em

A importância da atividade física para cada idade

Praticar exercício físico regularmente é tão importante quanto comer, dormir e trabalhar.
importância da atividade física
People image created by Peoplecreations - Freepik.com

Estar em atividade física nada mais é do que movimentar-se. Sendo assim, todos nós praticamos alguma atividade física todos os dias: uns mais, outros menos.

Mas além do ato natural para se levantar, sentar ou mexer qualquer membro do corpo, a atividade física também precisa ter períodos de maior intensidade para que o corpo se desenvolva e permaneça saudável.

Aqui você encontra:

Benefícios da atividade física

Praticar uma atividade física que exercite o corpo traz imensos benefícios para a saúde, de modo geral, reduzindo o risco de doenças, melhorando o funcionamento do coração e ajudando no controle da pressão arterial.

Além disso, o exercício combinado com uma alimentação balanceada leva ao emagrecimento e à tonificação dos músculos, deixando o corpo mais delineado e forte.

Outro benefício muito importante do exercício físico é na saúde emocional: durante uma prática de atividade física o corpo libera hormônios que causam satisfação e bem-estar, ajudando a melhorar o humor, a autoestima e a manter o pique.

Como se não bastasse, manter-se em atividade física frequente melhora a flexibilidade, a resistência, a postura e previne doenças reumáticas e psicológicas.

Exercício físico na infância e adolescência

Ao acostumar com a prática de exercício físico já na infância, a criança terá muito mais gosto e facilidade para manter a prática esportiva ao longo da vida, o que é ótimo.

Além disso, as crianças e adolescentes necessitam ajudar seu corpo no desenvolvimento e no crescimento. É fundamental trabalhar força, agilidade e equilíbrio, o que também atua no desenvolvimento cognitivo, fortalece a imunidade e incentiva o trabalho em equipe.

Exercício físico na vida adulta

Ao chegar na vida adulta o corpo atingiu o auge do seu desenvolvimento e começa a perder funções, gradativamente. Então, a prática de exercício físico regular ajuda a manter o bom condicionamento físico por mais tempo.

Além do físico, o equilíbrio emocional é completamente afetado pelo hábito de praticar atividade física, que a maioria dos adultos sofre com algum tipo de doença ou transtorno relacionado ao controle das emoções.

Exercício físico na terceira idade

Se na vida adulta – dos 18 aos 65 anos – o corpo atingiu o auge e começou o declínio, após os 65 essa redução de funções acelera. Então, os idosos também necessitam de atividade física para terem mais qualidade de vida de modo geral.

Eles precisam manter os músculos fortes, as articulações flexíveis, a elasticidade dos tecidos e a saúde emocional. Inclusive, por isso que é melhor para os idosos praticarem atividades em grupo. Muitos já estão sozinhos nessa idade e acabam envelhecendo mais rápido quando não têm companhia.

Exercícios aeróbicos e anaeróbicos

As atividades domésticas não deixam de ser exercício físico, mas como não existe um momento de concentração para repetir e intensificar essas atividades rotineiras, elas precisam de reforço.

Dentro dessa necessidade tem os exercícios aeróbicos e os anaeróbicos, cada um com uma função:

Aeróbicos: são os que duram mais tempo e causam menos intensidade no corpo, como corrida, caminhada, natação, ciclismo e dança.

Anaeróbicos: são aqueles que duram menos tempo e exigem força e potência, como ioga, pilates e musculação.

Os melhores benefícios para seu organismo irão acontecer com a combinação entre uma alimentação balanceada e saudável, as atividades rotineiras e uma combinação entre atividade aeróbica e anaeróbica, todos os dias ou algumas vezes por semana.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0
Comentários
tipos de facas
9 Tipos de facas de cozinha e para que servem
como fazer conserva de legumes
Como fazer conserva de legumes passo a passo