em

AmeiAmei HahahaHahaha FofoFofo Meu Deus!Meu Deus! EstranhoEstranho TristeTriste

15 Benefícios do chá verde: aproveite as propriedades desse milagroso chá

Esse é o chá mais consumido em todo o mundo. Se você ainda não o bebe, que tal começar agora?
benefícios do chá verde e como preparar
Crédito: Pxhere

A maioria das pessoas relaciona o chá verde à perda de peso. É consenso entre especialistas e pesquisadores que essa bebida de fato auxilia a emagrecer. No entanto sua atuação benéfica à saúde vai muito além disso. Os benefícios do chá verde estão relacionados aos numerosos nutrientes em sua composição.

Com certeza as suas propriedades são responsáveis por isso. Apesar de amargo no sabor, vale a pena ingeri-lo pelo tanto de nutrientes que possui. As folhas do chá verde possuem boas concentrações de minerais, como magnésio, manganês e potássio. Algumas vitaminas do complexo B, a vitamina C e a vitamina K também se destacam na composição nutricional dessa bebida, assim como a famosa cafeína.

15 Benefícios do chá verde para a saúde

benefícios do chá verde para a saúde
Crédito: Pxhere

Todo mundo gosta de tomar um chazinho em algum momento do dia. Seja quente ou frio, o chá verde só tem coisas boas a oferecer. Os especialistas apontam que os efeitos benéficos dessa bebida são potencializados se você ingerir uma infusão com as folhas. Portanto, apesar de mais prático, abra mão do saquinho em favor das folhas. Veja abaixo 15 benefícios do chá verde para a saúde.

1. É um antioxidante natural

Flavonoides e catequinas, dois polifenois, são antioxidantes. Sendo assim, combatem os radicais livres no organismo. Todas as doenças que possam surgir de danos causados às células, esses polifenois presentes no chá verde podem combater.

2. Retarda o envelhecimento das células

Unindo as catequinas à vitamina C, ambas presentes no chá verde, você tem uma combinação antioxidante poderosa. Por isso, beber chá verde com regularidade evitará o envelhecimento celular precoce. Isso significa, inclusive, ter uma pele mais jovem por mais tempo.

3. Protege o coração

Consumir chá verde reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumenta os níveis do bom (HDL). Isso por si só já é suficiente para prevenir ou retardar o aparecimento de doenças cardíacas. Como essa infusão possui potássio, ela também ajuda a equilibrar a pressão arterial. Estudos apontam que tomar chá verde diariamente pode melhorar em até 65% a hipertensão.

4. É um estimulante cerebral

Um dos mais famosos benefícios do chá verde para a saúde é que ele atua como um estimulante cerebral. A cafeína é a grande responsável por isso, já que mantém o cérebro e suas funções “ligadas”. Estudantes podem se beneficiar do chá verde não só pela cafeína, mas também por uma aminoácido de nome L-Teanina, que aumenta a concentração, o raciocínio e a memória.

5. Auxilia na prevenção da doença de Alzheimer

Uma vez que o chá verde melhora a memória, há redução das chances de aparecer a doença de Alzheimer. O chá verde ainda retarda a diminuição da acetilcolina. Esse neurotransmissor é responsável por atividades cerebrais relacionadas ao aprendizado e à memória.

6. Pode ser usado no tratamento de diabetes

Essa bebida controla os níveis de glicose no sangue, além de diminuir as taxas de açúcar no organismo. Isso provoca uma melhora nas atividades pancreáticas, o que estimula a produção de insulina.

7. Acelera o metabolismo

Mais um dos benefícios do chá verde muito conhecido. A cafeína e os polifenóis presentes nessa infusão agem como oxidantes de gorduras. Isso aumenta a termogênese, o que ajuda a não acumular gordura e a queimar a já existente.

8. Tranquiliza

benefícios do chá verde para tranquilizar
Crédito: Pexels

O aminoácido conhecido como L-Teanina, presente no chá verde, pode aliviar os efeitos do estresse. Há pesquisas que apontam, inclusive, uma redução de quase 50% nas chances de desenvolver depressão em pessoas que ingerem chá verde quatro vezes por dia.

9. Melhora a saúde dos ossos e dos dentes

Pesquisas apontam que as mulheres asiáticas têm incidência reduzida de osteoporose, e isso está relacionado ao alto consumo de chá verde. Essa infusão proporciona uma melhor fixação de cálcio no corpo. O chá verde ainda impede que uma bactéria chamada Streptococcus Mutans se espalhe, o que reduz o aparecimento de cárie.

10. É diurético

O chá verde, por ser diurético, melhora as funções renais e mantém todo o aparelho urinário funcionando corretamente.

11. Auxilia no emagrecimento

Uma vez que o chá verde é termogênico, ou seja, aumenta a temperatura corporal, acelera o metabolismo. Um metabolismo acelerado ajuda na queima de gordura. Pessoas com hipertireoidismo, portanto, não devem tomar esse chá sem antes consultarem um médico de confiança.

12. Pode reduzir a incidência de alguns cânceres

Estudos realizados recentemente mostram que o consumo regular de chá verde pode diminuir as chances de aparecerem certos tipos de câncer. Entre eles estão os de mama, os de esôfago, os de próstata, os de pulmão, os de pele e os de cólon.

