em

Descubra por que a asma pode matar

Muitas pessoas confundem a doença com outros problemas respiratórios

Quando você respira é possível ouvir um chiado em seu peito? Você sente falta de ar e precisa do auxílio de aparelhos para se sentir melhor? Esses são sintomas de duas doenças muito perigosas: a asma e a bronquite

Esses são problemas respiratórios muito comuns, especialmente nos períodos mais frios do ano e costumam confundir os pacientes na hora de procurar um médico.

O problema é que esse erro clínico pode ser fatal caso sua doença seja a asma, e ela atinge cerca de 40 milhões de pessoas só no Brasil. De acordo com o pneumologista e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Mauro Gomes, o nome correto da asma é asma brônquica e por isso é normal que seja confundida com a bronquite.

“Não se trata da mesma doença e é muito importante que os pacientes compreendam as especificidades de cada uma para que seja possível encontrar os tratamentos e medicamentos adequados”, afirma ele.

O desenvolvimento da asma geralmente está associado a distúrbios genéticos. Ela é uma doença inflamatória das vias aéreas que prejudica a entrada e saída de ar dos pulmões, por isso seu principal sintoma é o chiado respiratório.

De acordo com o especialista, os pacientes que sofrem com asma não tratam a doença da maneira correta, como algo crônico. A maioria das pessoas só realiza o tratamento durante as crises, mas ele explica que realizando um tratamento correto é possível evitar as crises e ter uma vida normal.

Em torno de 40 milhões de brasileiros nasceram com a asma, mas apenas 9% tratam a doença da maneira correta. O problema é que existem 5 graus da enfermidade e, em casos mais graves, é necessário desembolsar até 6 mil reais por mês em medicamentos caríssimos que não são oferecidos para a população gratuitamente.

Pesquisadores da doença afirmam que praticar esportes como basquete, futebol ou qualquer atividade constante aumenta o condicionamento físico e melhora a qualidade respiratória.

A principal diferença entre a asma e a bronquite é a origem do problema. Enquanto a asma é genética, a bronquite é causada por infecções, geralmente virais, que inflamam os brônquios. É uma doença passageira que, se bem tratada, pode ser curada em poucas semanas.

Em caso de dúvidas, procure um médico especialista e inicie logo o tratamento. Lembre-se de compartilhar esse importante artigo com suas amigas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

Comentários

comentários

Cantora Anitta apresenta dançarina plus size
8 gestos com as mãos que ajudam a saúde