alimentos que diminuem a ansiedade
Designed by Freepik
em

8 Alimentos que diminuem a ansiedade e lhe fazem relaxar

A alimentação é muito importante para controlar os níveis de ansiedade. Veja quais alimentos escolher.

A ansiedade possui diferentes níveis, sendo que, de forma leve, é um sentimento comum e acontece com todo mundo. Quando torna-se frequente na rotina e vem acompanhada de distúrbios de comportamento, então necessita de uma avaliação médica. Sabendo dessas diferenças, para qualquer tipo desse problema existem alimentos que diminuem a ansiedade.

Quais os alimentos que diminuem a ansiedade?

As pessoas que não têm um problema de ansiedade diagnosticado por um médico sentem mesmo assim a presença dela ao longo do dia. Com o estresse e com a pressão no trabalho e na vida pessoal, isso infelizmente é muito comum.

Determinados alimentos ajudam a reduzir o nível de ansiedade devido às suas propriedades, como aminoácidos e vitaminas que atuam na liberação da serotonina, que ajuda a relaxar.

A lista de alimentos que diminuem a ansiedade é grande, e você vai saber como eles atuam. Mas não significa que possa comer todos eles indiscriminadamente. Mesmo que eles tenham efeito sobre um momento de grande ansiedade, também possuem outras propriedades que não são recomendadas para todo mundo.

Depois de saber quais são esses alimentos, tome o cuidado de escolher aqueles que você pode comer. O ideal é que consulte um nutricionista para lhe recomendar a variedade e quantidade correta de cada alimento. Assim, irá garantir que realmente tenha um efeito positivo, tanto na redução da ansiedade quanto na sua saúde de modo geral.

1. Espinafres

Os espinafres estão na lista de alimentos que diminuem a ansiedade porque são rica fonte de ácido fólico, uma vitamina que age como antidepressivo natural. Quando essa vitamina está em maior quantidade no organismo, estimula a liberação da serotonina, o neurotransmissor que provoca o relaxamento e o bem-estar.

2. Chocolate

O chocolate possui antioxidantes que estimulam a liberação da serotonina. Como mencionado acima, esse neurotransmissor é o responsável por desencadear a sensação de bem-estar e de relaxamento no corpo e na mente. Assim, ajuda a reduzir a ansiedade. Porém, deve-se comer apenas 30 gramas ao dia e, de preferência, da versão com mais cacau possível.

3. Banana

Devido à elevada carga de triptofano, um aminoácido importante para o corpo, a banana também ajuda a aumentar a produção de serotonina. Consequentemente, alivia os sintomas da depressão, do estresse e da ansiedade.

4. Carnes vermelhas e brancas

As carnes de todos os tipos possuem uma grande concentração de triptofano, o mesmo aminoácido da banana. Junto com a vitamina B3 e com o mineral magnésio, eles produzem mais serotonina e aliviam os sintomas da ansiedade. Além disso, a taurina, também presente nesses alimentos, aumenta a atuação de um neurotransmissor que controla a ansiedade.

5. Ovos e laticínios

Outras ricas fontes de triptofano são ovos, leite, iogurte, queijo e outros derivados do leite. Mas atenção para os tipos que escolher, pois as versões mais gordurosas também podem gerar outros efeitos que vão desencadear justamente o contrário. Quando o corpo está se alimentando com excesso de gordura, pode haver inchaço e incômodo, o que vai aumentar a ansiedade.

6. Carboidratos de boa qualidade

Os carboidratos são a fonte mais rápida de produção de glicose no sangue. Para quem não é diabético nem pré-diabético, o consumo deles não é um problema. Quando a glicose é elevada no sangue, o corpo fica mais disposto a gastar a energia gerada por ela, aumentando a sensação de bem-estar.

Mas lembre-se que ao consumir os carboidratos, a energia precisa ser gasta, então a melhor forma é ir praticar uma atividade física logo depois. É importante também escolher carboidratos saudáveis, como aveia, batata-doce, feijão, massas integrais e frutas in natura.

7. Frutas cítricas

A vitamina C, presente em grande quantidade das frutas cítricas, ajuda a reduzir a liberação do hormônio cortisol. É ele que avisa o corpo sobre a presença de uma situação de estresse e de ansiedade. Logo, se o seu nível baixar, a sensação angustiante também alivia.

8. Gorduras saudáveis

Abacate, coco, peixes gordos, amêndoas, nozes, azeitonas, todos são fonte de gorduras saudáveis, que são as insaturadas. Essas gorduras são fundamentais para o bom funcionamento do organismo. Também há o fornecimento de vitamina B, que é muito importante para os nervos. Na falta dessa vitamina pode-se aumentar o sentimento de ansiedade.

Outras dicas para combater ansiedade

Além de consumir uma quantidade equilibrada de alimentos que diminuem a ansiedade, existem outros hábitos que você pode começar a praticar diariamente para se sentir melhor:

  • Organize seus compromissos em uma agenda;
  • Pratique atividade física todos os dias;
  • Tome chás calmantes;
  • Expresse seus sentimentos com pessoas de confiança;
  • Não abra mão de dormir o suficiente.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Veja no vídeo abaixo como meditar pode lhe ajudar a controlar sua ansiedade:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Loading…

0

Comentários

o que é um eczema e como tratar

O que saber sobre eczema: uma doença de pele muito comum

caldo de carne

Receita de caldo de carne caseiro saudável para temperar seus pratos