vista cansada presbiopia
Crédito: Freepik

Vista cansada: conheça a presbiopia, seus sintomas e o que fazer

Se você precisa afastar objetos para enxergá-los com nitidez, talvez esteja precisando de óculos

Publicidade

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, o nome técnico para a popular vista cansada é presbiopia. Esse problema é bem comum, especialmente, a partir dos 40-45 anos de idade quando todo o organismo da pessoa começa a apresentar dificuldades para sua manutenção. Mas também pode ocorrer com quem passa longas horas fixado em telas de computador ou livros, ficando ainda pior se a iluminação do ambiente for deficiente.

Esses fatores são o que fazem o problema ocorrer, mas o que acontece, de fato, é a perda de elasticidade do cristalino (lente natural que foca a visão na retina) associada ao enfraquecimento dos músculos ciliares que acabam modificando o formato do cristalino. Conheça os sintomas da vista cansada e os tratamentos recomendados.

Veja também: doenças que manifestam sintomas nos olhos

Sintomas

As pessoas que desenvolvem a presbiopia sentem dificuldade para enxergar tanto de perto quanto de longe, mas principalmente de perto porque não conseguem manter o foco no que estão observando. Como estão forçando as vistas, outros sintomas surgem de forma paralela:

Dor de cabeça

A dor de cabeça é o clássico sintoma de quem deveria usar óculos e não usa, seja porque não consegue acostumar ou porque está negando para si mesma ter dificuldades para enxergar direito. A dor costuma surgir depois de algum tempo forçando a visão, ainda que seja lendo um livro.

Publicidade

Vista borrada de longe

Se a pessoa tenta ler algo que está em uma distância normal para quem não tem problemas de visão, ela vai enxergar com borrões.

Dificuldade para enxergar de perto

Da mesma forma que não é possível focar no que está um pouco mais longe, a pessoa também não consegue ver com total nitidez o que está muito perto ou o que for muito pequeno, mesmo estando perto.

Necessidade de mais iluminação

As pessoas com vista cansada sentem necessidade de ambientes bem iluminados para executarem suas tarefas, mesmo as mais simples que não vão exigir tanto da visão, ou pelo menos não tanto quanto elas imaginam que exige, o que pode acabar piorando o problema pela insistência em não tratar.

Tratamentos

tratamentos para presbiopia
Crédito: Freepik

Como a vista cansada é um problema que a maioria das pessoas vai enfrentar quando chegar aos quarenta e poucos anos ou um pouco mais para frente, as formas de tratar são simples, embora não sejam tão baratas.

Publicidade

Uso de óculos

A partir do momento em que o médico oftalmologista diagnostica a presbiopia é muito provável que a pessoa terá que começar a usar óculos. Se ela já usava antes, pode ser que precise de óculos com lentes multifocais para perto e para longe, assim, não precisa ficar trocando de óculos o tempo todo.

Lentes de contato especiais

Atualmente há várias marcas no mercado que oferecem lentes de contato mais tecnológicas, ajustáveis às necessidades de cada olho. O lado negativo das lentes é que elas exigem muito mais cuidado e não podem ser usadas o tempo todo para evitar irritação nos olhos.

Cirurgia

A cirurgia pode ser uma opção para pacientes que, além da presbiopia, também sofrem com a catarata, uma condição que vai deixando o cristalino opaco, com uma mancha esbranquiçada e começa a atrapalhar a visão. Nesses casos, uma cirurgia resolve os dois problemas.

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM