em

5 benefícios desconhecidos do café que você deve saber!

Veja como uma boa xícara de café faz bem para a sua saúde

O café é a nossa bebida de todo dia, a maioria dos brasileiros toma uma boa xícara de café pela manhã, faz parte do costume da primeira refeição do dia em todo o país. Ele é a segunda bebida mais consumida do mundo – atrás apenas do chá, consumido largamente na Ásia – e todo mundo que toma café sabe da sua propriedade mais notável: tira o sono, nos deixa alerta e acordados devido às propriedades da cafeína. Mas o café possui muitos outros benefícios à nossa saúde. Consumido com moderação, ele pode ser um santo remédio.

As propriedades medicinais de um bom café

1- É um antidepressivo natural

O café é considerado um antidepressivo leve, já que ele consegue regular o nível de estresse para quem ele não evolua para uma possível depressão. Isso acontece porque a cafeína consegue bloquear os receptores de dopamina, um neurotransmissor relacionado à ansiedade que quando está em excesso no corpo, gera o risco de depressão. É importante lembrar que os cafés descafeinados não possuem esse efeito. Para sentir os efeitos antidepressivos do café, basta tomar uma xícara por dia.

2- Previne o envelhecimento precoce

O café é rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce. Para se beneficiar dessas propriedades, os especialistas recomendam tomar de uma a três xícaras de café por dia, mas quem possui hipertensão deve limitar a uma xícara por dia. Quanto mais natural for o café, maior a quantidade de antioxidantes que ele vai possuir, portanto prefira os orgânicos.

3- Ajuda a perder peso

Os antioxidantes presentes no café ajudam também a acelerar o nosso metabolismo, combate a retenção de líquidos e acelera a digestão, portanto, ajudar a perder peso. O café mais indicado para utilização com fins de emagrecimento é o café verde. É preciso lembrar também que para emagrecer não adianta colocar açúcar no café, passe a tomar sem açúcar ou utilizar adoçantes naturais como o óleo de coco ou uma pitadinha de canela.

4- Alivia dores de cabeça, no pescoço e nos ombros

O café é um vasoconstritor, por isso ele ajuda a aliviar a dor de cabeça, combate inflamações e sobrecarga muscular, principalmente no pescoço e ombros. Além disso, o café também é rico em vitaminas do complexo B, cálcio, fósforo, ferro e magnésio.

5- Melhora a memória a curto prazo

O consumo moderado e regular de café tem função essencial no regulamento da conexão neura do nosso hipocampo, que está relacionado à memória. Portanto, se tomamos um café bem cedo pela manhã, nossa capacidade de reter informações até o meio dia ficará muito acentuada. Além disso, a cafeína combate a deterioração cognitiva e a oxidação celular, sendo portanto um excelente remédio contra o Alzheimer. Por outro lado, os refrigerantes fazem o caminho contrário: suas altas doses de corante e açúcar pioram a nossa memória.

3 Comments

Leave a Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0

Comentários

comentários

Saiba como prevenir a trombose com essas 5 dicas

Saiba como acelerar a cicatrização de forma natural com essas 3 vitaminas