em

Como cuidar da saúde dos olhos

Saiba como manter seus olhos saudáveis, sem inflamações ou infecções
cuidado com os olhos
Crédito: Pixabay

Cuidar da saúde dos olhos e da visão é um hábito que se deve manter sempre. A visão é o sentido que lhe dá liberdade para conhecer o mundo cheio de cores e paisagens. Além disso, os olhos são frágeis e necessitam de cuidados para não desenvolverem doenças com o passar do tempo.

10 Dicas para cuidar da saúde dos olhos

As dicas para cuidar da saúde dos olhos são simples. Elas fazem parte do dia a dia, por isso deve incluí-las na sua rotina. Muitos problemas nos olhos só vão aparecer quando já se passou algum tempo, por isso que cuidar desde cedo é importante. Veja o que deve fazer.

1. Vá ao oftalmologista

saúde dos olhos oftalmologista
Crédito: Pixabay

Mesmo que você não precise de óculos e esteja com os olhos saudáveis, vá ao oftalmologista pelo menos uma vez ao ano. Aquela consulta de checkup, que deve ser feita com outros tipos de especialistas também, é importante para garantir que seus olhos estejam mesmo bem ou para detectar algum problema em fase inicial. Assim fica mais fácil de tratar e curar, seja o que for.

2. Durma bem

Os olhos precisam de pelo menos cinco horas de descanso a cada noite, por isso a privação do sono é a principal causa de espasmos oculares. Além de espasmos, irritação e vermelhidão podem ser sintomas de noites mal dormidas. Se você sente seus olhos pesados, doloridos e vermelhos, perceba se o problema está relacionado a horas a menos de sono.

3. Evite ficar coçando os olhos

Às vezes é inevitável: um cílio cai no olho ou um grão de poeira entra e fica incomodando. A primeira coisa que você faz, instintivamente, é coçar. Essa ação pode ser prejudicial se você não for cauteloso.

O indicado é não esfregar os olhos com muita frequência e, quando você fizer isso, certifique-se sempre as suas mãos estão limpas e secas. Se a coceira é um problema regular, procure um oftalmologista.

4. Use óculos de sol

Além de dar um toque especial no visual, os óculos de sol são benéficos para a saúde. Não usar óculos de sol pode ser muito prejudicial para os seus olhos em contato direto com os raios solares.

Muitas pessoas não sabem ou desconhecem que a radiação ultravioleta (UV) nos olhos é prejudicial e pode levar a doenças como a catarata. Por isso use sempre óculos de sol ou óculos de proteção quando sair de casa. E não vale ser o do camelô, precisa comprar em uma óptica.

5. Cuide muito bem das suas lentes de contato

Se você usa lentes, já sabe que manter a limpeza das lentes de contato é essencial e importantíssimo para a saúde dos olhos. Usar as lentes por muitas horas ou lavá-las de forma inadequada pode levar a danos permanentes nos olhos e infecção grave.

E se você usar as lentes e ocorrer desconforto, remova-as, lave os olhos e enxágue-as com solução salina apropriada para isso. Após esses passos, aguarde até que todo o desconforto passe e coloque as lentes novamente. Se o desconforto persistir consulte seu médico.

6. Não durma de maquiagem

Além de fazer mal para a pele, dormir com maquiagem afeta os olhos. O rímel que é aplicado nos cílios tem contato direto com os olhos e, se você dormir com ele, ou remover o cosmético de forma incorreta, pode haver irritação, inflamação, coceira e vermelhidão dos olhos. Assim, antes de dormir faça a limpeza da maquiagem e proteja sua pele e seus olhos.

7. Cuidado com o uso do computador e celular

saúde dos olhos celular
Crédito: Unsplash

Atualmente as pessoas passam muitas horas na frente de televisões, computadores e celulares. Essa exposição exacerbada pode fazer mal para os olhos. Use capas protetoras, não assista televisão muito perto no televisor e, de hora em hora, saia da frente desses aparelhos, ande pela casa ou pelo trabalho e dê descanso a seus olhos. O grande problema nesses casos é o ressecamento causado por reduzir o número de piscadas.

8. Pare de fumar

Não é fácil parar de fumar, mas seus olhos, pulmões e o corpo todo vão agradecer por isso. Os efeitos do tabagismo, além de causar câncer de pulmão e doenças cardíacas, por exemplo, podem ser muito prejudiciais para seus olhos e até causar perda da visão. Fumar aumenta, e muito, o risco de doenças oculares, incluindo a síndrome do olho seco, catarata, glaucoma e degeneração macular relacionada à idade.

9. Tenha um boa alimentação

A saúde dos olhos depende também do que você come. Assim como todas as outras partes do corpo, os olhos necessitam de hidratação, vitaminas, minerais e outros nutrientes. Então, tenha uma rotina de alimentação rica em água, vegetais, sementes e cereais integrais.

10. Conheça seu histórico familiar de doenças

É importante saber quais tipos de doenças ocorreram com seus familiares, pelo menos até a terceira geração antes da sua. Não apenas no sentido das doenças oculares, mas de todas, pois há o risco de que outras doenças acabem causando efeitos colaterais nos olhos. Como no caso de diabetes, que em casos graves pode levar à cegueira. Tenha essas informações para que seja mais fácil se prevenir.

Redigido por Priscilla Riscarolli

Graduada em Comunicação Social, decidiu trocar as campanhas publicitárias pela produção de conteúdo para inspirar as pessoas a enriquecerem suas vidas com mais informação, bem-estar e criatividade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
enfeites de natal para porta
15 Enfeites de Natal para porta
Nossa senhora das montanhas rochosas
Conheça a história da Nossa Senhora das Montanhas Rochosas