, que possui estruturas muito sensíveis ao ataque dos radicais livres. Quando o corpo tem radicais livres em excesso, eles oxidam as células, fazendo-as adoecer. A função da vitamina é livrar as células dessa oxidação, prevenindo doenças como por exemplo a catarata.

3. Fortalece o sistema imunológico

Ao fazer uma dieta com a quantidade ideal dessa vitamina e também de outros nutrientes, obtém-se o fortalecimento do sistema imunológico a longo prazo. Então, não é uma vitamina que vai tratar uma doença, e sim, que vai manter o organismo pronto para prevenir doenças.

4. Regula o metabolismo

Atua no processo de absorção do ferro, que participa da formação do sangue, e também no controle do açúcar no sangue. Logo, ajuda a prevenir doenças como a anemia causada por falta de ferro e o diabetes.

5. Alivia o estresse

Por ser capaz de reduzir os níveis de cortisol no organismo, que é o chamado hormônio do estresse, essa vitamina pode ajudar a aliviar os sintomas quando estão acontecendo.

Benefícios para a pele

benefícios vitamina c para pele
Crédito: Pixnio

Por participar da produção e manutenção do colágeno, também faz bem para a pele, os cabelos e as unhas. O colágeno é o tipo de proteína que reforça tendões, ligamentos, aumenta a resistência, mantém os órgãos internos no lugar.

Assim, especificamente no caso da pele, ela ajuda a eliminar os radicais livres das células, melhorando a oxidação e a produção de colágeno. Com isso, a pele se mantém mais firme, bonita e demora mais para mostrar sinais de envelhecimento.

Alimentos ricos em vitamina C

alimentos ricos em vitamina c
Crédito: Pixabay

Muitos vegetais são rica fonte dessa vitamina. Então, deve-se ir ao nutricionista para receber um cardápio com a quantidade equilibrada dessa e de outras vitaminas, evitando consumir de menos ou demais. Os mais conhecidos são as frutas cítricas, mas vai além, como por exemplo:

  • Limão;
  • Laranja;
  • Kiwi;
  • Mamão;
  • Manga;
  • Abacaxi;
  • Morango;
  • Acerola;
  • Amora;
  • Melancia;
  • Brócolis;
  • Couves de todos os tipos;
  • Pimentão verde e vermelho;
  • Batata;
  • Repolho;
  • Espinafre;
  • Tomate;
  • Abóbora moranga.

Como tomar e quantidade recomendada

quantidade vitamina c por dia
Crédito: Pixnio

Além de consumi-la através dos alimentos, também existe a alternativa de tomar suplementação. Trata-se de comprimidos ou pastilhas facilmente encontradas na farmácia, mas que se deve tomar com cuidado, pois o excesso também faz mal.

O ideal é que prefira sempre obter a dose diária recomendada através dos alimentos, que são fontes naturais. Só se deve recorrer ao suplemento com orientação do médico, no caso de haver uma necessidade especial.

A quantidade recomendada por dia varia de acordo com cada organismo. Então não existe um número exato, embora exista um padrão a seguir. Por exemplo, para crianças com até 8 anos de idade, a dose é de 20 microgramas ao dia. Dos 9 aos 13 anos, são 30 microgramas ao dia. Até os 18 anos, são entre 65 e 75 microgramas. E a partir dos 19 anos recomenda-se entre 75 e 90 microgramas ao dia.

Sintomas de excesso de vitamina C

O excesso, assim como qualquer substância, faz o corpo ter reações adversas. No caso dessa vitamina não costumam ser graves, pois o corpo tem certa facilidade em eliminar o que sobra. Mesmo assim pode ocorrer indigestão, diarreia, náuseas, fadiga e insônia.

Sintomas de falta de vitamina C

Como existem muitos alimentos ricos nessa vitamina, é difícil ver alguém com deficiência. Quando ocorre, alguns dos principais sintomas são o início de anemia, fraqueza nos músculos, enfraquecimento do sistema imunológico, dos cabelos, das unhas, dentes e da pele. Também nota-se dores nas articulações, fraqueza, mau humor e aumento do estresse.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

alimentos para melhorar a memória
8 Alimentos para melhorar a memória
maquiagem para loiras
Dicas e como escolher maquiagem para loiras