em

AmeiAmei

8 raízes comestíveis que devem estar em sua mesa

Descubra os benefícios das raízes comestíveis mais comuns no dia a dia dos brasileiros.
raízes comestíveis

Raízes comestíveis são usadas por todo mundo na culinária. O que algumas pessoas ainda não sabem é que essas raízes representam muitos benefícios ao organismo. O fato de elas absorverem em maior quantidade os nutrientes da terra faz com que elas sejam fontes indispensáveis de vitaminas e minerais importantes a sua saúde.

Tipos de raízes comestíveis

Há diversos tipos de raízes comestíveis. Você pode, inclusive, criar hortas caseiras e orgânicas para consumo próprio. Confira abaixo as principais raízes e quais benefícios elas têm para lhe oferecer.

Nabo

O nabo pertence à família das couves. Ele tem perdido um pouco o espaço na culinária ocidental. Ainda assim, é dotado de inúmeros nutrientes. A vitamina C é o mais presente deles. Ela atua como antioxidante no organismo.

Beterraba

A beterraba é rica em ferro, nutriente que atua no combate à anemia. Ela também possui vitamina A e uma alta quantidade de fibras.

Cenoura

Vegetais de cores laranja e amarela são os melhores para prevenir doenças cardiovasculares. A cenoura é um destaque entre esses. Possui antioxidantes e vitamina A. Ela é ótima para os olhos e para os pulmões.

Cebola

Não descasque muito as cebolas quando for comê-las, pois é na pele que se encontram os melhores nutrientes. Entre eles estão os flavonoides, que são anti-inflamatórios. O consumo de cebola ainda é bom para aumentar a densidade óssea e reduz as chances de câncer na boca.

Inhame

Existem mais de 200 tipos de inhame e todos eles são ricos em vitamina B6 e potássio. Há estudos que mostram que a essência do inhame possui uma substância que substitui o estrogênio e melhora os sintomas da menopausa.

Gengibre

Esse é um velho conhecido das medicinas caseiras. Ele auxilia no trato de resfriados, ajuda na indigestão, alivia náuseas e auxilia a combater doenças cardíacas e a osteoporose.

Alho

Alho, assim como gengibre, é muito versátil. É benéfico ao coração, acelera o metabolismo e é excelente na prevenção de muitos vírus. Ele atua, ainda, como antioxidante.

Rabanete

Rabanetes possuem alta concentração de vitamina C. Eles tratam o sistema urinário, aumentam o suprimento de oxigênio no sangue e reduzem o teor de colesterol ruim.

Dica: Pense em sua saúde

As raízes comestíveis são maravilhosas para equilibrar seu cardápio. Se você não tem o hábito de comer vegetais e outros tipos de alimento semelhantes a essas raízes, pense a respeito. Se não apreciar o gosto delas, encontre formas criativas de preparar receitas que modifiquem seus sabores.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
bolinho de taioba receita
Receita deliciosa de bolinho de taioba
diferença e semelhança do inhame e do cara
Inhame ou cará: qual a diferença?