coração saudável
Crédito: PxHere
em

Como ter um coração saudável: 15 conselhos

Saiba como cuidar do seu bem mais precioso com apenas algumas pequenas mudanças

Nos tempos modernos é muito comum que hajam pessoas com problemas cardíacos. Isso é decorrente de maus hábitos em geral, principalmente alimentares. Então, confira abaixo 15 dicas para que se tenha um coração saudável.

Dicas para ter um coração saudável e forte

Muitas vezes, as pessoas se esquecem de cuidar do que importa de fato. Isso não é culpa delas, pois a rotina acaba influenciando o comportamento automático delas. Para mudar isso, é necessário que se preste atenção e cuide do coração.

Então, confira as dicas abaixo para proteger o seu coração e mantê-lo saudável e forte!

1. Pare de fumar

O cigarro é um dos principais vilão de uma saúde plena. Não apenas para quem fuma, mas também para quem inala a fumaça dos cigarros alheios. Parar de fumar ajuda a controlar o rítmo cardíaco e diminui os riscos de um ataque cardíaco.

2. Evite frituras e alimentos gordurosos

coração saudável
Crédito: Publika

Provavelmente você já ouviu que deve substituir os alimentos fritos por grelhados, assados ou cozidos. Comer uma vez ou outra, uma batata frita, por exemplo, não tem problema. Mas evitar é a melhor dica para ter um coração saudável.

As frituras, apesar de serem saborosas, podem causar aumento da pressão arterial e, com o passar do tempo, o desgaste do organismo e a da parede arterial. Isso porque o coração estará exercendo mais força para realizar a circulação sanguínea.

3. Consuma alimentos ricos em Ômega-3

Os peixes de águas profundas são excelentes fontes de Ômega-3, tais como salmão, atum, sardinha, bacalhau, arenque e cavalinha. Essa substância é capaz de deixar o coração saudável, assim como os vasos sanguíneos e articulações, uma vez que ajuda a reestabelecer o equilíbrio entre a ação anti-inflamatória e inflamatória.

4. Pratique exercícios físicos

Para ter e manter um coração saudável, você deve escolher e praticar exercícios físicos que são indicados para o seu corpo. A atividade permite o fortalecimento muscular e a perda de gordura prejudicial para o corpo.

5. Previna a obesidade

coração saudável
Crédito: Globo Esporte

A obesidade é considerada uma doença grave, consequência do acúmulo excessivo de gordura no organismo. Essa condição pode acarretar problemas respiratórios, cardíacos, descontrole das taxas e índices do organismo e até mesmo diabetes.

Portanto, é muito importante manter uma alimentação saudável e, se for o caso da obesidade crônica, procurar ajuda de um médico para iniciar os possíveis tratamentos para manter o coração saudável.

Aprenda como: fortalecer o coração com exercícios e alimentação

6. Consuma aveia

A aveia é rica em antioxidantes, substância essa capaz de evitar doenças cardiovasculares. A presença de fibras na sua composição reduz as taxas de colesterol e consequentemente o acúmulo de gorduro das artérias.

Portanto, se você deseja ter um coração saudável e evitar doenças como aterosclerose (artérias entupidas) e infarto agudo do miocárdio, deve incluir a aveia na sua alimentação saudável.

7. Use azeite (com moderação)

O azeite é rico em vitamina E e antioxidantes, o que permite a manutenção de um coração saudável. O consumo regular ajuda a evitar doenças cardiovasculares e, também, previne o envelhecimento.

Mas lembre-se, ao ser esquentado (colocado na panela para fritar um bide ou reforgar o arroz, por exemplo), perde algumas de suas propriedades. Mas ainda assim, o azeite extra-virgem, é melhor do que todos os outros óleos.

8. Aprenda a controlar o seu corpo

O estresse e a ansiedade liberam o hormônio cortisol no organismo, responsável pelo aumento da pressão arterial, perda de mássa óssea e muscular e até mesmo aumento de peso. Apesar de ser um hormônio natural, produzido pelo organismo, não permite que você mantenha o coração saudável.

Você pode aprender a controlar a ansiedade e relaxar por meio da alimentação ou até mesmo de atividades como a meditação que ajuda a melhorar a saúde do corpo.

9. Prefira o consumo de carnes brancas

coração saudável
Crédito: Fit Break

Ao invés de optar sempre pelas carnes vermelhas, varie o cardápio com outros tipos de carne (brancas), tais como peixe e frango. Esse tipo de carne está associado a doenças cardiovasculares, por serem fontes de gorduras saturadas, em razãpo do tipo do animal.

10. Consuma o feijão preto

Você conhece os benefícios do feijão preto para a saúde? Esse alimento tão comum na mesa dos brasileiros é excelente para o coração! O feijão preto é rico em fibra solúvel, ajuda a reduzir as taxas de “colesterol ruim” e possui Ômega-3, sendo um excelente aliado para o coração.

11. Aproveite melhor os alimentos

Mude alguns hábitos na cozinha ao prepara a sua comida. Por exemplo, ao invés de fritar as carnes em óleo, opte por grelhar ou assar no forno. Aproveite melhor os nutrientes dos legumes e vegetais, aprendendo as melhores formas de cozinhá-los. Pequenas mudanças podem fazer toda a diferença na hora de manter o coração saudável.

12. Alimente-se bem

Existem alguns alimentos que são bons para o coração e que você deve considerar incluí-los na sua rotina alimentar. E não pense que são apenas comidas sem graça!

Você pode incluir, por exemplo, o chocolate, que na sua versão amarga é rico em fgavanoides, substâncias cardioprotetoras. Ou então o vinho tinto (com moderação), que possui polifenóis, que são antioxidantes e anti-inflamatórias.

13. Tome sol

coração saudável
Crédito: Detox Center

O sol é essencial para a devida absorção de vitamina D pelo organismo. Ela é capaz de fortalecer a imunidade, prevenir doenças cardíacas e equilibrar os níveis hormonais do organismo. Em conjunto, uma excelente vitamina para manter o coração saudável.

Prefira o sol da manhã e evite os horário de maior emissão de raios ultravioletas (aumentam o risco de câncer de pele), entre as 10h e 16h. E, mesmo que seja antes das 10h, use protetor solar.

14. Durma bem

De acordo com o estudo realizado pela Universidade em Massachussetts e publicado no Journal of American College of Cardiology, possuem mais chances de desenvolver aterosclerose.

Essa doença é causada pelo acúmulo de gordura nas arterias, restringindo o fluxo sanguíneo bombeado pelo coração. Como consequência, aumentam as chances de acidentes vasculares.

15. Cuide da saúde bucal

A princípio você não deve ter associado a relação entre a saúde bucal e doenças cardíacas. Mas ela existe e é preciso tomar cuidado! Pequenos machucados ou processos inflamatório (gengivite) podem fazer com que bactérias entrem na corrente sanguínea e se alogem no coração.

Por isso, se você deseja manter o coração saudável, também precisa cuidar da higiene da sua boca. Consulte o dentista regularmente, para garantir que está tudo bem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

fazer marshmallow

Como fazer marshmallow: 4 receitas

borra de café em casa

Borra de café: conheça os 14 usos desse ingrediente em casa