em

AmeiAmei FofoFofo

18 Sintomas da menopausa e dicas de como aliviá-los

Não há como evitar essa fase da vida, então o melhor a fazer é compreendê-la e se adaptar. Veja como fazer isso

sintomas da menopausa
Crédito: Freepik

A menopausa é um período da vida que toda mulher irá viver. Trata-se de uma etapa repleta de mudanças no organismo, e os sintomas da menopausa interferem diretamente na qualidade de vida da maioria das mulheres. Conheça agora quais são suas fases, sintomas e forma de aliviá-los para que esse longo período seja vivido com tranquilidade e amor-próprio.

Fases da menopausa

Existem casos de menopausa precoce, em que os sintomas começam antes dos 40 anos, mas o normal é começar a senti-los a partir dos 41, podendo variar para cada organismo. A menopausa propriamente dita só ocorre depois que a mulher ficou um ano inteiro sem menstruar. Alguns anos antes e depois disso é chamada a fase do climatério. Então, a ordem é a seguinte:

Climatério pré-menopausa

A partir dos 41 anos de idade, em média, a mulher começa a sentir os sintomas da menopausa de forma leve e gradual. Essa fase pode durar mais de 10 anos, até que a mulher perceba que o seu ciclo menstrual terminou efetivamente e, depois de 12 meses sem menstruar, ela entre para a menopausa.

Menopausa

É considerada quando a mulher já não menstrua mais. Nessa fase vários dos sintomas começam a reduzir ou desaparecer. Só ficam aqueles que estão relacionados à idade, não apenas às alterações hormonais.

Climatério pós-menopausa

Enquanto a mulher ainda tiver sintomas presentes no seu dia a dia, ela estará na fase do climatério pós-menopausa, com a qual vai deixando de se preocupar conforme os anos passam. É a última fase e a mais tranquila com relação a esses sintomas específicos.

Quais são os sintomas da menopausa?

Existe uma série de consequências que a menopausa apresenta. Elas surgem porque nessa fase ocorre a diminuição da produção dos hormônios femininos. São eles os responsáveis por equilibrar muitos ciclos e funções no organismo da mulher. Então, na falta deles, o desequilíbrio se manifesta por meio dos seguintes sintomas:

1. Ondas de calor

sintoma de fogacho menopausa
Crédito: Freepik

Mesmo em dias de frio, quando todos estão com casacos, a mulher pode sentir ondas de calor, que ocorrem principalmente na parte superior do corpo. Esse calorão pode durar minutos ou ser persistente.

2. Sudorese

Como consequência das ondas de calor, também ocorre o aumento da produção de suor, pois o corpo necessita reduzir a temperatura. Como essa sensação de calor pode acontecer bastante, a mulher vai suar na mesma proporção, o que é incômodo e desconfortável.

3. Dificuldade para dormir

A dificuldade para começar a dormir ou ficar acordando durante a noite é mais um dos sintomas da menopausa. Pode acontecer tanto pelas ondas de calor, que ocorrem também durante o sono, ou pela inquietude que ela sente.

4. Alterações de humor

As alterações de humor repentinas não ocorrem com todas as mulheres, mas são muito comuns. É claro que existe um limite entre alterações muito bruscas. Porém, costuma ocorrer de a mulher acordar feliz e, logo depois, por um motivo mínimo, estar irritada ou triste.

5. Lapsos de memória e distração

Quanto aos lapsos de memória, também é uma resposta hormonal que afeta essa área do cérebro onde fica a memória. A mulher pode esquecer de coisas simples do dia a dia, ficar desatenta e ter algumas atitudes sem nexo.

6. Fadiga

sintomas de fadiga menopausa
Crédito: Freepik

Nessa fase da menopausa não é preciso fazer grande esforço para que a mulher sinta-se cansada. Essa fadiga inclui uma certa dificuldade em respirar, como se estivesse sem fôlego, e um cansaço geral do corpo, como se estivesse indisposta.

7. Secura bucal e vaginal

Um dos principais sintomas da menopausa é a secura, pois o organismo reduz sua produção de mucos. Ela ocorre em todas as mucosas do corpo, então não será apenas vaginal, mas também na boca e nos olhos, podendo causar ardência.

8. Diminuição da libido

sintomas de falta de libido menopausa
Crédito: Freepik

Na menopausa, as mulheres podem ter a libido mais baixa, sendo que os demais sintomas também contribuem para essa redução de forma psicológica.

9. Redução da fertilidade

A menopausa é estreitamente ligada à redução da fertilidade da mulher. Conforme os anos passam, ela vai ficar cada vez menos fértil, mas esse tempo varia bastante. Há mulheres que ainda conseguem engravidar perto dos 50 anos, ainda que seja com tratamentos.

10. Desregulação da menstruação

Como consequência da redução hormonal, a mulher vai começar a perceber que o seu ciclo menstrual está irregular. Num mês acontece, no outro não e o fluxo vai ficando mais fraco. Esse é o processo natural até que a mulher fique sem menstruar durante 12 meses seguidos, caracterizando sua entrada oficial na menopausa.

11. Fragilidade das unhas e dos cabelos

O bom estado de saúde dos cabelos e das unhas também é controlado pela liberação hormonal, com auxílio de outros fatores. Então é natural que na menopausa os cabelos fiquem mais frágeis, opacos e quebradiços, bem como as unhas e a pele.