13. Aumenta a expectativa de vida

Uma pesquisa realizada com mais de 40000 japoneses entre 40 e 79 anos mostrou que aqueles que beberam chá verde durante o período do estudo tiveram uma expectativa de vida aumentada.

O mesmo estudo, realizado de 1995 a 2005, mostrou que quanto mais chá verde se toma, melhor é a saúde. Os pesquisadores descobriram que as pessoas que bebiam pelo menos 5 xícaras por dia tinham uma probabilidade significativamente reduzida de morte por todas as causas, contra aqueles que só bebiam um copo por dia.

14. Fortalece o sistema imunológico

A combinação de algumas substâncias do chá verde melhora as defesas do organismo. Entre esses nutrientes se destacam as vitaminas B1, B2, C e K, além do ácido fólico, do manganês, do potássio e dos polifenois. Dessa forma, beber essa infusão pode prevenir resfriados, gripes, infecções, inflamações e outros problemas.

15. Melhora a saúde do fígado

Estudos apontam para uma boa relação entre o chá verde e a saúde do fígado. Consumo regular dessa bebida melhor o funcionamento hepático, o que evita acúmulo de gordura nas células desse órgão.

Benefícios do chá verde para a pele

benefícios do chá verde para a pele
Crédito: Freepik

O chá verde atua também como um cosmético. Suas propriedades são tão benéficas ao corpo em geral que a indústria da beleza vem lançando nos últimos anos produtos à base de chá de verde. Não é difícil ver por aí cremes, sabonetes, xampus, condicionadores e hidratantes feitos a partir dessa infusão.

Os benefícios do chá verde para a pele se devem, primeiramente, ao fato de que a bebida elimina as bactérias que causam espinhas. De modo geral, o consumo de chá verde é muito benéfico para reduzir a oleosidade geral do corpo, tanto da pele quanto do cabelo. Aliás, lavar os cabelos com essa infusão deixa os fios menos oleosos.

Outro benefício para a pele é reduzir as marcas, danos e efeitos causados pela exposição dos raios UV. Pessoas que costumam estar expostas constantemente ao sol podem ter vermelhidão na pele, eritrema e mesmo câncer de pele. Portanto o chá verde, tanto ingerido quanto aplicado no local exposto aos raios UV, pode aliviar esses incômodos.

Se você quer uma pele elástica e firme, beba chá verde. Ele melhora a hidratação da derme e confere elasticidade e firmeza. Os flavonoides são os grandes responsáveis por esse benefício, já que auxiliam na melhora da microcirculação. Assim, há mais nutrientes e oxigênio enviados às células da pele.

Malefícios do chá verde

Apesar de ser um produto natural, o chá verde pode apresentar alguns malefícios a algumas pessoas. Ele é especialmente não recomendado a mulheres grávidas ou mães em fase de amamentação. Quem tem hipertireoidismo ou têm episódios constantes de insônia também deve evitar essa bebida.

Apesar dos muitos benefícios do chá verde, existem efeitos colaterais relevantes. Se consumido em excesso, pode provocar náuseas e diarreias. Pessoas com intolerância à cafeína também devem passar longe dessa bebida.

Outro cuidado a se tomar é com os produtos que você compra por aí. Dê preferência aos chás verdes puros, não àqueles que contêm outras substâncias e componentes misturados ao chá. Antes de tomar essa infusão, consulte seu médico, pois ela pode interagir com alguns medicamentos, cortando seu efeito.

Como preparar chá verde

benefícios do chá verde e como consumir
Crédito: Freepik

Em primeiro lugar, é sempre aconselhável preparar chá verde a partir das folhas e não dos saquinhos. Os sachês que você compra em qualquer supermercado não oferecem os mesmos benefícios que as folhas.

Em segundo lugar, jamais ferva as folhas, já que isso fará com grande parte dos nutrientes se perca. Portanto basta levar 500 ml de água ao fogo. Deixe que apareçam as primeiras bolhas para retirar do fogo e acrescentar uma colher de sopa de folhas de chá verde. Espere que a infusão ocorra. Assim que amornar o chá, coe e beba.

Fique atento a mais uma coisa: você só aproveitará os benefícios do chá verde se consumir a bebida em até 24 horas após ela ser feita. Isso porque os nutrientes se perdem depois desse período de tempo.

Veja também: 4 formas de fazer chá verde

Como tomar chá verde

O consumo de chá verde precisa ser limitado a quatro vezes por dia no máximo. Essa é a quantidade ideal de consumo da bebida para que você de fato absorva seus nutrientes. Não exagere, pois a ingestão excessiva desse chá pode lhe causar os efeitos colaterais já mencionados, como náuseas e diarreias.

Apesar dos muitos benefícios dessa infusão já comprovados pela ciência, é necessário e recomendado consultar seu médico antes de iniciar seu consumo. Devido aos possíveis malefícios que pode causar no organismo a depender de cada caso, pode se tornar bastante perigoso à saúde.

Veja no vídeo abaixo como preparar um detox com chá verde, limão e gengibre:

Fonte: Euromonitor, NCBI e MDPI

One Comment Leave a Reply
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários

comentários

Esse purê de couve-flor vai fazer milagres pela sua dieta
Truque com uma folha de papel alumínio que encanta até os cabeleireiros profissionais