em

Pálpebras tremendo involuntariamente? Entenda o que pode ser

O que pode ser ter as pálpebras tremendo? Descubra aqui neste artigo, além de técnicas para aliviar a situação

pálpebras tremendo
Crédito: Freepik

Alguma vez já teve suas pálpebras tremendo involuntariamente? Não que seja uma situação que incomoda ou provoque dor. Mas ela pode ser um indicativo do estado de saúde do seu corpo, tanto físico quanto emocional.

Trata-se de uma ação causada pelo sistema nervoso e, que deve ser observada para entender as causas do problema. Veja com o que pode estar associado.

Causas das pálpebras tremendo

pálpebras tremendo
Crédito: Baby Radio

Ter as pálpebras tremendo, sem poder controlar, muitas vezes irrita. Mas não se desespere! Na maioria dos casos não é nada grave. Mas vale a pena investigar, para descobrir a origem e tratar o problema.

1. Falta de vitamina no organismo

Essa é uma das causas mais comuns de ter as pálpebras tremendo. A falta de vitaminas do complexo B atuam diretamente no sistema nervoso e ocular. O que explica essa ação involuntária nos olhos. A carência de nutrientes pode estar relacionada as vitaminas B12, B6, B3 e B1.

2. Ansiedade e estresse

É muito comum ter as pálpebras tremendo em dias ou semanas em que se está sob forte estresse ou diante de uma crise de ansiedade. O corpo reage a esses fatores por meio de espasmos musculares. O ideal é tentar controlar a situação, como por exemplo, fazendo uma atividade física ou aprendendo a meditar.

3. Cansaço

pálpebras tremendo
Crédito: Move Notícias

Este tipo de causa não está relacionado apenas ao cansaço mental, mas também físico e, principalmente, ocular. O uso excessivo do computador, celulares e tablets, seja para trabalhar, divertir ou até mesmo fazer uma leitura pode ocasionar pálpebras tremendo.

Por isso é muito importante acalmar a mente e encontrar a paz interior. Manter o corpo sano reduz considerável o risco de problemas e doenças relacionadas de saúde.

4. Bebidas estimulantes

Algumas bebidas estimulantes como o café, chá verde, energéticos e refrigerantes, por exemplo, podem camuflar a fadiga e cansaço. Como consequência, o corpo não associa a necessidade de descansar. As consequências podem ser os espasmos musculares, como uma reação do sistema neurológico. E é por isso que esse tipo de bebida pode ser associado às pálpebras tremendo.

Aprenda as receitas de bebidas saudáveis para substituir o refrigerante

5. Doenças

Em casos extremos ou que os sintomas de pálpebras tremendo não passam é preciso averiguar se pode estar (ou não) relacionada a alguma doença. Quando associado à irritação da córnea, dificuldades em enxergar ou focar e dores localizadas é preciso buscar ajuda de um profissional.

Dentre as possíveis causas estão doenças como a esclerose múltipla, mal de Parkinson ou Tourette. Peça um diagnóstico ao seu médico, para que seja possível identificar e tratar corretamente, se este for o caso.

Que médico consultar e quando

Quando os sintomas persistirem e você notar que, nenhuma mudança fez com que a ação das pálpebras tremendo parassem, está na hora de consultar um oftalmologista. Ele será capaz de realizar exames específicos para descartar quaisquer anormalidades na visão ou relacionadas à saúde dos olhos.

Se ele achar necessário, pode solicitar exames complementares como o de sangue, para saber se o corpo sofre alguma carência nutricional ou até mesmo neurológico, para verificar se há algum tipo de doença ou dano associado a esse sintoma.

A partir desse momento será determinado o tratamento adequado, assim como a necessidade de consultar algum outro especialista, como por exemplo, um nutricionista ou neurologista.

Conheça quais são as doenças nos olhos mais comuns

O que fazer para melhorar o tremor?

pálpebras tremendo
Crédito: IOMR

Existem algumas técnicas caseiras que podem aliviar o problema, até a consulta com seu oftalmologista:

Cubo de gelo: quando as pálpebras estiverem tremendo, coloque um cubo de gelo no local (coberto por um pano, para não queimar a pele). Esse contato pode acalmar o sistema nervoso.

Piscar: estimular a região dos olhos e, principalmente das pálpebras pode ser bastante eficiente. Basta piscar por várias vezes seguidas, rapidamente, para aliviar a musculatura do local.

Massagem: feche os olhos e faça uma massagem, suave, utilizando o dedo indicador para movimentar e relaxar as pálpebras. Faça movimentos circulares e delicados.

Temperaturas alternadas: molhe um pano com água quente e outro com água gelada e coloque-os sobre as pálpebras tremendo, de forma alternada. Isso fará com que o músculo contraia e relaxe.

Como prevenir

O melhor “remédio” para as pálpebras tremendo é manter uma alimentação equilibrada, rica em alimentos do complexo B, como por exemplo:

  • Sementes de girassol;
  • Castanha-do-Pará;
  • Aveia;
  • Queijo Cottage;
  • Peixes (como a cavala e o salmão);
  • Ameixa;
  • Abacate;
  • Ovos;
  • Espinafre;
  • Lentilha;
  • Feijão.

Por fim, evite estar muito tempo olhando para celulares, computadores e televisão, visto que causam problemas de vista cansada.

Cuide da sua visão e siga esses conselhos! Contudo, se acontecer de ter as pálpebras tremendo muitas vezes ou for duradouro e intenso, procure o médico especialista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

torta de calabresa receitas

10 Receitas de torta de calabresa maravilhosas

torta de liquidificador

10 Receitas de torta de liquidificador de dar água na boca