paz interior
em

21 dicas de como encontrar a paz interior

Não precisa de meditação! Basta focar nas coisas simples do dia a dia!

O dia a dia pode ser muito estressante. Não é fácil gerenciar o tempo entre trabalho, família, amigos e vida social. No meio de tantas tarefas e pontos para dar atenção, tem sido difícil arranjar tempo para parar. Parar significa realmente parar. Relaxar. Tirar um tempo do dia para respirar e apenas ser você mesmo sem sentir culpa por isso.

Muitas pessoas recorrem ao ioga, à meditação, ao tai chi para encontrar paz. Saiba que nada disso é necessário. Há formas de encontrar paz interior nas coisas simples, nas pequenas mudanças. Este artigo traz vinte e uma dicas de como melhorar sua qualidade de vida sem meditação.

21 formas de atingir a paz interior

Esqueça a meditação. Basta olhar para dentro de si mesmo e as respostas virão.

1. Crie seu próprio mantra

Mantra não precisa ser um cântico ou uma música. Pode ser uma frase ou mesmo uma palavra. Pense no seu e todo dia pela manhã repita-o em sua cabeça.

2. Você não é seus pensamentos

Lembre-se que os seus pensamentos negativos não são quem você é. Não vale a pena se agarrar a sentimentos ruins. Siga em frente e não foque tanto em negatividade.

3. Aceite seus pensamentos e ideias

Isso é ainda mais importante. É preciso aceitar que há coisas que não são controláveis. O pensamento é uma delas. Não os ignore, mas também não lhes dê muita atenção.

4. Respire profundamente

Respirar involuntário, mas é importante estar consciente da sua respiração. Pare por alguns minutos e sinta o ar entrar em seus pulmões e arejar seus pensamentos. Isso com certeza irá lhe acalmar.

5. Agradeça

Agradeça a alguém todos os dias. O porteiro, sua mãe, uma amiga, o motorista do ônibus, a vida. Agradecer é um dos atos mais libertadores que existem.

6. Sorria e cumprimente estranhos

Conecte-se com pessoas que você não conhece. Dê um oi ou simplesmente sorria para um estranho ao andar na rua. Sinta a energia boa que flui pelo corpo.

7. Faça trilhas

Tire um dia só para fazer uma caminhada ou uma trilha em meio à natureza. Sinta a vida ao seu redor e faça parte dela.

8. Seja grato

Agradeça pelo que tem e por quem tem ao seu lado. Gratidão traz humildade, que é fundamental para se estar em paz.

9. Deixe o celular no silencioso durante todo o dia

Evite ficar olhando para o celular o tempo todo. Aliás, ponha-o no silencioso e deixe para ver as notificações ao fim do dia. Esse tipo de tecnologia interfere na paz interior.

10. Coma devagar

Comer devagar não só é bom para a digestão, como para a alma. Sinta o gosto, a textura de cada alimento que você ingere. Comer é uma experiência sensorial, então aproveite-a!

11. Tome chá

Chás têm propriedades calmantes e relaxantes, além de lhe conectarem com o presente.

12. Tome um banho

Um banho é capaz de relaxar até a mais estressada das pessoas. Fique uns minutos sob o chuveiro e sinta a água cair pelo corpo. Feche os olhos e relaxe.

13. Escute música instrumental

Escolha uma playlist instrumental e deixe rolar. Esse tipo de música tem um efeito imediato no cérebro. Ele acalma, devolve o foco e alivia o turbilhão de pensamentos.

14. Complete uma tarefa estressante

Se você sofre com ansiedade em relação a prazos, cumpra logo todas as tarefas estressantes do dia. Isso vai lhe trazer paz imediata!

15. Converse profundamente com alguém

Todos têm uma pessoa com quem podem conversar por horas sem parar. Faça isso. Tenha um conversa demorada, longa e significativa com alguém que para você é importante.

16. Assista a sua série ou programa de TV favorito

Não se culpe por isso. Apenas se atire no sofá e apenas assista ao seu programa ou série favorita. Liberte-se um pouco da realidade estressante.

17. Escreva um haicai

Haicais são poemas difíceis de escrever, apesar de curtos. Aceite o desafio. Expressar seus sentimentos de forma concisa pode ser relaxante.

18. Faça palavras-cruzadas

De volta ao desafio. Palavras-cruzadas tirão a atenção dos problemas e mantêm você focado em outras coisas por algum tempo.

19. Lave a louça

Além de ser algo útil, lavar a louça faz com que você se sinta útil. Isso pode aliviar a culpa de não ter feito outras coisas.

20. Olhe para uma peça de arte que lhe agrade

Aliás, vá a um museu. Pode ser um museu pequeno mesmo. Observe as peças de arte presentes nele e se deixe levar pelo sentimento que elas transmitem.

21. Tenha um cachorro ou um gato

Ter um animal de estimação é uma das fomas mais eficazes de aliviar o estresse. Dizem os especialistas, inclusive, que o ronronar dos gatos são curativos aos humanos. Divida sua vida com um pet!

A dica é procurar tempo, uma brecha na rotina para encontrar um pouco de paz. Às vezes pode parecer difícil, mas não é. Basta estar atento às pequenas coisas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

retocar maquiagem

5 dicas para retocar a maquiagem ao longo do dia

Plantas que estimulam o bom funcionamento gastrointestinal