em

AmeiAmei Meu Deus!Meu Deus!

4 Benefícios do feijão preto para a saúde

Tradicional na mesa do brasileiro, o feijão preto tem muito o que oferecer para a melhora da sua saúde!
benefícios do feijão preto
Crédito: Freepik

Tão comum na dieta dos brasileiros, você não consegue imaginar todos os benefícios do feijão preto. Confira todos eles e entenda como um alimento tão comum pode ser tão poderoso para o organismo.

Benefícios do feijão preto

Você deve estar com bastante curiosidade para saber como esse legume pode trazer várias vantagens para o corpo humano. Descubra abaixo 4 benefícios do feijão preto para a saúde.

1. Ajuda a prevenir o câncer

Um dos benefícios do feijão preto é ser uma poderosa ferramenta contra o câncer. Isso porque existem 8 tipos de flavonoides diferentes no revestimento da semente, sendo três deles são antocianinas.

As antocianinas são pigmentos que possuem um efeito muito benéfico para o corpo, como a inibição do crescimento de vasos sanguíneos para os tumores cancerosos, o que faz com que o crescimento das células cancerosas fique mais lento, havendo um aumento das chances de morte celular.

Lembre-se de nunca abandonar um tratamento médico sem autorização de um especialista. O feijão atua como um complemento ao tratamento medicamentoso.

2. Combate a disfunção erétil

O feijão preto é extremamente rico em molibdênio, um mineral raro, não encontrado frequentemente nos alimentos do cotidiano.

É por conta da presença desse mineral que esse alimento combate a disfunção erétil, pois ele aumenta a energia e o interesse na atividade sexual em homens com idades mais avançadas.

3. Protege o coração

O feijão também possui altas concentrações de fibra solúvel; ela retém água e se transforma em uma espécie de gel durante a digestão, o que faz com que o colesterol ruim seja reduzido.

Com o colesterol ruim mais baixo, as paredes das artérias ficam mais protegidas de possíveis espessamento, o que pode causar ataques cardíacos e derrames.

Além disso, o feijão preto também possui quantidade suficiente de ômega 3, um ácido graxo que possui efeito anti-hipertensivo, ou seja, pode ser capaz de melhorar o fluxo sanguíneo.

4. Auxilia o trato digestivo

O feijão preto é um excelente regulador do ritmo digestivo, pois ele possui níveis elevados de proteína e fibra mesmo em uma pequena porção. Esses componentes são responsáveis por ajudar a transportar alimentos através do trato digestivo.

Outro dos benefícios do feijão preto é que, pode ser digerido bem lentamente, deixa uma sensação de saciedade mais prolongada.

Benefícios do feijão preto na gravidez

benefícios do feijão preto na gravidez
Crédito: Freepik

Esses grãos são riquíssimos em folato, componente que possui um papel muito importante na proteção dos bebês que ainda estão na barriga. Os níveis de folato no corpo de uma mulher são essenciais para o desenvolvimento saudável do feto, particularmente no cérebro e medula espinhal.

O consumo de feijão preto também pode auxiliar na prevenção de doenças ligadas ao sistema neurológico do feto, protegendo-o de alterações que poderiam ocorrer durante a gestação.

Por isso, é altamente recomendável que gestantes consumam feijão preto regularmente na dieta.

Propriedades nutricionais

O feijão preto possui diversas propriedades nutricionais que favorecem o bom desenvolvimento do corpo e bem-estar. Confira essas propriedades para cada 100 gramas:

  • Valor energético: 339 kcal;
  • Carboidratos: 63 g;
  • Sódio: 9 mg;
  • Proteínas: 21 g;
  • Gorduras totais: 0,9g;
  • Colesterol: 0g;
  • Cálcio: 160 mg;
  • Magnésio: 160 mg;
  • Ferro: 8,7 mg;
  • Potássio: 1.500 mg.

Contraindicações e cuidados

Como todo excesso, o consumo de feijão preto em exagero pode gerar efeitos colaterais que prejudicam a saúde.

Comer muito dessa leguminosa sobe os níveis de ácido fítico, que contribui para deficiências de nutrientes. Esse elemento se liga com cálcio, zinco e outros minerais importantes e não permite que eles sejam absorvidos pelo organismo.

Quer uma receita básica de feijão preto sem panela de pressão? Aprenda no vídeo:

Redigido por Angela Oliveira

Mãe de três, esposa em treinamento há mais de duas décadas, nerd assumida e karateca por paixão. Ama escrever e procura sempre as melhores informações para compartilhar e deixar seu dia a dia mais leve, simples e gostoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Loading…

0
Comentários
alimentos que não devem ser requentados
8 Alimentos que não devem ser requentados
receitas com ovo
30 Receitas com ovo para variar o cardápio do mês inteiro