12. Dores de cabeça

sintoma de dor de cabeça menopausa
Crédito: Freepik

Ter dores de cabeça mais frequentes é comum no período da menopausa, pois é outra consequência da instabilidade hormonal. Mas é preciso se atentar à intensidade da dor e não permitir que ela atrapalhe a rotina diária.

13. Osteoporose

O estrogênio, um dos hormônios femininos que começa a ser reduzido na menopausa, é importante para manter os ossos nutridos e fortes. Sendo assim, com a queda desse hormônio, ocorre a diminuição da densidade óssea que pode levar à osteoporose.

14. Depressão

A depressão é um fator muito variável. Vai ocorrer apenas com aquelas mulheres que não estejam conseguindo viver esse momento com o equilíbrio emocional que precisariam. Além disso, estão mais propensas a desenvolver a doença mulheres que já tinham essa predisposição antes da menopausa.

15. Aumento de peso

Uma das maiores reclamações das mulheres na menopausa é a dificuldade em manter o peso ideal. De fato, a desregulação hormonal atrapalha bastante. Seja porque o corpo não está mais exercendo suas funções corretamente ou porque a mulher está sendo afetada por outros sintomas da menopausa. A ansiedade, a fadiga e insônia podem estimular a vontade comer e a dificuldade de se exercitar.

16. Ansiedade

A ansiedade que a mulher sente no período pré-menopausa está relacionada a momentos específicos, não necessariamente à patologia chamada de ansiedade. É mais uma sensação constante de urgência, de quem se sente envelhecendo e com dificuldade de lidar com as mudanças.

17. Dores articulares

Assim como a mulher fica mais propensa à osteoporose e à secura das mucosas, também pode começar a sentir dores nas articulações do corpo por causa da queda de estrogênio. Esse tipo de dor precisa ser tratada com o médico para evitar que se agrave com o passar dos anos.

18. Dores nas mamas

Esse é o mesmo tipo de dor que a mulher já sentia quando estava na TPM, inclusive, ocorre pelo mesmo motivo. Tende a desaparecer depois que a mulher entra na menopausa e conforme os anos passam.

Dicas para aliviar os sintomas da menopausa

solução procurar médico menopausa
Crédito: Freepik

Como não é possível prevenir ou adiar a menopausa, já que ela faz parte do ciclo natural da vida, o que se pode fazer é adaptar os hábitos. Ao perceber a chegada dos sintomas, a primeira atitude a tomar é ir ao ginecologista.

O médico irá avaliar a saúde da mulher de modo geral, analisar os sintomas e ver o quanto eles estão prejudicando sua rotina para definir se é preciso fazer algum tratamento. Para muitas mulheres pode ser necessário fazer a reposição hormonal, tomando pílulas com hormônios femininos a fim de reduzir os sintomas.

Nem sempre é necessário ou possível fazer esse tratamento. Então, de modo geral, a mulher será orientada a melhorar seus hábitos de vida, que vão auxiliar em todos os sintomas. Esses hábitos são:

  • Ter uma alimentação saudável e balanceada;
  • Beber bastante água ao longo do dia;
  • Praticar atividade física;
  • Ter um hobby para se divertir;
  • Abandonar vícios;
  • Visitar o médico a cada 6 meses ou 1 ano para um check-up;
  • Reduzir o ritmo da rotina a fim de evitar alto estresse.

Remédios caseiros para menopausa

Além dessa importante mudança nos hábitos de vida, algumas receitas caseiras ajudam a aliviar determinados sintomas, do mesmo jeito que se faz para aliviar o desconforto da TPM.

Beber muito líquido

Sim, a água é um ótimo remédio para aliviar os calorões e a falta de hidratação que a menopausa traz. Beba entre 1,5 e 2 litros de água por dia, alternando também com chás gelados caseiros e água de coco que são nutritivos e naturais.

Consumir mais vitamina E

Nessa fase da vida, a absorção de nutrientes começa a ser menos eficiente. Então, a reposição de vitaminas e minerais é importante, conforme a recomendação médica. No caso da vitamina E, ela vai ajudar a reduzir os sintomas de fadiga, calor e o risco de doenças cardiovasculares. Consuma mais oleaginosas, azeite de oliva e grãos integrais.

Consumir alimentos fitormônios

Esse grupo de alimentos ajuda a controlar a desregulação hormonal, contribuindo com o alívio dos sintomas. O ideal é ir ao nutricionista para receber uma dieta adequada ao seu biótipo, mas os alimentos fitormônios são abóbora, maçã, banana, brócolis, soja e derivados, inhame, gergelim, alho, aipo, salsinha, mamão, cereja, linhaça, beterraba e muitos outros.

Tomar chás relaxantes

Os chás feitos com folhas frescas ou desidratadas são ótimos para manter a calma e conseguir lidar melhor com os sintomas. Algumas das melhores ervas para essa finalidade são o ginseng, folhas de amoreira, trevo vermelho e ginkgo biloba, além dos tradicionais cidreira, camomila, erva-doce e anis estrelado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

sonhar com casa significado

O que significa sonhar com casa? Veja essas 8 interpretações

chá de anis estrelado

Para que serve e como fazer chá de anis estrelado