em

PANC: 8 plantas alimentícias não convencionais

Talvez você tenha algumas delas no seu quintal e pode começar a aproveitar

plantas alimentícias não convencionais
Crédito: Pixabay

Se você já morou ou mora em uma casa com quintal, deve conhecer as PANC – plantas alimentícias não convencionais. Elas foram assim classificadas pelo biólogo brasileiro Valdely Kinupp por serem plantas comestíveis que nascem de forma espontânea e a maioria das pessoas acha que são ervas daninhas. Elas estão sempre ali por perto e você ignora? Talvez tenha uma horta em casa e está deixando de aproveitar. Veja quais são as PANC.

Quais são plantas alimentícias não convencionais (PANC)?

Na verdade, boa parte das plantas que se come atualmente já foram do grupo das PANC, mas passaram por alterações genéticas para se tornarem comestíveis para os humanos. Então, essas plantas que hoje são PANC, poderão ser os ingredientes típicos no futuro.

1. Buva

PANC tipo buva

Essa é uma das plantas mais confundidas com erva-daninha, fácil de arrancar do solo e eliminada sem aproveitar seu sabor e nutrientes. Use só as folhas, pois o caule tem excesso de fibras.

2. Beldroega

PANC tipo beldroega

Essa plantinha rica em ômega-3 é banida de jardins e hortas por falta de conhecimento sobre quem são e seus benefícios. Para poder aprofundar sua pesquisa sobre ela, o nome científico é Portulaca oleracea.

3. Dente-de-leão

PANC dente de leao

Você já deve ter pego um dente-de-leão para soprar ao vento, mas sabia que suas folhas podem ser consumidas como folhas de couve? Pode comê-las cruas, empanadas, refogadas e o que mais quiser experimentar.

4. Amor-perfeito

plantas alimenticias nao convencionais tipo amor-perfeito

Essa bela for é vista nos pratos de saladas em almoços e jantares elegantes. Elas decoram e adicionam um sabor surpreendente aos pratos em que são inseridas. Se gosta de flores ao ponto de querer experimentá-las, essa é uma oportunidade.

5. Ora-pro-nóbis

PANC tipo ora-pro-nobis

Os mineiros já devem conhecer essa planta, mesmo assim ela não é convencional. Essa é uma planta muito comum na região e usada como alimento, inclusive nos restaurantes, por oferecer um alto valor nutricional.

6. Tansagem

PANC tipo tansagem

De nome científico Plantago major, pode utilizar as folhas dessa planta para fazer chá, refogar, empanar e experimentar o sabor como condimento de diversos outros pratos. As suas sementes podem ser aproveitadas como cobertura de pães, bolos e bolachas.

7. Tagete

PANC tipo tagete

Essa bonita flor que cresce espontaneamente por aí pode ser consumida quase por completo. As flores embelezam as saladas, deixando-as também mais aromáticas e com sabor exótico. As folhas podem ser usadas para temperar carnes e cremes.

8. Saião

PANC tipo saião

O nome científico dessa planta é Bryophyllum pinnatum e, além de comestível, ela oferece propriedades medicinais ao organismo. Sua principal utilização nesse sentido é fazer chá com as folhas para tratar problemas estomacais. Na culinária pode fazer saladas e sucos.

Crédito das imagens: Revista Casa e Jardim

Receitas com PANC

As plantas alimentícias não convencionais já estão sendo utilizadas por renomados chefs de cozinha na criação de pratos exóticos, nativos, além de oferecer uma nova opção de alimento para incluir no cardápio e economizar. Veja alguns exemplos.

Macarrão com pesto de buva

A primeira PANC da lista foi a buva, então veja no vídeo como preparar um macarrão utilizando essa planta e também a folha de batata-doce para fazer o pesto alternativo:

Hambúrguer e sopa de beldroega

Para essas receitas saudáveis a beldroega foi escolhida, planta rica em minerais e que adiciona sabor aos pratos. Veja como fazer duas receitas diferentes com essa PANC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

fibromialgia

Fibromialgia: o que é e como tratar?

suchá de hibisco

Receitas de suchá de hibisco